Perguntas Frequentes Vestibular

A Cásper Líbero é uma faculdade de comunicação e possui 4 cursos de graduação:
– Publicidade e Propaganda
– Jornalismo
– Relações Públicas
– Rádio, TV e Internet
Cada curso tem duração de 4 anos.
Período diurno: das 08h às 11h30
Período noturno: das 19h às 22h30

No ano de 2017, o valor mensal para os cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas é de R$ 2.113,19.

No ano de 2017, o valor mensal para o curso de graduação em Rádio, TV e Internet é de R$ 2.726,23.

Por se tratar de uma faculdade anual, os ajustes de mensalidade ocorrem apenas uma vez ao ano.

A faculdade não trabalha atualmente com Enem ou ProUni, porém possuímos 3 tipos de bolsas. São elas:

Avaliação socioeconômica
O aluno do primeiro ano participa de uma avaliação socioeconômica, de acordo com o edital divulgado no primeiro semestre, a fim de pleitear uma bolsa de 25% para o segundo semestre. No final do ano, um novo edital é divulgado para que todos os alunos possam concorrer à bolsas entre 25% e 70% durante o ano seguinte. Essa forma de bolsa deve ser atualizada anualmente.

Estágio e Monitoria
O aluno também pode trabalhar em um dos departamentos da Fundação Cásper Líbero (TV, Rádio, Site e Faculdade). Neste caso, o estudante pode receber 100% de bolsa. O estudante poderá participar dos processos seletivos através de currículo e participação em entrevistas.

Iniciação científica
O aluno pode desenvolver um projeto de pesquisa. No ano vigente a este trabalho, o aluno ganha 25% de bolsa. Este processo tem início no segundo semestre de cada ano, quando o pré-projeto passa por uma banca, se este for aprovado o aluno começa a pesquisa no ano seguinte sob a orientação de um professor.

Quanto a essa bolsa, o interessado precisa estar cursando a faculdade (independente do curso) e aguardar uma oportunidade de estágio interno que costuma ser divulgada via e-mail ou mural dentro da própria faculdade. É possível pleitear a vaga desde o primeiro ano, mas, comumente, são selecionados candidatos do segundo ano em diante.

Na descrição da vaga haverá as características necessárias para aquela função.

Dependendo do tipo de atuação será pontuado na descrição da vaga: a formação requerida para aquela função, que ano o aluno precisa estar cursando, inglês, conhecimento em determinado software, pacote office, etc.

O aluno enviará o seu currículo e, se for selecionado, será chamado para o processo seletivo.

Em suma, trata-se de um processo seletivo normal (como seria feito para uma vaga externa): avaliação de currículo, entrevista, etc. A diferença é que a remuneração, neste caso, será a bolsa acadêmica.

O aluno poderá concorrer aos processos seletivos de vagas externas desde o primeiro mês do curso, desde que possua em seu currículo os pré-requisitos pontuados para a vaga.

Muitos alunos aproveitam para realizar cursos extracurriculares e outras atividades que possam complementar o currículo, como participar dos órgãos laboratoriais da faculdade (revistas – Esquinas e Cásper, programa de TV – Edição Extra e rádio universitária – GazetaAM), enquanto não ingressam em um estágio.

Sim. Os alunos podem atuar em diversos departamentos como o Núcleo Editorial, na produção de três revistas da faculdade: Esquinas, Cásper e Imprensa, Edição Extra (um programa de televisão que é transmitido na TV Gazeta), além de vários programas na rádio universitária: Gazeta AM.

O Cine Cásper é um espaço aberto para o debate e a interpretação da temática das obras propostas. No evento, cada filme é exibido e, em seguida, professores da faculdade ministram palestras e trazem à plateia a possibilidade de problematizar sobre os temas envolvidos nas obras.

Durante o Literatura Cásper, professores da faculdade convidam os vestibulandos a discutirem o enredo das obras obrigatórias a partir de abordagens diferenciadas, uma oportunidade para que tirem dúvidas sobre os livros exigidos no vestibular.

Leia atentamente o Manual do Vestibular da Faculdade Cásper Líbero 2018 (que será publicado em agosto, no site da Cásper). Nele você encontrará informações sobre a prova, sobre o processo de inscrição e matrícula. Em complemento, no site, o aluno tem a possibilidade de baixar um modelo de prova aplicado em anos anteriores a fim de praticar (o gabarito também consta no mesmo local).

A inscrição para o vestibular 2018 , que é feita no próprio site da Faculdade, será iniciada no mês de agosto e a data e local de prova ainda serão avaliados.

Sim! Você poderá entrar em contato por telefone (11) 3170-5872 ou por e-mail ([email protected]) para agendarmos a sua visita monitorada pelas dependências da faculdade.

Em dezembro é publicado um edital no site da faculdade apresentando as condições para transferências. Uma condição para efetivação da transferência é que o candidato não supere, comparando o seu histórico escolar de origem e o currículo desta Faculdade, o limite máximo de 5 (cinco) adaptações a cumprir para o 2º ano, e de no máximo, 10 (dez) para o 3º ano. Outra condição é que tenha vaga sendo oferecida para o curso desejado.

Uma alternativa é prestar o vestibular e, se for aprovado, pode pedir equivalência de disciplina.

É importante ressaltar que os cursos da Cásper são anuais, por isso, os processos de ingressos acontecem para entrada no início do ano.

No momento da matrícula você deverá trazer os docs. referentes aos anos já cursados em outra instituição para que o histórico e a ementa de disciplinas possam ser avaliados e comparados (após essa avaliação será pontuada a possibilidade do abatimento de algumas matérias já cursadas).

Ficou com alguma dúvida sobre o vestibular que não consta nessa lista? Entre em contato conosco por e-mail: [email protected] ou telefone: (+55 11) 3170-5872.

Boa sorte!