Seu Caminho para o Topo da Comunicação!
saiba maisO melhor investimento profissional para quem quer a Comunicação como projeto de Vida. Vem ser Cásper!
Casperianos ingressam em estágios qualificados nas principais empresas de comunicação do país desde o início da graduação e assumem cargos de destaque e liderança em suas profissões nos primeiros anos de carreira.
saiba maisConfira as principais modalidades de ingresso no Processo Seletivo da Cásper.
Notas obtidas, a partir de 2020, no ENEM.
Você pode utilizar a Média Global do Ensino Médio para ingresso.
Diplomas de ensino superior, em áreas afins ou diversas à da Comunicação.
Classificados nos Vestibulares da Cásper 2023 (Vestibular de verão e inverno, 2022 ou 2021.)
A partir de uma análise curricular feita pela coordenação do curso.
Inscrições encerradas, acompanhe a sua inscrição.
Acompanhe aqui o status da sua inscrição.
A Cásper Líbero é uma Faculdade focada em Comunicação que oferece processo seletivo para os seguintes cursos:
Os cursos da Cásper receberam 4 estrelas no Guia da Faculdade (Estadão)
A leitura prévia do edital completo é imprescindível, confira o arquivo abaixo. Acesse também as provas e os gabaritos dos anos anteriores e prepare-se para o próximo vestibular.
EDITAL DO VESTIBULAR MANUAL DO CANDIDATO PROVAS ANTERIORESVida de vestibulando não é fácil! E para ajudar vocês que vivem nesta imensidão de dúvidas, a Faculdade Cásper Líbero resolveu explicar um pouco mais sobre essa tal Comunicação Social.
Na série de workshops “Será que é”, profissionais da área respondem as principais dúvidas dos vestibulandos sobre o mercado de trabalho dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.
Confira a matriz curricular dos cursos:
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Fundamentos do Jornalismo | 60 |
Linguagem e Produção Textual | 60 |
Jornalismo Multimídia | 60 |
História da Arte | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
Perspectiva Crítica das Narrativas Jornalísticas | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
Fotojornalismo | 60 |
Produção e Edição de Mídias Sonoras | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Teorias da Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Filosofia e Comunicação | 60 |
Relacionamento com a Mídia e Influenciadores Digitais | 60 |
Mundo, Democracia e Direitos Humanos | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Comunicação, Mídia e Sociedade Contemporânea | 60 |
Metodologia e Pesquisa em Comunicação | 60 |
Práticas Inovadoras no Jornalismo | 60 |
Gerenciamento de crise e reputação | 60 |
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Narrativas e storytelling | 60 |
Jornalismo e Mercado | 60 |
Produção e Edição de Mídias Audiovisuais | 60 |
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Mentoria Profissional I (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Escrita com impacto socioambiental | 60 |
Linguagem Visual e Design Editorial | 60 |
Gestão em Jornalismo e Comunicação Corporativa | 60 |
Jornalismo Especializado em Esportes | 60 |
Mentoria Profissional II (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Narrativas Criativas com Dados | 60 |
Jornalismo Especializado em Cultura e Entretenimento | 60 |
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) | 60 |
Eletiva 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Educação Midiática | 60 |
Jornalismo Especializado em Política, Economia e Sustentabilidade | 60 |
Jornalismo Internacional e Agência de Notícias | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) | 60 |
Eletiva 2 | 60 |
Em 2025, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.418,24 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ R$ 4.409,90. E para os cursos tecnólogos de Produção Audiovisual e Produção Publicitária a mensalidade é R$ 1.500,00 (vespertino) e R$ 1.700,00 (noturno)
Confira o edital de mensalidade
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
Estágio
Supervisionado
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
História da Arte | 60 |
Processos de Criação | 60 |
Princípios de Administração e Marketing | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Linguagem e Produção textual | 60 |
Design Gráfico | 60 |
Comportamento e Tendências de Consumo | 60 |
Teorias e Técnicas da Publicidade | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Lógica de Programação | 60 |
