INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

No dia 21 de outubro, a Faculdade Cásper Líbero será sede do evento Quem mexeu no meu jornalismo de dados?, que começa às 9h e será integralmente transmitido ao vivo, via Hangout. Proposto pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e com apoio da ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o debate explorarão os avanços e a relevância do jornalismo de dados tanto para o profissional responsável pela criação de conteúdos quanto para o público.

Alexander Howard, pesquisador norte-americano que já trabalhou no Tow Center for Digital Journalism at Columbia Journalism School, no Ash Centre for Democratic Innovation and Governance em Harvard e atualmente é colunista do TechRepublic, além de editar o E Pluribus Unum, do qual é fundador, e o capixaba Fabio Malini, doutor em comunicação e cultura, professor do departamento de comunicação da Unoversidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Laboratório de Pesquisa sobre Internet e Cultura, e pesquisador do Cibercult – Laboratório de Pesquisa em Comunicação Distribuída e Transformação Política são os palestrantes convidados.

O professor Carlos Costa, coordenador do curso de jornalismo, afirmou que a primeira preocupação foi aproximar outras faculdades. Alunos da Anhembi Morumbi, PUC, USP, Metodista, ESPM, Mackenzie e FMU poderão assistir à palestra. “Também quero que a Cásper Líbero seja um lugar de discussão e experimentação, como já tem sido com o projeto Wikipédia”.

Mas… Jornalismo de dados?

Muitas vezes jornalistas têm que “entrevistar” tabelas e listas de dados para captar as informações mais importantes a serem levadas ao conhecimento do público. A prática do jornalismo de dados seleciona tais informações e elabora a forma como serão apresentadas em uma reportagem, combinando diferentes áreas do jornalismo e abrangendo desde apuração e pesquisa investigativa até editoração e design gráfico. Além de facilitar a exposição de dados, essa vertente jornalistica colabora para que o processo de produção da notícia seja mais transparente e imparcial.