INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Live – via plataforma Microsoft Teams

8 a 12 de fevereiro de 2021 (segunda a sexta), 18h, live via Microsoft Teams com inscrição prévia via Sympla

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/summer-school---jornalismo-do-futuro-para-o-futuro-do-jornalista__1119542

Descrição

Em algum momento ao longo dos últimos meses você deve ter se deparado com notícias desanimadoras ou se questionado a respeito da veracidade da fonte das informações enquanto as lia ou assistia.

Certamente, foi impactado por algum vídeo curto, de segundos, coreografado ao som de uma música que se repetia insistentemente em seu inconsciente ao longo do dia enquanto visitava suas redes sociais  impossível não ser influenciado, será? Tudo que consumimos, mesmo enquanto entretenimento, é jornalismo? Trata-se de informação, mas é possível produzir notícia relevante a partir do cotidiano, do que é trivial? E quanto ao formato do que compreendemos como jornalismo, quais as possibilidades que conferem credibilidade? O que é ser um bom jornalista?

Durante as atividades do Summer School você não encontrará respostas para todos esses e tantos outros questionamentos, entretanto, as reflexões e experiências propostas pelos profissionais que participarão dessa série de lives irão te auxiliar a construir seu próprio repertório e encontrar um espaço de quietude e compreensão em meio ao turbilhão de informações.

Confira abaixo os temas propostos para os encontros:

08/02
Jornalismo esportivo: apostas para 2021
Palestrante: Celso Unzelte, professor de laboratório de jornalismo
A cobertura esportiva se transformou nos últimos anos. As antigas mesas-redondas deram lugar, de um lado, à análise numérica com o refinamento do uso estatístico para o esporte; de outro, à ascensão do humor e do entretenimento, algo nem sempre bem visto pelos apaixonados por esporte. O que já cansou e o que ainda vai perdurar? Que novidades estão no radar e que o futuro jornalista não pode perder?

09/02
Faça você mesmo: podcasts
Palestrantes: Equipes das revistas Esquinas e Cásper
Os programas de áudio sob demanda já são uma realidade. Com audiência crescente e variedade temática, os podcasts estão ao alcance de quem tenha uma boa história para contar e saiba os recursos básicos de edição sonora. As equipes das revistas Esquinas e Cásper vão te ajudar a entender como colocar a mão na massa.

10/02
Jornalismo no Instagram e TikTok: tá falando sério?
Palestrante: Helena Jacob, coordenadora de jornalismo, professora de jornalismo e entretenimento
Em que medida os aplicativos preferidos dos millenials e da geração Z são “apenas mais uma plataforma” de conteúdo e precisam ser ocupados com a produção de informação? As especificidades de espaço e formato – além do claro predomínio do entretenimento – são barreiras ao jornalismo profissional? Um jornalista pode ser também um influencer? Em outras palavras: você deveria se tornar um/uma tiktoker?

11/02
Como é ser casperiano durante a pandemia
Palestrantes: Thiago Baba (2º ano), Bruna Salles (3º ano), Gabriela del Carmen (4º ano), alunos do curso de jornalismo
As condições de distanciamento social criadas pelo novo coronavírus modificaram o jeito como se estuda. Com o curso de jornalismo da Cásper não foi diferente. Estudantes tiveram de se adaptar às aulas a distância e encontrar novas formas de fazer reportagens, planejar TCCs, buscar estágios e manter contato com os amigos. O painel com alunos e alunas do 2º ao 4º ano pretende apresentar essa diversidade de experiências e trazer conselhos aos calouros e candidatos ao curso.

12/02
Cinco ameaças ao jornalista – e como VOCÊ vai enfrentá-las
Palestrantes: Rodrigo Ratier, vice coordenador de jornalismo, professor de Teoria e Prática da Reportagem
Enfrentando a maior crise de credibilidade de sua história, o jornalismo nunca foi tão importante. A missão de informar para que as pessoas sejam capazes de tomar decisões na vida prática e se autogovernar segue sendo a base da profissão. As dificuldades são muitas: desinformação, submissão ao entretenimento, crise dos modelos de negócio, guerras políticas, dificuldade crescente de acesso a fontes oficiais. A palestra navega pelos obstáculos e mostra caminhos concretos para superá-los.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Público

Alunos de jornalismo, aspirantes a jornalistas e vestibulandos.