Pesquisa e Análise de Dados | 60 |
Planejamento Estratégico e Gestão de Marcas | 60 |
Criação Publicitária | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Filosofia e Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Laboratório de Pesquisa e Visualização de Dados | 60 |
Teorias da Comunicação | 60 |
Laboratório de Design e Identidade Visual | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Linguagem Fotográfica | 60 |
Planejamento de Campanha | 60 |
Mídia e Novas Tecnologias | 60 |
Comunicação Visual | 60 |
Mentoria Profissional I (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Planejamento e Gestão de Mídia | 60 |
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Redação Publicitária | 60 |
Direção de Arte | 60 |
Mentoria Profissional II (híbrida) | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Mensuração e Avaliação de Campanhas | 60 |
Live Marketing e Merchandising | 60 |
Linguagem Audiovisual | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) | 60 |
Eletiva 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Produção Publicitária | 60 |
Produção Audiovisual | 60 |
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) | 60 |
Eletiva 2 | 60 |
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
Agência Integrada
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
linguagem e Produção textual | 60 |
História da Arte | 60 |
Administração Aplicada | 60 |
Teoria e Técnica de Relações Públicas | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
Comunicação Organizacional e Governança | 60 |
Marketing e Comportamento do Consumidor | 60 |
Laboratório de Produção Gráfica e Imagens | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Metodologia e Pesquisa em Comunicação | 60 |
Teoria da Opinião Pública | 60 |
Planejamento em Comunicação Organizacional e Relações Públicas | 60 |
Gestão de Eventos | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Teoria da Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Filosofia e Comunicação | 60 |
Comunicação Pública, Governamental e Política | 60 |
Gestão da Comunicação Interna | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Assessoria de imprensa | 60 |
Marcas, Discurso e Semiótica | 60 |
Identidade, Imagem e Comunicação | 60 |
Marketing em Relações Públicas | 60 |
Mentoria Profissional I | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Pesquisa em Opinião Pública e Mercado | 60 |
Gestão de Riscos e Crises Organizacionais | 60 |
Relações Públicas Comunitárias | 60 |
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Mentoria Profissional II | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Data Science e Business Intelligence | 60 |
Redação Aplicada em Relações Públicas | 60 |
Práticas de Pesquisa Aplicada em Relações Públicas | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I | 60 |
Optativa 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Avaliação e Mensuração de Resultados | 60 |
Gestão Financeira e Orçamentária | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II | 60 |
Optativa 2 | 60 |
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Estágio
Supervisionado
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
Agência Integrada
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociologia da Comunicação | 60 |
Linguagem e Produção Textual | 60 |
Produção em Áudio | 60 |
Estéticas Sonoras e Musicais | 60 |
História do Rádio, da TV e da Internet | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Antropologia, Comunicação e Diversidade | 60 |
Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação | 60 |
História da Arte | 60 |
Produção em Audiovisual | 60 |
Linguagens e Estéticas do Audiovisual | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Filosofia e Comunicação | 60 |
História da Comunicação e Memória da Cásper | 60 |
Teorias da Comunicação | 60 |
Edição de Vídeo | 60 |
Roteiro para Narrativas Ficcionais | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Fundamentos da Análise Econômica | 60 |
Metodologia e Pesquisa em Comunicação | 60 |
Direção de Fotografia Audiovisual | 60 |
Captação e Tratamento Criativo do Som | 60 |
Locução, Apresentação e Direção de Atores | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Ética e Legislação na Comunicação | 60 |
Programação e Audiência | 60 |
Produção e Operação em Telejornalismo | 60 |
