Após 20 anos do surgimento das redes sociais, a Faculdade Cásper Líbero, em parceria com a ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), promove a 11ª edição do Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação – PRATICOM com o tema "RP e Redes Sociais após 20 anos: Estratégias, Riscos e Tendências". O evento acontecerá no dia 26 de setembro de 2024, em celebração ao Dia Interamericano das Relações Públicas.
O PRATICOM é um importante encontro anual que reúne estudantes e profissionais de Relações Públicas para discutir temas contemporâneos, fortalecendo o diálogo entre a academia e o mercado. Nesta edição, o tema abordado será "RP e Redes Sociais após 20 anos: Estratégias, Riscos e Tendências".
A ambiência digital e as redes sociais revolucionaram a comunicação e a gestão de marcas nos últimos 20 anos. Desde o surgimento do LinkedIn em 2003 até o TikTok em 2014, essas plataformas têm moldado comportamentos, interesses e estratégias de comunicação. Com mais de 84% da população brasileira com acesso à internet e 70,6% como usuários ativos, o evento irá explorar o que é considerado estratégico na gestão de RP e marcas nas redes sociais digitais e como as organizações têm gerenciado os riscos nessas plataformas.
Confira a programação completa do evento:
Manhã
PAINEL 1 - ABERTURA
Moderador: Profa. Ágatha Paraventi
Horário: 8h15 às 9h30
Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar
Convidados:
Palestrante 1: Profa. Alessandra Marassi
Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atualmente é docente na Faculdade Cásper Líbero nos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Foi Presidente da ABCiber no biênio 2021-2023 e suas pesquisas abordam Inteligência Artificial e consumo nas dinâmicas comunicacionais contemporâneas. Entre seus livros publicados está *Interações Digitais e o Consumo do Livro* (2017).
Profa. Alessandra Marassi
Palestrante 2: Profa. Margareth Boarini
Pós-doutora e doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela PUC-SP, tem experiência em grandes veículos de imprensa como Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Atuou na comunicação corporativa para empresas e agências, incluindo Grupo Pão de Açúcar e Weber Shandwick, com foco em gestão de riscos e crises, relações com mídias e treinamento de executivos. Como pesquisadora dos impactos das novas tecnologias na comunicação, leciona em cursos de pós-graduação e é membro dos grupos de pesquisa Comunidata (PUC-SP) e InfluCom (ECA-USP).
Profa. Margareth Boarini
Palestrante 3: Sheila Magri – Diretora Executiva ABRACOM
Diretora Executiva na Abracom, jornalista com mais de 20 anos de experiência em PR, Reputação de marcas e Comunicação Integrada e Digital. Foi VP de Comunicação na PWN-SP (2017) e membro da WFSF (2022-2023). Doutoranda e Mestra pela ESPM-SP, pesquisa as relações entre comunicação, tecnologias digitais, consumo, filosofia e arte.
Sheila Magri
PAINEL 2 - INSTAGRAM
Moderador: Profa. Ágatha Paraventi
Horário: 9h45 às 11h
Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar
Cases: NovaDax – Trama Comunicação | Mães da Sé e Museu do Holocausto – WeberShandwick
Convidados:
Palestrante 1: Vitor Elman – Copresidente da Cappuccino e LATAM Creative Lead
Publicitário, empresário e ilustrador. Fundou a agência Cappuccino, agora no Grupo Interpublic, e a YourGame, comprada pelo UOL. Líder de Criação para LATAM na Weber Shandwick e Co-presidente da Cappuccino, ele também investe em startups inovadoras e acumula prêmios como Effie e Shorty Awards. Criou campanhas para grandes marcas como Coca-Cola e Nintendo.
Vitor Elman
Palestrante 2: Laura Andrews – VicePresidente de Client Experience
Comunicadora com formação em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 12 anos de experiência, liderou equipes e trabalhou com grandes marcas como IBM, Nespresso, Burger King e Unilever. Aos 21 anos, coordenou a comunicação da integração da EDS com a HP. Atualmente, é VP Client Experience na Weber Shandwick, onde gerencia o relacionamento com clientes e colabora na atração e retenção de talentos. Sua especialidade é criar experiências excepcionais, promovendo criatividade e excelência.
