Centro Interdisciplinar de Pesquisa

O Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), criado no ano 2000, tem como objetivo estimular e fomentar a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero.

Nestes 15 anos, o CIP já apoiou, por meio de seu programa de concessão de bolsas, mais de 200 projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

A Faculdade Cásper Líbero reconhece que ensino de excelência, pesquisa científica e extensão são indissociáveis. É por meio da pesquisa científica que o aluno desenvolve plenamente suas competências e habilidades e amplia sua vivência acadêmica, sua visão de mundo e contribui para integrar o conhecimento teórico à prática.

A excelência acadêmica também é vislumbrada pelos professores da Cásper Líbero. A qualificação e a formação contínua do corpo docente, bem como o seu envolvimento com a produção científica e o intercâmbio com as comunidades acadêmicas, permitem aos professores responder às demandas e aos desafios trazidos pelos avanços tecnológicos e, sobretudo pelas constantes transformações sociais.

A legitimação do CIP pode ser vista pela produção acadêmica e pela participação de seus pesquisadores em grupos de pesquisa, registrados no CNPq, e nos fóruns e congressos de notório destaque na área de Comunicação, tanto nacionais quanto internacionais.

Atento à importância de aproximar a produção científica da graduação do stricto sensu, o CIP adota a área de concentração do Mestrado, Comunicação na Contemporaneidade, e suas respectivas linhas de pesquisa:

Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado
Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento

Além de apoiar e fomentar a pesquisa no campo da Comunicação, o CIP dispõe de uma importante ferramenta de divulgação, a revista Communicare, classificada como B2 pelo Qualis Periódicos da CAPES.

Com periodicidade semestral, a Communicare publica artigos inéditos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Confira abaixo um vídeo que conta um pouco desses 15 anos de história do CIP.