INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

A matéria era Jornalismo em Dispositivos Móveis e Redes Sociais do curso de pós-graduação de Jornalismo em Plataformas Digitais. A professora Mirian Meliani Nunes nos propôs um trabalho prático que resultou numa produção de conteúdo que já se estende por trinta semanas. O que era para ser apenas a entrega de um trabalho, se tornou algo motivador, pois foi possível unir algumas paixões. Eu, como aluna da pós, ao lado do meu colega Guilherme Assumpção, desenvolvemos o Cinema de Quarta, um bate-papo sobre obras audiovisuais, que une o jornalismo e a criação de conteúdo.

Cinema de quarta: um projeto de Francis Helena Cozta e Guilherme Assunção que nasceu em sala de aula. Fonte: Reprodução Instagram

Cinema de quarta: um projeto de Francis Helena Cozta e Guilherme Assunção que nasceu em sala de aula. Fonte: Reprodução Instagram

 

Quarta-feira é o dia de desconto nos cinemas, então por que não celebramos, toda semana, esse dia através da entrega de um conteúdo que não seja apenas uma agenda cultural, mas sim, pequenas análises do universo cinematográfico?

Na nossa primeira quarta-feira conversamos com a cineasta brasileira KK Araújo, responsável por obras premiadas como “Jadzia” (que tem como protagonista a atriz Laura Cardoso) e Caso Leonardo. Ela está desenvolvendo o longa-metragem “Minha Mãe Sandra”, e nos contou a importância de uma consultoria especializada na hora de realizar o filme que aborta o tema da saúde mental.

“Foi essencial ter a assessoria de especialistas em saúde mental para abordar o tema de uma forma mais segura e aprofundada. Através de conversas que tive com psicólogos, mudei o roteiro do filme que já estava na fase de gravação”, nos conta KK.

A partir daí, buscamos referências de obras nacionais que abordam o mesmo tema e relembramos a excelência de filmes como “Bicho de Sete Cabeças” e “Nise”, e a série “Sessão de Terapia”.

O Cinema de Quarta se tornou “um quadro” fixo no meu Instagram, onde contei como eu descobri o cinema, falamos sobre obras com temas bem específicos, relembramos frases marcantes de filmes icônicos, acompanhamos a cobertura do Oscar, analisamos quando uma nova obra valoriza uma obra antiga, falamos de animações, cinema nacional e muito mais.

Unir jornalismo com a criação de conteúdo semanalmente foi um dos fatores que me rendeu uma entrevista numa agência, onde atualmente faço alguns trabalhos.

Acompanhem o Cinema de Quarta através das redes sociais:

Instagram: instagram.com/cinemadequarta

Youtube: youtube.com/playlistcinemadequarta