Doutora e mestra em Ciências da Comunicação, Especialista em Comunicação Organizacional, Docente e Pesquisadora na ECA/USP e Cásper Líbero
Doutora e mestra em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, atuando como professora no curso de graduação e pós-graduação da mesma instituição. É docente no curso de especialização do GESTCORP/USP e do MBA/ ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva INSPER/SP, Compliance e Gestão de Compliance. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - CECORP ECA/USP. É vice-coordenadora do Grupo de pesquisa “Comunicação, Ética e Alteridades em Processos Relacionais de Subjetivação e Conflitos no Ambiente Organizacional” da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas ABRAPCORP e membro do conselho fiscal da SOCICOM - Federação Brasileira de Associações Científicas e Académicas de Comunicação.
Ver Currículo Lattes
Jornalista especialista em Estratégia, Transformação Digital e Inovação
Área de conhecimento: Comunicação e Economia
Chief Marketing Officer (CMO) da Pismo, empresa global de tecnologia para serviços financeiros adquirida pela Visa em 2023. Com mais de 20 anos de experiência em marketing, comunicação e liderança, Débora é responsável por estratégias de expansão global e posicionamento de marca, integrando inovação e negócios em um ambiente de alta performance. Antes da Pismo, liderou áreas de marketing e comunicação na Technisys e atuou como diretora de redação em veículos como Época Negócios e INFO. Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e em Economia pela USP, possui especializações em estratégia, transformação digital e inovação por instituições como MIT Sloan, Harvard, Columbia Business School e Singularity University. É vencedora do Citi Journalistic Excellence Award e referência em gestão estratégica, branding e comunicação corporativa.
Relações Públicas com Especialização em Administração de Empresas
Área de conhecimento: Comunicação Corporativa
CEO da LVBA Comunicação, agência com 50 anos de atuação em comunicação estratégica. Há mais de 35 anos, dedica-se ao planejamento e à condução de projetos de gestão reputacional. É professora na FAAP, no curso Comunicação Corporativa Estratégica e Gestão de Crise, e na Faculdade LEC, no programa de ESG e Governança, com ênfase em Comunicação e Gestão de Crises. Tem especialização em Compliance e Governança pelo Insper e formação para Conselhos de Administração pelo ISE/IESE. Integra o IBGC e o movimento bstory, voltado ao protagonismo de profissionais 50+. Fundadora da Abracom, presidiu a entidade e seu Conselho de Ética por duas gestões e hoje atua no Conselho Consultivo.
Relações Públicas e Especialista em Inteligência de dados e Marketing
Área de conhecimento: Comunicação e Marketing
Guido Sarti é especialista em inteligência de dados e marketing, colunista da Fast Company Brasil e autor do newsletter Notas Laterais, onde explora as tensões entre tecnologia, cultura e atenção. É sócio e VP de Data Intelligence e Tecnologia na GALERIA.ag, liderando uma estrutura de mais de 40 profissionaisdedicada a transformar dados em vantagem competitiva e direção estratégica. Co-fundador das empresas GAIA™, Fluxo™ e Scout.6™, atua no desenvolvimento de produtos proprietários de inteligência aplicada que conectam dados, criatividade e negócio. Combina pensamento crítico, visão sistêmica e prática executiva para traduzir complexidade em soluções de impacto.
Pós Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design
Área de conhecimento: Comunicação e Tecnologia
Professora de comunicação e tecnologia na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Pesquisadora dos impactos das novas tecnologias na comunicação e na sociedade, é autora do livro “Dos humanos aos humanos digitais e os não humanos: a nova ordem social da coexistência (2024). Graduada em Jornalismo e Letras. Na grande imprensa, atuou na Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Na área da comunicação corporativa, em que atua como consultora, trabalhou no Grupo Pão de Açúcar, Fiat Automóveis, Weber Shandwick e CDN, atendendo, entre outras, empresas como McDonald’s Brasil e AL. É doutora e pós-doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), além de membro dos grupos de pesquisa Comunidata (PUC-SP) e InfluCom (ECA-USP).
Ver Currículo Lattes
Mestre em Comunicação e Semiótica
Área de conhecimento: Comunicação e Semiótica
É vice-presidente da United Minds, consultoria de cultura organizacional, liderança e gestão de mudanças. Jornalista, psicanalista, mestre em comunicação e semiótica, com especialização em estratégia corporativa e gestão do conhecimento. Tem 25 anos de experiência em consultorias de gestão pública e privada, grupos de comunicação e também no terceiro setor. É professor, palestrante, mentor e escritor.
Doutora e mestre em Comunicação e Consumo
Área de conhecimento: Comunicação Corporativa
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Diretora Executiva da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), com mais de 25 anos de experiência em comunicação corporativa, reputação e inovação. É doutora e mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM-SP, com especialização em empreendedorismo feminino pela EU Business School. Atuou como CEO da Hill+Knowlton Strategies (Grupo WPP) e diretora da FTI Consulting, liderando projetos estratégicos para empresas globais. Fundadora da Macob Communications, autora do livro Porta-vozes do capital (2020) e pesquisadora sobre ética, reputação, cultura digital e experiências imersivas. Integra a WFSF – Federação Mundial de Estudos do Futuro e participou da COP Paris 2015 como membro da Rede de Mulheres Líderes pela Sustentabilidade.
Ver Currículo Lattes
Jornalista Mestre em Comunicação
Área de conhecimento: Comunicação Organizacional e Employer Branding
Jornalista, especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP) e mestre em Comunicação (Cásper Líbero). Possui mais de dez anos de experiência em Comunicação Corporativa, atuando em Employer Branding, Employee Experience, Comunicação Interna, Relações Públicas, Mídias Digitais e Gestão de Crise em empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e nos Estados Unidos. Integra o grupo de pesquisa INFLUCOM (USP).
Ver Currículo Lattes
Doutora em Literatura e Crítica Literária
Pós-doutoranda em Literatura na Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e mestre em Ciências da Comunicação (Jornalismo, Epistemologia) pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, onde leciona desde 2002. Atualmente é professora do curso de Jornalismo da Cásper Líbero nas disciplinas Relacionamento com a Mídia e Influenciadores e Gerenciamento de Crise e Reputação. Com trajetória de 30 anos em Assessoria de Imprensa, Comunicação Corporativa e Gestão de Crises, tendo atuado por décadas no Banco do Brasil, desenvolve pesquisas sobre crítica teatral, narrativa jornalística e impactos da inteligência artificial na comunicação. É autora do livro “João Apolinário e Sábato Magaldi: Estética e História na Crítica Teatral Brasileira”. Integra os grupos de pesquisa INFLUCOM (USP) e RENAMI (SPBJor). É colaboradora do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise da UFSM, com atuação na análise de estratégias comunicacionais, reputação institucional e ecossistemas de desinformação.
Ver Currículo Lattes
Mestra em História Econômica
Área de conhecimento: Comunicação e Economia
Jornalista (Cásper Líbero) e mestra em História Econômica (FFLCH-USP), com especialização em Jornalismo Econômico (PUC SP) e em Marketing, Branding e Growth (PUC RS). Atua na área de comunicação do Banco do Brasil há mais de 20 anos, com experiência em comunicação interna, assessoria de imprensa e organização de eventos. Possui certificação em Estudos Afro-latino-americanos pelo Instituto ALARI da Universidade de Harvard.
Ver Currículo Lattes