Direção de Arte em Audiovisual | 60 |
Mentoria Profissional I | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Pós-Produção em Áudio | 60 |
Design e Interfaces Gráficas | 60 |
Documentário e Formatos Não Ficcionais | 60 |
Direção em Rádio e Mídias Sonoras | 60 |
Mentoria Profissional II | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Elaboração de Projetos para Audiovisual | 60 |
Direção em TV e Mídias Audiovisuais | 60 |
Pós-Produção em Vídeo | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica I | 60 |
Optativa 1 | 60 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Laboratório de Inovação em Comunicação | 60 |
Redes Sociais, Plataformas On Line e Experiências Imersivas | 60 |
Produção Executiva | 60 |
Empreendedorismo e Gestão Estratégica II | 60 |
Optativa 2 | 60 |
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Carga Horária
Atividades
Complementares
Atividades
de Extensão
TCC
Total de Horas/Aula
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Ética, Métodos e Técnicas de Comunicação | 80 |
Edição e Tratamento de Imagem | 60 |
Fotografia | 60 |
Fundamentos e Técnicas da Publicidade | 60 |
Laboratório 1 – Carreira e Projeto de Vida | 106 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociedade, Cultura e Comunicação no Brasil | 80 |
Motion Graphics | 60 |
Produção Publicitária em Áudio | 60 |
Produção Publicitária em Audiovisual | 60 |
Laboratório 2 – Produção Sonora e Audiovisual | 106 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Gerenciamento de Comunidades Digitais | 60 |
Interfaces Digitais | 60 |
Publicidade em ambientes digitais | 60 |
Laboratório 3: Produção Digital | 106 |
Optativa 1 | 80 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Gestão e Empreendedorismo em Comunicação | 80 |
Marketing e Planejamento | 60 |
Produção de Campanhas Integradas | 60 |
Laboratório 4 – Produção de Campanhas e Ativações | 106 |
Optativa 2 | 80 |
Em 2025, a mensalidade dos cursos de Tecnólogo em Produção Publicitária e Tecnólogo em Produção Audiovisual é de R$ 1.500,00 (vespertino) e 1.700,00 (noturno).
Veja o edital de mensalidade
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Disciplinas
Atividades complementares
Atividades de extensão
Carga horária total
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Ética, Métodos e Técnicas de Comunicação | 80 |
Captação e Edição de Áudio | 60 |
Formatos e Roteiros Audiovisuais | 60 |
Etapas e Processos da Produção Audiovisual | 60 |
Laboratório 1: Carreira e Projeto de Vida | 106 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Sociedade, Cultura e Comunicação no Brasil | 80 |
Edição de Vídeo | 60 |
Operação de Câmera e Iluminação | 60 |
Linguagem Audiovisual | 60 |
Laboratório 2: Produção em Externa | 106 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Tecnologia e Operações em Audiovisual | 60 |
Locução e Apresentação | 60 |
Produção de Arte | 60 |
Laboratório 3: Produção em Estúdio | 106 |
Optativa 1 | 80 |
Disciplina | Hora Aula |
---|---|
Gestão e Empreendedorismo em Comunicação | 80 |
Mercado Audiovisual | 60 |
Produção de Conteúdo para Redes Sociais | 60 |
Laboratório 4: Produção Multiplataforma | 106 |
Optativa 2 | 80 |
Em 2025, a mensalidade dos cursos de Tecnólogo em Produção Publicitária e Tecnólogo em Produção Audiovisual é de R$ 1.500,00 (vespertino) e 1.700,00 (noturno).
Tipo de Curso
Modalidade
Tempo de Curso
Turno
Disciplinas
Atividades complementares
Atividades de extensão
Carga horária total
Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600 ou através do e-mail [email protected]
Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600 ou através do e-mail [email protected]
A Cásper Líbero é uma Faculdade de Comunicação e oferece 6 cursos de graduação:
Cursos bacharelados — valor de mensalidade para o ano de 2025:
Cursos tecnólogos — valor de mensalidade para o ano de 2025:
Confira as opções de bolsa, desconto e financiamento estudantil:
Bolsas
Descontos
Financiamento
Avaliação socioeconômica
O aluno do primeiro ano participa de uma avaliação socioeconômica, de acordo com o edital divulgado no primeiro semestre, a fim de pleitear uma bolsa de 25% para o segundo semestre. No final do ano, um novo edital é divulgado para que os interessados possam concorrer a bolsas entre 30% e 70% durante o ano seguinte. Essa forma de bolsa deve ser atualizada anualmente.
