Logo vestibular

11 3170-5600

Cásper Líbero: A melhor faculdade privada de Comunicação da região sudeste.

Seu Caminho para o Topo da Comunicação!

seta RUF 2023 saiba mais
Jornalismo
Publicidade
e Propaganda
Relações
Públicas
Rádio, TV
e Internet

Alto Índice de Empregabilidade

O melhor investimento profissional para quem quer a Comunicação como projeto de Vida. Vem ser Cásper!

Casperianos ingressam em estágios qualificados nas principais empresas de comunicação do país desde o início da graduação e assumem cargos de destaque e liderança em suas profissões nos primeiros anos de carreira.

saiba mais

MODALIDADES DE INGRESSO

Confira as principais modalidades de ingresso no Processo Seletivo da Cásper.

  • Enem

    Enem

    Notas obtidas, a partir de 2020, no ENEM.

  • Média Global

    Média Global

    Você pode utilizar a Média Global do Ensino Médio para ingresso.

  • Diplomados

    Diplomados

    Diplomas de ensino superior, em áreas afins ou diversas à da Comunicação.

  • Exames anteriores

    Exames anteriores

    Classificados nos Vestibulares da Cásper 2023 (Vestibular de verão e inverno, 2022 ou 2021.)

  • Oficinas Cásper

    Oficinas Cásper

    Agora participando das oficinas preparatórias, você pode participar do Processo Seletivo.

  • Transferência Externa

    Transferência Externa

    A partir de uma análise curricular feita pela coordenação do curso.

  • Edital

    A leitura prévia do edital completo é imprescindível, confira o arquivo abaixo.

Icone do titulo

PREPARE-SE

A leitura prévia do edital completo é imprescindível, confira o arquivo abaixo. Acesse também as provas e os gabaritos dos anos anteriores e prepare-se para o próximo vestibular.

Imagem prepare EDITAL DO VESTIBULAR PROVAS ANTERIORES
Imagem prepare
Icone do titulo

Sobre os Cursos

A Cásper Líbero é uma Faculdade focada em Comunicação que oferece processo seletivo para seus 4 cursos:

Jornalismo

Saiba mais

Publicidade e Propaganda

Saiba mais

Relações Públicas

Saiba mais

Rádio, TV e Internet

Saiba mais

Os cursos da Cásper receberam 4 estrelas no Guia da Faculdade (Estadão)

POR DENTRO DA CÁSPER

Série de workshops “será que é?”

Vida de vestibulando não é fácil! E para ajudar vocês que vivem nesta imensidão de dúvidas, a Faculdade Cásper Líbero resolveu explicar um pouco mais sobre essa tal Comunicação Social.

Na série de workshops “Será que é”, profissionais da área respondem as principais dúvidas dos vestibulandos sobre o mercado de trabalho dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

Jornalismo

Publicidade e Propaganda

Relações Públicas

Rádio, TV e Internet

Matriz curricular – Para ingressantes a partir de 2023

Confira a matriz curricular dos cursos:

  • Disciplina Hora Aula
    Sociologia da Comunicação 60
    Fundamentos do Jornalismo 60
    Linguagem e Produção Textual 60
    Jornalismo Multimídia 60
    História da Arte 60
  • Disciplina Hora Aula
    Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
    Perspectiva Crítica das Narrativas Jornalísticas 60
    Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
    Fotojornalismo 60
    Produção e Edição de Mídias Sonoras 60
  • Disciplina Hora Aula
    Teorias da Comunicação 60
    História da Comunicação e Memória da Cásper 60
    Filosofia e Comunicação 60
    Relacionamento com a Mídia e Influenciadores Digitais 60
    Mundo, Democracia e Direitos Humanos 60
  • Disciplina Hora Aula
    Comunicação, Mídia e Sociedade Contemporânea 60
    Metodologia e Pesquisa em Comunicação 60
    Práticas Inovadoras no Jornalismo 60
    Gerenciamento de crise e reputação 60
    Fundamentos da Análise Econômica 60
  • Disciplina Hora Aula
    Narrativas e storytelling 60
    Jornalismo e Mercado 60
    Produção e Edição de Mídias Audiovisuais 60
    Ética e Legislação na Comunicação 60
    Mentoria Profissional I (híbrida) 60
  • Disciplina Hora Aula
    Escrita com impacto socioambiental 60
    Linguagem Visual e Design Editorial 60
    Gestão em Jornalismo e Comunicação Corporativa 60
    Jornalismo Especializado em Esportes 60
    Mentoria Profissional II (híbrida) 60
  • Disciplina Hora Aula
    Narrativas Criativas com Dados 60
    Jornalismo Especializado em Cultura e Entretenimento 60
    Laboratório de Inovação em Comunicação 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) 60
    Eletiva 1 60
  • Disciplina Hora Aula
    Educação Midiática 60
    Jornalismo Especializado em Política, Economia e Sustentabilidade 60
    Jornalismo Internacional e Agência de Notícias 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) 60
    Eletiva 2 60
  • Em 2024, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.255,47 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ 4.199,90. edital de mensalidade