Laura Andrews
Palestrante 3: Helen Garcia – Diretora Comunicação Integrada Comunicadora apaixonada por causas e propósito, é jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Redes Digitais e Sustentabilidade pela ECA-USP. Com mais de 25 anos de experiência em consultoria de comunicação, é sócia do Grupo Trama Reputale, onde lidera estratégias de Comunicação Integrada. Também leciona em cursos de pós-graduação na Universidade Metodista de São Paulo e no Senac São Paulo, com certificações em Google Adwords, Facebook Blueprint e Resultados Digitais. É co-autora de publicações sobre mídias sociais e comunicação organizacional.
Helen Garcia
Palestrante 4: Camila Teshima – Diretora de Growth
Profissional com 18 anos de experiência nas áreas de Marketing e Planejamento. Recebeu prêmios em criação, PR e estratégia para clientes como UNESCO e Ajinomoto. Na Cappuccino, agência criativa do The Weber Shandwick Collective, liderou a equipe de planejamento por muitos anos antes de assumir a posição de Diretora de Growth, cargo que ocupa atualmente.
Camila Teshima
Tarde
As oficinas 1, 2 e 3 ocorrem simultaneamente (das 11h30 às 13h), seguidas pelas oficinas 4, 5 e 6 (das 17h às 18h30). Os participantes devem escolher de acordo com seu interesse e se inscrever pelo link de cada oficina.
Oficina 1: Redes Sociais e Comunicação integrada: conceito omnichannel aplicado ao LinkedIn
Horário: 11h30 às 13h
Local: Laboratório 1 de redação - 5° Andar
Descrição: Maneiras de como garantir uma experiência integrada e consistente no LinkedIn, mantendo a mesma mensagem e identidade da marca em todos os canais de comunicação.
Convidados:
Palestrante 1: Helen Garcia – Diretora Comunicação Integrada
Comunicadora apaixonada por causas e propósito, é jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Redes Digitais e Sustentabilidade pela ECA-USP. Com mais de 25 anos de experiência em consultoria de comunicação, é sócia do Grupo Trama Reputale, onde lidera estratégias de Comunicação Integrada. Também leciona em cursos de pós-graduação na Universidade Metodista de São Paulo e no Senac São Paulo, com certificações em Google Adwords, Facebook Blueprint e Resultados Digitais. É co-autora de publicações sobre mídias sociais e comunicação organizacional.
Helen Garcia
Palestrante 2: Kalil Blanco – Diretor Transformação Digital
Bacharel em Relações Públicas, com MBA em Administração e Negócios pela FGV, e especialização em Gestão de Projetos pela UCI e Marketing Digital Avançado pela Digital House. Atualmente, é pós-graduando em Transformação Digital pelo MIT. Com 9 anos de experiência no Grupo Trama Reputale, onde atuou como Gerente de Comunicação Interna, Gerente de Estratégia Digital e Head de Comunicação Integrada, é atualmente Diretor de Transformação Digital.
Kalil Blanco
Oficina 2: INBOUND PR: As redes sociais com posicionamento de marca
Horário: 11h30 às 13h
Local: Laboratório 2 de redação - 5° Andar
Descrição: Como utilizar as redes sociais para fortalecer o posicionamento de marca através de estratégias de Inbound PR, focando na atração e engajamento do público por meio de conteúdo relevante e bem direcionado.
Convidados:
Palestrante 1: Prof. Pedro Nogueira
Graduado em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e entusiasta de mídias sociais digitais, Pedro é um profissional curioso e otimista. É pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV, possui MBA em Administração de Seguros pela Trevisan e é mestre em Comunicação Social pela Cásper Líbero, além de cursar doutorado em Comunicação na USP. Desde 2008, Pedro tem se destacado na gerência de marketing digital, incluindo a manutenção da reputação digital do maior grupo segurador do Brasil. Em 2014, fundou a @VirtualJam e, desde 2023, coordena o curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, onde também leciona e orienta trabalhos de conclusão de curso.
Prof. Pedro Nogueira
Oficina 3: Como criar o seu perfil de destaque no LinkedIn?
Horário: 11h30 às 13h
Local: Laboratório 3 de redação - 5° Andar
Descrição: Aprenda a otimizar o perfil com foto profissional, título atrativo e resumo eficiente, além de usar palavras-chave e interações estratégicas para aumentar visibilidade. Após a oficina, haverá uma sessão de fotos profissionais para o LinkedIn.
