INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025 Fechar

Desde 2018, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) entrega o Prêmio IMPA de Jornalismo. A iniciativa tem como objetivo estimular e reconhecer trabalhos jornalísticos de excelência que aproximam a Matemática, a Ciência e a Tecnologia da sociedade. Dividido em duas categorias, Matemática e Divulgação Científica, o concurso permite a participação de reportagens em TV, jornais, revistas, sites, rádios e podcasts. Os vencedores são selecionados por um júri de cientistas e jornalistas da área e recebem, além das honrarias, um prêmio em dinheiro.

Em 2024, o prêmio chega a sua 7ª edição, e os ganhadores foram anunciados. Na categoria Matemática, o primeiro lugar ficou com Leonardo Caparroz, que é aluno do 4° ano de jornalismo da Cásper Líbero, pela matéria “Em Busca da Verdadeira Aleatoriedade”, publicada na revista Superinteressante. Além disso, a vencedora da categoria Divulgação Científica foi uma reportagem do Fantástico, “Estudos clínicos com células Car-T trazem esperança para pacientes brasileiros com câncer”.

Leonardo Caparroz vence a categoria Matemática no Prêmio IMPA de Jornalismo

A matéria de Leonardo fala sobre como os computadores não conseguem gerar números realmente aleatórios. Então, cientistas da computação buscam transformar o caos da natureza em números aleatórios de verdade. Assim, é essa inventividade que garante a sua segurança digital.

Este ano, a cerimônia de premiação aconteceu no último dia 7 de setembro, no Festival Nacional da Matemática (FestMat) – um evento aberto ao público promovido pelo IMPA entre os dias 5 e 7 de setembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Assim, os jornalistas vencedores de cada categoria participaram da mesa-redonda “Matemática e ciência são notícia!” – um bate-papo sobre a importância e desafios da divulgação científica no Brasil, em que comentaram o processo de apuração das reportagens vencedoras.