Tipo de Curso

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Tempo de Curso

8 SEMESTRES

Turno

Diurno / Noturno

Carga Horária

2.400 Horas

Atividades
Complementares

200 HORAS

Atividades
de Extensão

338 HORAS

Estágio
Supervisionado

200 HORAS

TCC

240 Horas

Total de Horas/Aula

3.378 Horas
  • Disciplina Hora Aula
    Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
    Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
    História da Arte 60
    Processos de Criação 60
    Princípios de Administração e Marketing 60
  • Disciplina Hora Aula
    Sociologia da Comunicação 60
    Linguagem e Produção textual 60
    Design Gráfico 60
    Comportamento e Tendências de Consumo 60
    Teorias e Técnicas da Publicidade 60
  • Disciplina Hora Aula
    Fundamentos da Análise Econômica 60
    Lógica de Programação 60
    Pesquisa e Análise de Dados 60
    Planejamento Estratégico e Gestão de Marcas 60
    Criação Publicitária 60
  • Disciplina Hora Aula
    Filosofia e Comunicação 60
    História da Comunicação e Memória da Cásper 60
    Laboratório de Pesquisa e Visualização de Dados 60
    Teorias da Comunicação 60
    Laboratório de Design e Identidade Visual 60
  • Disciplina Hora Aula
    Linguagem Fotográfica 60
    Planejamento de Campanha 60
    Mídia e Novas Tecnologias 60
    Comunicação Visual 60
    Mentoria Profissional I (híbrida) 60
  • Disciplina Hora Aula
    Planejamento e Gestão de Mídia 60
    Ética e Legislação na Comunicação 60
    Redação Publicitária 60
    Direção de Arte 60
    Mentoria Profissional II (híbrida) 60
  • Disciplina Hora Aula
    Mensuração e Avaliação de Campanhas 60
    Live Marketing e Merchandising 60
    Linguagem Audiovisual 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) 60
    Eletiva 1 60
  • Disciplina Hora Aula
    Produção Publicitária 60
    Produção Audiovisual 60
    Laboratório de Inovação em Comunicação 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) 60
    Eletiva 2 60
  • Em 2024, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.255,47 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ 4.199,90.

Tipo de Curso

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Tempo de Curso

8 SEMESTRES

Turno

Diurno / Noturno

Carga Horária

2.400 HORAS

Atividades
Complementares

180 HORAS

Atividades
de Extensão

327 HORAS

Agência Integrada

120 HORAS

TCC

240 Horas

Total de Horas/Aula

3.267 HORAS
  • Disciplina Hora Aula
    Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
    linguagem e Produção textual 60
    História da Arte 60
    Administração Aplicada 60
    Teoria e Técnica de Relações Públicas 60
  • Disciplina Hora Aula
    Sociologia da Comunicação 60
    Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
    Comunicação Organizacional e Governança 60
    Marketing e Comportamento do Consumidor 60
    Laboratório de Produção Gráfica e Imagens 60
  • Disciplina Hora Aula
    Fundamentos da Análise Econômica 60
    Metodologia e Pesquisa em Comunicação 60
    Teoria da Opinião Pública 60
    Planejamento em Comunicação Organizacional e Relações Públicas 60
    Gestão de Eventos 60
  • Disciplina Hora Aula
    Teoria da Comunicação 60
    História da Comunicação e Memória da Cásper 60
    Filosofia e Comunicação 60
    Comunicação Pública, Governamental e Política 60
    Gestão da Comunicação Interna 60
  • Disciplina Hora Aula
    Assessoria de imprensa 60
    Marcas, Discurso e Semiótica 60
    Identidade, Imagem e Comunicação 60
    Marketing em Relações Públicas 60
    Mentoria Profissional I 60
  • Disciplina Hora Aula
    Pesquisa em Opinião Pública e Mercado 60
    Gestão de Riscos e Crises Organizacionais 60
    Relações Públicas Comunitárias 60
    Ética e Legislação na Comunicação 60
    Mentoria Profissional II 60
  • Disciplina Hora Aula
    Data Science e Business Intelligence 60
    Redação Aplicada em Relações Públicas 60
    Práticas de Pesquisa Aplicada em Relações Públicas 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica I 60
    Optativa 1 60
  • Disciplina Hora Aula
    Laboratório de Inovação em Comunicação 60
    Avaliação e Mensuração de Resultados 60
    Gestão Financeira e Orçamentária 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica II 60
    Optativa 2 60
  • Em 2024, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.255,47 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ 4.199,90.

