Carolina Terra
Doutora, mestre e especialista pela ECA-USP. Formada em Comunicação pela UNESP.
Tem pós-doutorado; é doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; pesquisadora sênior integrante do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP; formada em Comunicação Social/RP, pela UNESP. Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é professora na graduação e na pós-graduação stricto sensu da Faculdade Cásper Líbero e de pós-graduações na ECA-USP. Profissional finalista do Prêmio Profissional de RP do Conrerp 2ª região. Autora dos livros: Blogs Corporativos, Mídias sociais e agora e Marcas Influenciadoras Digitais. É também editora do Blog RPalavreando.
Cláudio Novaes Pinto Coelho
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP (1991). Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, USP.
É mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP. Lidera o Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, do CNPq, e é responsável pelos Projetos de Pesquisa Mídia, Poder e Ideologia na Sociedade do Espetáculo e Produtos Midiáticos, Práticas Culturais e Sociedade do Espetáculo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Teoria Crítica da Comunicação e Teoria Sociológica Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação jornalística, indústria cultural, comunicação publicitária, cultura de consumo, comunicação política e sociedade do espetáculo. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Teoria Crítica e Sociedade do Espetáculo; Comunicação e Sociedade do Espetáculo e Cultura, Comunicação e Espetáculo, organizadas com Valdir José de Castro; Mídia e Política: estudos sobre a democracia e os meios de comunicação, organizada com Vera Chaia e Rodrigo de Carvalho; Política, Mídia e Espetáculo, organizada com Simonetta Persichetti e Produtos Midiáticos, Práticas Culturais e Resistências, organizada com Rosana de Lima Soares.
Liráucio Girardi Júnior
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Ciência Política pela Universidade de Campinas (1995). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (1991).
No Doutorado, seus estudos em Sociologia da Cultura e da Comunicação foram reunidos no livro “Pierre Bourdieu: questões de sociologia e comunicação”, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. (2007). Em seus artigos, tem trabalhado com os seguintes eixos temáticos: 1) o lugar da informação no pensamento comunicacional contemporâneo; 2) as relações entre a Economia das Trocas Simbólicas de Bourdieu e os Estudos Culturais; 3) meios e mediações no pensamento comunicacional contemporâneo ; 4) o lugar das plataformas, dos algoritmos e dos objetos “inteligentes” na (re)configuração de novas ambiências de fruição cultural. Na graduação, leciona as disciplinas “Sociologia” e “Sociologia da Comunicação” na Faculdade Cásper Líbero (desde 1993) e na Escola da Indústria Criativa – USCS (desde 1997). Lecionou, ainda, “Teorias da Comunicação” e “Comunicação, Cultura e Sociedade” no curso de Midialogia, IA/Unicamp (2015-2016). Na pós-graduação lato sensu, leciona a disciplina “Identidades Culturais nas Representações Midiáticas”.
Luís Mauro Sá Martino
Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2004). Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
É mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP. Lidera o Grupo de Pesquisa Mídia, Instituições e Poder Simbólico, do CNPq (2012), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Teorias da Comunicação: Processos, Instituições e Epistemologia, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, mídia e religião, processo de produção de notícias, entretenimento e política. É também professor da graduação (Comunicação Comparada) e da pós-graduação lato sensu (Comunicação em Rede, Esfera Pública e Cibercultura) da Faculdade Cásper Líbero. É autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Teoria da comunicação (Petrópolis: Vozes, 2009), Comunicação e identidade (São Paulo: Paulus, 2010) e The mediatization of religion (Londres: Ashgate, 2013).
Marli dos Santos
Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998).
Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás, UFG, com a supervisão da profa. Dra. Ana Carolina Rocha Pessoa Temer. Líder do Grupo de Pesquisa EMANCIPA-JOR – Jornalismo contemporâneo: práticas para emancipação social na cultura tecnológica, ligado à Rede Nacional de Combate à Desinformação – RNCD. Coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC – Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação e Coordenadora do GP Gêneros Jornalísticos, da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Teve o projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo, de 2017-2019. É uma das organizadoras da coletânea “Mulheres no jornalismo: práticas e emancipação social”. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo assumido a coordenação de 2011-2013. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Michelle Prazeres
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2013). Formada em Jornalismo pela Universidade da Cidade (RJ, 1999).
É Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Coordena o grupo de pesquisa “Comunicação e aceleração social do tempo” do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
Tem experiência em processos e produtos de comunicação em interface com tecnologias, educação, pesquisa, inovação e gestão de organizações da sociedade civil. É idealizadora do Desacelera SP.
É professora da graduação (Jornalismo em Ambientes Digitais) e da pós-graduação lato sensu (Produção de Conteúdo para Mídias Digitais) e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP sobre as relações entre a comunicação e a cultura slow. É sócia da Ação Educativa e vice-presidente do Cidade Escola Aprendiz. É autora e coautora de publicações como: Sociologia da socialização: novos aportes teóricos (FEUSP, 2018); Um mundo de mídia: diálogos sobre comunicação e participação (Editora Global, 2009), Contribuições para a construção de indicadores do Direito à Comunicação (Intervozes, 2010); Inovação tecnoeducativa: Um olhar para projetos brasileiros (OEI, 2011).
Simonetta Persichetti
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2001). Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
É mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, do CNPq (2006), e é responsável pelo Projeto de Pesquisa Fotografia, Jornalismo e Identidade, ambos do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotojornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo, fotojornalismo, imagem e tecnologia da imagem. É também professora da graduação (Fotojornalismo) e da pós-graduação lato sensu (A Imagem Fotográfica no Jornalismo) da Faculdade Cásper Líbero. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos na área. Entre as principais obras encontram-se Encontros com a fotografia (Fortaleza/São Paulo: Tempo d’Imagem, 2009), Imagens da fotografia brasileira (Vols. 1 e 2. São Paulo: Estação Liberdade/Senac, 1997/2000) e Mídia e comunicação contemporânea: relatos de pesquisas (São Paulo: Plêiade, 2012), organizada com Edilson Cazeloto e Luís Mauro Sá Martino.