Revista Líbero – Chamada de trabalhos

Por: Faculdade Cásper Líbero

Consulte as datas para envio

A revista Líbero, Qualis B1, do Mestrado em Comunicação da Cásper Líbero, está com chamada de trabalhos aberta para sua edição de número 41, 2º semestre de 2018:

“O que as imagens querem?” Recortes sobre a fotografia documental

O que percebemos através dos nossos sentidos é toda a realidade que existe? Há coisas que dão origem às nossas percepções? Ou essas “coisas em si’ são apenas traços de algo maior? O que as imagens técnicas, em especial a fotografia documental, têm a ver com isso? Estas questões orientam o dossiê temático da Revista Líbero para o segundo semestre de 2018. A proposta, aqui, é reunir artigos, ensaios fotográficos, infográficos e vídeos capazes de nos ajudar a pensar a respeito da fotografia documental contemporânea – algo premente no momento – pois sua exposição parece ter um caráter decididamente ritualístico. Começa em revistas e livros impactantes, plataformas digitais, ocasionalmente em jornais e se torna mais valorizada à medida que avança para galerias de arte e museus. Como podemos compreender este fenômeno, na perspectiva da Comunicação? O que é documentado? A quem se dirige? Seria possível perceber essa fotografia documental contemporânea como uma ferramenta para criar novas formas de sensibilidade e conhecimento, reorganizando nossa conexão com o mundo?

Editor convidado e responsável pelo dossiê: Prof. Dr. Silas de Paula, Universidade Federal do Cear (UFC).


São aceitos artigos escritos por doutores. Artigos de mestres e doutorandos são aceitos apenas em coautoria com doutores. As resenhas podem ser enviadas por mestrandos, mestres, doutorandos e doutores.

A extensão dos textos para artigos deve ser de 20.000 a 35.000 caracteres com espaços e, para resenhas, de até 6.500 caracteres, também com espaços. O prazo máximo para submeter originais ao dossiê é 15 de outubro de 2018.

Confira as normas para colaboradores

Os artigos e resenhas devem ser enviados por e-mail para: seer.casperlibero.edu.br

Lembramos que continuamos, em fluxo contínuo, recebendo materiais (textos, fotografias, gráficos e videos) de temática livre.