Em 2018, a revista Communicare receberá artigos e resenhas inéditos para a edição referente ao 1º semestre, que incluirá o dossiê “Legado Comunicacional dos Megaeventos Esportivos”.

Os textos enviados à revista para publicação devem estar alinhados à área de concentração Comunicação na Contemporaneidade, cujas linhas de pesquisa são:

• Linha de Pesquisa 1 – Processos midiáticos: tecnologia, cidadania e mercado

Nesta linha, a atividade comunicativa emerge dos múltiplos entrecruzamentos entre as práticas e experiências dos sujeitos, sociedades e culturas, a evolução de técnicas e dispositivos e a potencialidade presente nas novas formas de cognição e de reflexão por eles proporcionadas.

• Linha de Pesquisa 2 – Produtos midiáticos: jornalismo, imagem e entretenimento

Nesta linha, o estudo da produção simbólica midiática envolve a discussão das interfaces com o entretenimento pelo viés das narrativas da contemporaneidade. Os discursos e as produções culturais que exploram o imaginário são objetos de reflexão das pesquisas desta linha, abordando temas que entrelaçam jornalismo e imaginário, realidade e ficção, espetáculo e recepção crítica da informação.

A revista Communicare é uma publicação do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero que tem como objetivos promover a reflexão acadêmica, difundir a pesquisa e ampliar o intercâmbio científico entre pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa no campo da Comunicação.

A Communicare destina-se à divulgação de trabalhos inéditos de pesquisadores e docentes de instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras, na qualidade de autores e coautores, com a titulação mínima de mestre, exceto artigos escritos em coautoria com um doutor. As colaborações poderão ser apresentadas em forma de artigos, resenhas, levantamentos bibliográficos ou informações gerais, e estarão condicionadas à aprovação prévia do Conselho Editorial para verificação de sua aderência à área de concentração, às linhas de pesquisa, à natureza de sua autoria e adequação às normas para publicação. Os artigos passarão em seguida pela avaliação de dois pareceristas, doutores, externos ao CIP. Havendo necessidade, um terceiro parecerista externo será acionado. No caso de aprovação com ressalvas, o texto será encaminhado ao autor para as devidas correções.

Datas de submissão de artigos para as edições de 2018

Edição 18.1 – Dossiê Legado Comunicacional dos Megaeventos Esportivos
Período de submissão: até 20 de abril de 2018.
A revista Comunicare faz nova chamada de trabalhos (Call for papers) para um dossiê temático a ser publicado em maio de 2018, tendo como editor o Prof. Dr. Eric de Carvalho e como editores convidados o Prof. Dr. Ary Rocco (Universidade de São Paulo e Centro Universitário Fecap) e Prof. Dr. Anderson Gurgel Campos (da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Centro Universitário Belas Artes).

Este dossiê tem como objetivo publicar artigos, resenhas e entrevistas envolvendo a temática central o “Legado Comunicacional dos Megaeventos Esportivos”. Após uma década iniciada com os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 – passando pelos Jogos Mundiais Militares Rio 2010, pela Copa das Confederações 2013, pela Copa do Mundo da Fifa de 2014 e Jogos Mundiais Indígenas Palmas 2015 – e encerrada com o término dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um amplo escopo de estudos foram e continuarão sendo desenvolvidos no que concerne aos impactos e contribuições desse ciclo de atividades ligadas ao mundo esportivo para a área de comunicação e áreas interconectadas. Devido a esse cenário, acreditamos que este dossiê pode contribuir para esses estudos oferecendo um espaço para a reflexão e apresentação de resultados sobre o influência desses megaeventos no que se refere ao contexto da comunicação social.

EMENTA: Megaeventos Esportivos: conceituações e adaptações ao contexto brasileiro. A evolução dos megaeventos esportivos no Mundo e sua influência sobre a comunicação social. A natureza comunicacional dos megaeventos esportivos: entre o jogo esportivo e o espetáculo de consumo. Constituição de ambientes comunicacionais e produção de sentidos e realidades. Práticas jornalísticas e os desafios para o jornalismo esportivo. A publicidade no contexto dos megaeventos esportivos. Megaeventos esportivos e o papel das relações públicas. Megaeventos esportivos: território do audiovisual? As redes sociais e novas interações comunicacionais. Abordagens interdisciplinares envolvendo comunicação de massa e megaeventos esportivos.
Lembramos, ainda, que a revista Comunicare aceita contribuições de pesquisadores doutores e de doutorandos e mestrandos em coautoria com doutores.

A Comunicare aceitará submissão de trabalhos para o dossiê temático e outras seções até dia 20 de abril de 2018.

Data de publicação: maio de 2018.

Edição 18.2 – Terá tema livre e receberá artigos até 31 de agosto para publicação em novembro

Consulte as regras para submissões de trabalho.

Mais informações: [email protected].