Monitoria
O aluno pode realizar atividades de monitoria em um dos departamentos da Faculdade (rádio universitária, produtora experimental, núcleo editorial de revista, estúdio de foto e de tv, dentre outros). Neste caso, o estudante recebe uma bolsa parcial de estudo. Para participar dos processos seletivos é necessário ficar atento a divulgação via email e no mural da faculdade e ter o perfil necessário para cada vaga.
Iniciação científica
O aluno pode desenvolver um projeto de pesquisa. No ano vigente a este trabalho, o aluno ganha 25% de bolsa. Este processo tem início no segundo semestre de cada ano, quando o pré-projeto passa por uma banca. Se este for aprovado, o aluno começa a pesquisa no ano seguinte sob a orientação de um professor.
Desconto família
Desconto vestibular
Banco Bradesco
A Faculdade Cásper Líbero oferece possibilidade de financiamento no Banco Bradesco para sua graduação, saiba mais.
CredIES - Crédito Educacional
A parceria entre a Cásper e a Fundacred amplia as possibilidades para a sua formação profissional pelo crédito educacional, sem juros remuneratórios.
Sim! A partir do primeiro mês de curso o aluno já pode concorrer aos processos seletivos de vagas de estágio internas.
O estágio pode ser em um dos departamentos da Fundação Cásper Líbero (TV, Rádio, centro de eventos, núcleo de mídias) e o estudante recebe uma bolsa-auxílio, VR (vale refeição) e VT (vale transporte).
Para participar dos processos seletivos é necessário ficar atento à divulgação via email e no mural da faculdade e ter o perfil necessário para cada vaga.
A partir do primeiro mês de curso o aluno já pode concorrer aos processos seletivos de vagas de estágio em empresas do mercado, basta ficar atento as vagas e aos requisitos necessários para cada posição.
Muitos alunos aproveitam para realizar cursos extracurriculares e outras atividades que possam complementar o currículo, como participar dos órgãos laboratoriais da faculdade (revistas – Esquinas e Cásper, programa de TV – Edição Extra e rádio universitária – Gazeta Online), enquanto não ingressam em um estágio.
Sim. Os alunos podem atuar em diversos departamentos como no Núcleo Editorial (que produz 2 revistas da faculdade: Esquinas e Cásper), na Produtora Audiovisual Experimental (que produz o Edição Extra - um programa de televisão que é transmitido na TV Gazeta), ou na Gazeta Online (rádio universitária).
Para auxiliar os vestibulandos na escolha do curso, a Cásper oferece algumas oportunidades de contato com atividades e profissionais das diferentes áreas da Comunicação.
Semanas de Oficinas Cásper – voltadas para cada curso, são experiências imersivas para entender como funcionam as áreas da comunicação na prática.
Técnicas de Redação – um encontro importante para receber dicas valiosas sobre como produzir uma excelente redação no vestibular.
Sábado na Cásper – participe de uma roda de conversa com profissionais da comunicação para tirar suas dúvidas sobre os cursos e entender as oportunidades do mercado para cada área.
Casper Day – um evento dinâmico que proporciona uma imersão no universo Cásper.
Acompanhe a programação no site.
Sim! Acesse os vídeos explicativos com dicas e sugestões de ex-alunos da Cásper que estão no mercado de trabalho:
Sim! Você poderá entrar em contato através do e-mail [email protected] para agendarmos a sua visita monitorada pelas dependências da faculdade.
As inscrições para o processo de transferência estarão abertas a partir de 10/12/24.
É necessário realizar a inscrição e fazer upload do histórico acadêmico, comprovante de vínculo com a faculdade de origem e conteúdo programático das disciplinas cursadas e aprovadas.
Uma condição para efetivação da transferência é que o candidato não supere, comparando o seu histórico escolar de origem e o currículo desta Faculdade, o limite máximo de 5 (cinco) adaptações a cumprir para o 3° semestre, e de no máximo, 10 (dez) para o 5° semestre.
Outra condição é que tenha vaga sendo oferecida para o curso desejado.
Sendo aprovado o candidato é orientado a formalizar a matrícula.