INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Sala Aloysio Biondi

24, 25 e 26 de setembro (terça, quarta e quinta-feira)

Manhã: 08h às 11h Noite: 19h às 22h

Descrição

O 16º Fórum de Pesquisa é o momento de apresentar a produção acadêmica desenvolvida durante todo ano de 2019 por nossos pesquisadores docentes e discentes vinculados ao CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa), para toda comunidade. Realizado de 24 a 26 de setembro, o evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos e promover o diálogo entre a graduação e o stricto sensu, fortalecendo a pesquisa acadêmica e os projetos de iniciação científica da Faculdade.

No dia 24 de Setembro, às 19h, teremos a Conferência de Abertura do Fórum com a participação de Alan Cesar Belo Angeluci, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom.

Nos dias 25 e 26 de Setembro, professores e alunos da Faculdade Cásper Líbero terão a oportunidade de expor suas pesquisas acadêmicas e de Iniciação Científica elaboradas ao longo do ano. O evento acontecerá em dois horários, pela manhã – das 8h às 11h – e pela noite – das 19h às 22h.




Programação


Terça-feira | 24 de setembro | 19h


Conferência de abertura: Pesquisa em Comunicação Digital na Era Pós-API

Desafios e possíveis caminhos para se fazer pesquisa científica coletando e analisando dados digitais

Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci

Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Educação (PPGE) e na Graduação em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Moody College of Communication da University of Texas at Austin (EUA) e no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom.

Quarta-feira | 25 de setembro | das 8h às 11h


Expositores(as) docentes:

Profa. Dra. Michelle Prazeres - Comunicação e Jornalismo slow no Brasil: Gênese e balanço de experiências nacionais

Prof. Dr. Roberto D'Ugo - Aspectos de Radioarte na Transmissão da ópera "Akhenaton", de Philip Glass, pela Cultura FM de São Paulo

Expositores(as) discentes:

Isabela Barreiros, Gustavo Maganha, Mariana Guarnieri, Renan Lima, Saulo César Tafarelo e Stephanie Cid.

Debatedores(as):

Profa. Dra. Marli dos Santos e Prof. Dr. Eugenio Menezes

Quarta-feira | 25 de setembro | das 19h às 22h


Expositores(as) docentes:

Prof. Me. Raphael Brito - Política Pública de Fomento ao Audiovisual no Brasil: Um olhar sobre a articulação entre o nacional e o local

Prof. Dr. Fabio Ciquini - O baile de máscaras e o apagamento do eu: compreensões sobre o ato fotográfico selfie como gesto da cultura

Expositores(as) discentes:

Julia Pereira, Murilo Suave, Raphaella Salomão, Seham Furlan e Silchya Rodrigues

Debatedores(as):

Profa. Dra. Simonetta Persichetti e Prof. Dr. Marcelo Santos.

Quinta-feira | 26 de setembro | das 8h às 11h


Expositores(as) docentes:

Prof. Me. Fabio de Paula - Terror nacional: os gêneros do horror e do suspense na indústria brasileira de entretenimento

Prof. Me. Joubert Brito - Crossmedia e Transmídia: desafios da publicidade na era da produção de conteúdo

Expositores(as) discentes:

Bianca Quartiero, Camila Campache Motta, Gabriela Gomes, Larissa Zerbini, Monique Sampaio, Pedro Henrique Ramos e Vítor Dumont.

Debatedores(as):

Prof. Dra. Ana Luiza Coiro e Prof. Dr. Claudio Coelho.

Quinta-feira | 26 de setembro | das 19h às 22h


Expositores(as) docentes:

Prof. Me. Adriano Rodrigues - Publicação Digital: Caminhos convergentes para Mídia Digital Online

Prof. Dr. Rodrigo Ratier - Mídia e nova direita: Uma análise da oferta de conteúdo midiático em grupos bolsonaristas de Whatsapp

Expositores(as) discentes:

Gabriel Balog, Gabriella Bueno, Giovanna Stival, Luiza Eltz, Mattheus Goto, Susana Terao e Taís Farias.

Debatedor:

Prof. Dr. Carlos Costa




Inscrições: Alunos da graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e RTVI), pós-graduação e mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA, turma e as mesas escolhidas para participar para [email protected].

Público externo deve enviar nome completo, RG, telefone para contato, instituição que representa e as mesas escolhidas para participar para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) e profissionais de Comunicação, bem como demais interessados nos temas.