Convidados:
Palestrante 1: Erih Carneiro
Erih Carneiro é um comunicador e marketeiro multipotencial, fundador da Gombo, uma agência especializada em ações no LinkedIn. Ele ajuda profissionais e marcas a se destacarem na Creator Economy e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreiras 2022, impulsionado pelo seu podcast "Travessia de Carreira".
Erih Carneiro
Noite
Oficina 4: Assessoria de imprensa e LinkedIn no gerenciamento de perfil de executivos
Horário: 17h às 18h30
Local: Laboratório 2 de redação- 5° andar
Descrição: Como a assessoria de imprensa pode utilizar o LinkedIn para gerenciar e otimizar o perfil de executivos, fortalecendo sua imagem e ampliando a visibilidade da marca por meio de estratégias de comunicação eficazes.
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Organizacional. Atuando na assessoria de imprensa desde 2014, começou com comunicação política e pública e, posteriormente, trabalhou com empresas de tecnologia, focando em sistemas e atendimento ao cliente. Atualmente, é coordenadora de contas na Sing Comunicação e tem experiência também na produção de conteúdo para veículos de imprensa, como Olhar Digital.
Leticia Riente
Oficina 5: Marcas no TikTok: como promover a nostalgia na rede das tendências
Horário: 17h às 18h30
Local: Laboratório 4 - iMac - 5° andar
Descrição: Descubra estratégias para combinar referências do passado com tendências atuais, analisando casos de sucesso e técnicas para gerar uma conexão emocional com o público jovem e nostálgico.
Faz parte da equipe Sing desde 2016, onde gerencia PR, assessoria de imprensa, marketing de influência e redes sociais para clientes dos setores de tecnologia, entretenimento e games. Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marinna possui ampla experiência na estratégia de comunicação online e offline para grandes marcas nacionais e globais.
Marinna Cortez
Oficina 6: Redes Sociais e Target Marketing: Criando relacionamentos de sucesso
Horário: 17h às 18h30
Local: Laboratório 1 de redação - 5° Andar
Descrição: Focada em como utilizar as redes sociais para segmentar o público-alvo e construir relacionamentos duradouros e eficazes, maximizando o impacto das campanhas de marketing.
Convidados:
Palestrante 1: Talita Benegra – Head de Digital
Jornalista formada pela Universidade Metodista e especialista em marketing digital, com mais de 20 anos de experiência em comunicação e marketing. Com passagens pelo Grupo Bandeirantes, Rede TV! Editora Abril e Grupo Record, atuou também como coordenadora de comunicação política e gerente de marketing e projetos digitais no Japan House SP, onde aumentou o tráfego do site de 30 mil para 700 mil visitantes mensais. Atualmente, lidera a área digital na XCOM, gerenciando uma equipe de 19 profissionais e 14 clientes, incluindo o projeto “Faz o Biquinho” da Embaixada da França.
Talita Benegra
Palestrante 2: Diego Betioli – Coordenador de Conteúdo
É publicitário e conteudista digital, graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS. Com doze anos de experiência em comunicação digital, atua atualmente como Coordenador de Conteúdo na XCOM, onde trabalhou em projetos para o Governo do Estado de São Paulo, Twitter Brasil, Meta e Federação Paulista de Futebol. É cofundador do portal Meta Galáxia e autor de livros de ficção.
Palestrante 1: Gabriela Pancher – Gerente Liderança de Pensamento
Especialista em comunicação digital e estratégia para redes sociais, atualmente gerenciando a área de Thought Leadership na InPress Porter Novelli. Formada em Jornalismo e com pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital, e Marketing & Branding, Gabriela traz experiência das redações da Folha de S.Paulo e TV Gazeta, além de passagens por grandes agências de comunicação do Brasil.
Gabriela Pancher
Palestrante 2: Bruno Fernandes Ribeiro – Diretor Liderança de Pensamento
Com 20 anos de experiência em comunicação e pós-graduação em Marketing e Mídias Digitais, Bruno iniciou sua carreira liderando PR criativo para empresas como Unilever, Audi e Philips. Vencedor da categoria Prata no prêmio Lusófonos com o case 'Isso Muda Tudo' para TRESemmé, também atuou em social media, mídia, BI e marketing de influência na InPress. Atualmente, como diretor de Liderança de Pensamento e Treinamentos do Grupo InPress, colabora com líderes e CEOs para desenvolver estratégias de comunicação eficazes, gerenciando um portfólio com mais de 30 líderes de empresas como Roche e Electrolux.