Tipo de Curso

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Tempo de Curso

8 SEMESTRES

Turno

Diurno / Noturno

Carga Horária

2.400 HORAS

Estágio
Supervisionado

200 HORAS

Atividades
Complementares

200 HORAS

Atividades
de Extensão

356 HORAS

Agência Integrada

250 HORAS

TCC

150 HORAS

Total de Horas/Aula

3.556 HORAS
  • Disciplina Hora Aula
    Sociologia da Comunicação 60
    Linguagem e Produção Textual 60
    Produção em Áudio 60
    Estéticas Sonoras e Musicais 60
    História do Rádio, da TV e da Internet 60
  • Disciplina Hora Aula
    Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
    Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
    História da Arte 60
    Produção em Audiovisual 60
    Linguagens e Estéticas do Audiovisual 60
  • Disciplina Hora Aula
    Filosofia e Comunicação 60
    História da Comunicação e Memória da Cásper 60
    Teorias da Comunicação 60
    Edição de Vídeo 60
    Roteiro para Narrativas Ficcionais 60
  • Disciplina Hora Aula
    Fundamentos da Análise Econômica 60
    Metodologia e Pesquisa em Comunicação 60
    Direção de Fotografia Audiovisual 60
    Captação e Tratamento Criativo do Som 60
    Locução, Apresentação e Direção de Atores 60
  • Disciplina Hora Aula
    Ética e Legislação na Comunicação 60
    Programação e Audiência 60
    Produção e Operação em Telejornalismo 60
    Direção de Arte em Audiovisual 60
    Mentoria Profissional I 60
  • Disciplina Hora Aula
    Pós-Produção em Áudio 60
    Design e Interfaces Gráficas 60
    Documentário e Formatos Não Ficcionais 60
    Direção em Rádio e Mídias Sonoras 60
    Mentoria Profissional II 60
  • Disciplina Hora Aula
    Elaboração de Projetos para Audiovisual 60
    Direção em TV e Mídias Audiovisuais 60
    Pós-Produção em Vídeo 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica I 60
    Optativa 1 60
  • Disciplina Hora Aula
    Laboratório de Inovação em Comunicação 60
    Redes Sociais, Plataformas On Line e Experiências Imersivas 60
    Produção Executiva 60
    Empreendedorismo e Gestão Estratégica II 60
    Optativa 2 60
  • Em 2024, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.255,47 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ 4.199,90.

Tipo de Curso

Bacharelado

Modalidade

Presencial

Tempo de Curso

8 SEMESTRES

Turno

Diurno / Noturno

Carga Horária

2.400 HORAS

Atividades
Complementares

200 HORAS

Atividades
de Extensão

316 HORAS

TCC

240 HORAS

Total de Horas/Aula

3.156 HORAS
Icone do titulo

PERGUNTAS FREQUENTES

Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600 ou através do e-mail [email protected]

Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600 ou através do e-mail [email protected]

  • A Cásper Líbero é uma faculdade de comunicação e possui 4 cursos de graduação:
    – Jornalismo
    – Publicidade e Propaganda
    – Relações Públicas
    – Rádio, TV e Internet
    Cada curso tem duração de 4 anos.

  • No ano de 2024, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.255,47 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ 4.199,90. Os ajustes de mensalidade ocorrem apenas uma vez ao ano. Leia o edital de mensalidade para saber mais.

    Importante: os alunos matriculados a partir de agosto terão o valor total do semestre dividido em 5 (cinco) parcelas.

  • A Cásper oferece cinco tipos de bolsas de estudo. Além dessas, a Atlética recebe cinco bolsas parciais, que, geralmente, são oferecidas para os gestores das modalidades esportivas.

    Avaliação socioeconômica

    O aluno do primeiro ano participa de uma avaliação socioeconômica, de acordo com o edital divulgado no primeiro semestre, a fim de pleitear uma bolsa de 25% para o segundo semestre. No final do ano, um novo edital é divulgado para que todos os alunos possam concorrer a bolsas entre 30% e 70% durante o ano seguinte. Essa forma de bolsa deve ser atualizada anualmente.


    Estágio

    O aluno também pode trabalhar em um dos departamentos da Fundação Cásper Líbero (TV, Rádio, Site). Neste caso, o estudante pode receber uma bolsa-auxílio, VR (vale refeição) e VT (vale transporte). O estudante poderá participar dos processos seletivos através do envio de currículo e da participação em entrevistas.


    Monitoria

    O aluno também pode trabalhar em um dos departamentos da Faculdade (rádio universitária, produtora experimental, núcleo editorial de revista, estúdio de foto e de tv, dentre outros). Neste caso, o estudante pode receber uma bolsa parcial de estudo. O estudante poderá participar dos processos seletivos através do envio de currículo e da participação em entrevistas.


