Em 2050, no mínimo 1/6 da população mundial terá mais de 65 anos. A partir dessa constatação, a Ashoka (pioneira e maior rede de empreendedores sociais do mundo) iniciou colaboração com o curso de RTVI da Cásper para um projeto conjunto de extensão universitária. 

Com mediação dos professores Alessandra Marassi e Renato Tavares, cinco alunas do 3º semestre de curso de RTVI participaram da produção de um vídeo manifesto sobre “Nova Longevidade”, que foi veiculado no Healthy Living and Longevity Globalizer Summit, um evento global da Ashoka, que aconteceu na primeira semana de junho, em Madri. O vídeo também está disponível nas plataformas online da Ashoka. 

De acordo com Renato Tavares, coordenador do curso de RTVI, “a colaboração com a Ashoka potencializa a extensão universitária e a internacionalização, pois essa produção audiovisual, legendada em três idiomas, poderá ajudar na reflexão, na sensibilização e no engajamento dos alunos da Cásper e dos espectadores em pautas relacionadas à temática da longevidade e dos desafios pela busca da qualidade de vida diante do envelhecimento das populações do Brasil e do exterior”.   

Marília Duque, co-líder de Nova Longevidade no Brasil, enfatiza a importância da produção e da divulgação do vídeo manifesto “para a construção de novas narrativas sobre a longevidade, para a colaboração intergeracional e para a sensibilização de que estamos todos envelhecendo. Essa sensibilização começa pelos próprios estudantes, nossos futuros comunicadores que poderão contribuir de forma poderosa para essa transformação de mentalidade”. Há 40 anos, a Ashoka potencializa as transformações sociais por meio do reconhecimento e do apoio a empreendedoras e empreendedores sociais que promovem mudanças sistêmicas em políticas públicas, mentalidades e práticas de mercado. São 4 mil inovadores sociais no mundo, dos quais 400 estão no Brasil. 

 Nova Longevidade é uma iniciativa global da Ashoka que responde aos desafios do acelerado envelhecimento populacional, engajando todos os setores da sociedade (civil, privado, público, educacional, mídia). No Brasil, a iniciativa conta com o Lab Nova Longevidade, um espaço cocriado com o Instituto Beja com o objetivo de colocar inovação, colaboração e transformação social no centro da conversa sobre longevidade.   

Saiba mais e assista ao Manifesto legendado em português em: https://www.ashoka.org/pt-br/nova-longevidade 

Link para assistir ao Manifesto legendado em inglês no site global de Nova Longevidade Ashoka: 

https://newlongevity.ashoka.org/en 

Créditos do vídeo: 

Concepção: Lab Nova Longevidade (Ashoka e Instituto Beja) 

Roteiro: Ashoka New Longevity Global Team e Marília Duque 

Locução: Pippa Vos 

Co-diretora locução: Carol Leiderfarb 

Banco de imagens: Vecteezy, Pexels, e Pound 5 

Trilha sonora: Pexels 

 

Participaram da realização do vídeo manifesto cinco estudantes do curso de Rádio, TV e Internet: 

-Beatriz dos Santos Venancio: Pesquisa de imagens e legendas 

-Isabelle Aires de Araújo Olvera: edição 

-Julia Christofani Barros Thoma: pesquisa de imagens e trilhas sonoras 

-Larissa Taboada Ikegami: acompanhamento de locução 

-Sofia Caversan de Freitas: trilha sonora e edição de vídeo 

Supervisora ​​de extensão universitária do curso de Rádio, TV e Internet: Alessandra Marassi 

Coordenador do curso de Rádio, TV e Internet: Renato Tavares