INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Icone do titulo
Icone do titulo

COM A PALAVRA, OS CASPERIANOS

A Associação Atlética Acadêmica Jesse Owens é a entidade responsável pela realização, suporte e organização da experiência casperiana, fomentando o esporte e promovendo ações sociais, além de ser responsável pela confecção de produtos e produção das festas que acompanham os alunos durante os quatro anos de curso.

Representada pelo mascote Homem-Pássaro, a Atlética tem o nome do atleta americano que, ao conquistar quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, frustrou as expectativas de Adolf Hitler em usar a competição para promover a Alemanha Nazista.

Atualmente, a entidade conta com times de 12 modalidades esportivas, são elas: basquete, cheerleading, futebol de campo, futsal, handebol, natação, rugby, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, xadrez e, como novidades, os eSports. As equipes treinam semanalmente e participam de diversos campeonatos, como o JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Artes), NDU (Novo Desporto Universitário), entre outros.

Logo Atlética
Icone do titulo
Icone do titulo

UM POUCO DE HISTÓRIA…

Criada em 1993, a Atlética tem o nome do atleta americano que, ao conquistar quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, frustrou as expectativas de Adolf Hitler em usar a competição para promover a Alemanha Nazista. Em reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 2013, Jesse Owens foi definido como “o homem que derrubou a teoria de Adolf Hitler sobre a supremacia da raça ariana”, e é essa uma das figuras que vem inspirando casperianos a vencer.

A Cásper é pentacampeã nos Jogos Universitários de Comunicação e Artes, o JUCA, campeonato que reúne onze modalidades esportivas e as principais faculdades paulistas da área. O primeiro dos títulos foi conquistado em 2011 na cidade de Caçapava (SP); o segundo em 2013, Jacareí (SP); o terceiro em 2014, Registro (SP); o quarto em 2022, São Carlos (SP); e o pentacampeonato em 2023, Americana (SP). A Faculdade participa do campeonato desde que ele foi fundado, no ano de 1993. Também foi durante o JUCA que os alunos elegeram, em 1995, o Homem-Pássaro como mascote.