    Iniciação científica

    O aluno pode desenvolver um projeto de pesquisa. No ano vigente a este trabalho, o aluno ganha 25% de bolsa. Este processo tem início no segundo semestre de cada ano, quando o pré-projeto passa por uma banca. Se este for aprovado, o aluno começa a pesquisa no ano seguinte sob a orientação de um professor.


    Bolsa Irmão

    • Benefício de 5% apenas para 1 dos irmãos;
    • Válido somente para irmãos pagantes, cursando simultaneamente;
    • Aplica-se à Graduação e Pós;
    • Desconto não pode ser cumulativo, ou seja, se já usufruem de qualquer outro benefício;
    • Concedido somente a partir da 2ª parcela, pois os alunos devem estar matriculados;
    • Estando matriculado, o requerente protocola a solicitação do benefício na Secretaria de Atendimento;
    • Benefício deve ser solicitado (renovado) a cada ano;
    • Pode ser estendido a pais e filhos em curso, se for o caso.

    Além disso, temos uma possibilidade de financiamento com o Banco Bradesco. Para mais informações, clique aqui.

    A Faculdade não possui bolsa pelo Enem ou Prouni.

  • Quanto a essa bolsa, o interessado precisa estar cursando a faculdade (independente do curso) e aguardar uma oportunidade de estágio interno que costuma ser divulgada via e-mail ou mural dentro da própria faculdade. É possível pleitear a vaga desde o primeiro ano.

    Na descrição da vaga haverá as características necessárias para aquela função.

    Dependendo do tipo de atuação será pontuado na descrição da vaga: a formação requerida para aquela função, que ano o aluno precisa estar cursando, inglês, conhecimento em determinado software, pacote office, etc.

    O aluno enviará o seu currículo e, se for selecionado, será chamado para o processo seletivo.

    Em suma, trata-se de um processo seletivo normal (como seria feito para uma vaga externa): avaliação de currículo, entrevista, etc.

  • O aluno poderá concorrer aos processos seletivos de vagas externas desde o primeiro mês do curso, desde que possua em seu currículo os pré-requisitos pontuados para a vaga.

    Muitos alunos aproveitam para realizar cursos extracurriculares e outras atividades que possam complementar o currículo, como participar dos órgãos laboratoriais da faculdade (revistas – Esquinas e Cásper, programa de TV – Edição Extra e rádio universitária – Gazeta Online), enquanto não ingressam em um estágio.

  • Sim. Os alunos podem atuar em diversos departamentos como no Núcleo Editorial (que produz 2 revistas da faculdade: Esquinas e Cásper), na Produtora Audiovisual Experimental (que produz o Edição Extra - um programa de televisão que é transmitido na TV Gazeta), ou na Gazeta Online (rádio universitária).

  • Para auxiliar os vestibulandos na preparação para o processo seletivo da Cásper, realizamos três tipos de evento:

    Semanas de Oficinas Cásper – voltadas para cada curso, são experiências imersivas para entender como funcionam as áreas da comunicação na prática.

    Técnicas de Redação – um encontro importante para receber dicas valiosas sobre como produzir uma excelente redação no vestibular.

    Sábado na Cásper – conheça a infraestrutura da Cásper e participe de uma roda de conversa com profissionais da comunicação para tirar suas dúvidas sobre os cursos.

    Casper Day - voltado para vestibulandos, o Cásper Day é um evento para inclusão do candidato ao universo Cásper.

  • Sim! Acesse os vídeos explicativos com dicas e sugestões de ex-alunos da Cásper que estão no mercado de trabalho:

    Jornalismo
    Publicidade e Propaganda
    Relações Públicas
    Rádio, TV e Internet

  • Sim! Você poderá entrar em contato por telefone (11) 3170-5600 ou por e-mail ([email protected]) para agendarmos a sua visita monitorada pelas dependências da faculdade.

  • Em dezembro é publicado um edital no site da faculdade apresentando as condições para transferências. Uma condição para efetivação da transferência é que o candidato não supere, comparando o seu histórico escolar de origem e o currículo desta Faculdade, o limite máximo de 5 (cinco) adaptações a cumprir para o 2º ano, e de no máximo, 10 (dez) para o 3º ano. Outra condição é que tenha vaga sendo oferecida para o curso desejado.

    Uma alternativa é prestar o vestibular e, se for aprovado, pode pedir equivalência de disciplina.

    No momento da matrícula você deverá trazer os documentos referentes aos anos já cursados em outra instituição para que o histórico e a ementa de disciplinas possam ser avaliados e comparados (após essa avaliação será pontuada a possibilidade do abatimento de algumas matérias já cursadas).