Bruno Fernandes Ribeiro
Palestrante 3: Renata Saraiva – Sócia Fundadora e CEO da Truly
Formada em História e Jornalismo, com especialização em Marketing. Começou no jornal O Estado de S. Paulo e ajudou a fundar o Valor Econômico. Foi Diretora da The Jeffrey Group e Diretora Geral da Ogilvy PR Brasil por dez anos. Liderou programas de RP para várias marcas e foi representante da América Latina na Ogilvy, além de Diretora de Relações Internacionais da ABRACOM. Em 2020, fundou a agência Truly, especializada em RP e Comunicação.
Renata Saraiva
Palestrante 4: Luiz Gustavo Ribeiro – Gerente de Comunidades no LinkedIn
Resolutivo, criativo e apaixonado por compartilhar conhecimento, Luiz Gustavo Ribeiro é jornalista com experiência na criação e execução de estratégias de conteúdo e na construção de comunidades. Atualmente, atua no Editorial do LinkedIn com o objetivo de fomentar conversas entre especialistas na plataforma, utilizando sua criatividade e habilidade de comunicação para conectá-los a oportunidades editoriais e de negócios na maior rede social profissional do mundo.
Luiz Gustavo Ribeiro
PAINEL 4 - TIKTOK
Moderador: Prof. Pedro Nogueira
Horário: 20h30 às 21h45
Local: Teatro Cásper Líbero – 1º andar
Case: PEANUTS - TikTok | Serasa Experian - TikTok
Convidados:
Palestrante 1: Valéria Allegrini – Diretora de Projetos
Diretora de Projetos na LVBA Comunicação, formada em Publicidade e Propaganda e com dois MBAs em Comunicação e Relações Internacionais pela FGV. Tem especializações em Transformação Digital para Executivos pela StartSe e Reputação pela Aberje. Com vasta experiência em Comunicação Corporativa, Valéria lidera equipes e projetos em diversos setores, incluindo agronegócios, tecnologia e farmacêutico. Ela se destaca no desenvolvimento de diagnósticos de comunicação, planos estratégicos, gestão de crises, treinamento e planejamento de mídia, além de atuar em comunicação interna e marketing digital.
Valéria Allegrini
Palestrante 2: Talyta Morais – Coordenadora de Comunicação inpEV
Talyta é formada em Relações Públicas pela Cásper Líbero e conta com 16 anos de experiência em Branding, comunicação, marketing digital e responsabilidade social corporativa. Com vivência em empresas do setor farmacêutico e startups, atualmente coordena o inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, onde se dedica a destacar projetos brasileiros inovadores em sustentabilidade e ESG.
Faz parte da equipe Sing desde 2016, onde gerencia PR, assessoria de imprensa, marketing de influência e redes sociais para clientes dos setores de tecnologia, entretenimento e games. Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marinna possui ampla experiência na estratégia de comunicação online e offline para grandes marcas nacionais e globais.
Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, Especialista em Comunicação Digital pela Universidade de São Paulo (ECA - Digicorp), Carolina tem vasta experiência com produção de conteúdo digital e marketing de influência com passagens por importantes player do mercado como YOUPIX, Serasa e atualmente TikTok. Ao longo de sua carreira se especializou em construir narrativas digitais que impactem positivamente a imagem e reputação das marcas em todas as áreas de seus negócios por meio de conteúdo nativo, relevante e identitário.
Carolina Cardoso
Palestrante 5: Gabriela Siqueira - Coordenadora de Mídias Sociais e Influenciadores no Serasa Experian
Coordenadora de Mídias Sociais e Influenciadores, com mais de 7 anos de experiência na criação de estratégias de mídias sociais para marcas. Especialista em desenvolver campanhas que impulsionam o engajamento e fortalecem a conexão entre marcas e público. Focada em resultados e apaixonada por construir diálogos autênticos que geram impacto e relevância.
Gabriela Siqueira
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Público
O evento é aberto ao público, com inscrições limitadas. Garanta sua vaga acessando o link de inscrição disponível para cada painel e oficina.
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