Icone do titulo
Icone do titulo

O LEGADO DE CÁSPER LÍBERO GANHA VIDA

Quem foi Cásper Líbero?

Cásper Líbero foi um homem visionário e suas ideias contribuíram para o desenvolvimento da Comunicação no Brasil.

Foi o responsável por modernizar o jornal impresso “A Gazeta”, unindo o jornalismo ético e correto às novas tecnologias, transformando o periódico no primeiro jornal a imprimir em cores no país. Continuou inovando quando inaugurou o Palácio da Imprensa, primeiro prédio a abrigar a redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal. No mesmo edifício, inaugurou a PRA-6 Rádio Gazeta, com grandes nomes da música lírica brasileira.

CAsper Líbero
Palácio da Imprensa

Palácio da Imprensa.

Admirador e incentivador do esporte, foi o idealizador da “A Gazeta Esportiva”, publicada inicialmente como coluna, posteriormente suplemento do jornal, depois de maneira independente, sendo considerado o mais completo jornal de esportes da América Latina. Idealizou a Corrida de São Silvestre, a maior e mais famosa corrida pedestre do mundo, criou a Prova Ciclística 9 de Julho, a mais tradicional do Brasil no ciclismo, e também foi o responsável pelas primeiras transmissões de um jogo de futebol, que aconteciam no Rio de Janeiro, via alto-falantes.

Infelizmente, Cásper Líbero teve sua vida interrompida precocemente em um acidente de avião em agosto de 1943. Como não era casado e não tinha herdeiros, em seu testamento, o jornalista e empresário pediu que seus bens fossem destinados à criação de uma fundação para apoiar a construção de uma sociedade justa e desenvolvida, por meio da educação qualificada e da comunicação. Em 1944, nasce a Fundação Cásper Líbero.

Seguindo o desejo manifestado por Cásper em seu testamento, a Fundação Cásper Líbero cria a primeira escola de jornalismo do país, a atual Faculdade Cásper Líbero, que posteriormente ampliou suas opções de curso na área da Comunicação.

Hoje, o patrimônio de Cásper Líbero conta com um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pelas rádios Gazeta Online e Gazeta FM, pelo site Gazeta Esportiva e pela Faculdade Cásper Líbero.

Icone do titulo
Icone do titulo

A Faculdade Cásper Líbero

Em 16 de maio de 1947, nasce a primeira escola de jornalismo do país, a atual Faculdade Cásper Líbero. Nos seus primeiros anos, a escola tinha como endereço o Palácio da Imprensa.

A Escola de Jornalismo Cásper Líbero ganha um novo endereço em 1958, quando o corpo deliberativo da Fundação Cásper Líbero decidiu construir um prédio na Avenida Paulista para atender as necessidades dos jornais. Hoje, a Faculdade Cásper Líbero está localizada em um dos símbolos da cidade de São Paulo, a Paulista, 900.

Sua grade curricular se expandiu e oferece habilitação nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, além de desenvolver programas de Pós-Graduação em nível de especialização, manter um Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) e realizar Cursos Livres e de extensão universitária.

Escadão da Faculdade Cásper Líbero

Escadão da Faculdade Cásper Líbero

Tem como seus pilares a formação ética e humanística e o aperfeiçoamento das habilidades e das competências profissionais, estreitando os laços entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho. Apoia-se em princípios como respeito à ética, compromisso com o desenvolvimento da cidadania, promoção de valores humanos e de cultura voltada à paz e à preservação da vida, desenvolvimento da consciência para responsabilidade social e respeito à diversidade.

A Faculdade Cásper Líbero é referência no mercado de comunicação por sua tradição e história. Venha fazer parte!

Comunicação é o futuro.
Comunicação é na Cásper.