INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Todos os anos, instituições como o Grupo Estado promovem cursos presenciais e gratuitos de jornalismo com as mais diversas abordagens. A Oboré, empresa que atua com comunicação popular, oferece três módulos de curso: Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, Amazônia e Conflitos armados e outras situações de violência. Junto a profissionais, os alunos aprendem técnicas de jornalismo na prática e têm direito a atendimentos individuais para que professores-jornalistas avaliem seus textos. Veja o que uma aluna e um ex-aluno da Cásper têm a dizer sobre os cursos.

Ana Carolina Neira - Cred NH Photos Nivaldo Silva

Ana Carolina e a Oboré
Crédito: NH Photos/Nivaldo Silva

Projeto Repórter do Futuro
Vinte estudantes foram selecionados para o curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, realizado pela Oboré, que começou em 22 de fevereiro e vai até 10 de maio. A sétima edição do curso vai trabalhar temas como saúde, mobilidade, habitação, segurança e inclusão de deficientes.
Ana Carolina Neira, aluna da Cásper, já participou dos outros dois módulos que a Oboré oferece e, com o módulo São Paulo, espera conhecer melhor a cidade para poder melhorá-la. “Acho que isso faz parte da minha missão como cidadã e como jornalista”.
Ela também afirmou que estar bem informado é essencial não apenas para ser aprovado no processo seletivo: “uma vez selecionado, tem que ir atrás, tem que pesquisar o tema das coletivas de imprensa, quem é a fonte, ter dados para, quem sabe, rebater o que ela disser. Foi na Oboré que aprendi que jornalista precisa estar sempre munido de tudo e ter muito jogo de cintura durante uma coletiva”.

Fabio Calderon

Fabio foi aprovado no curso
Crédito: acervo pessoal

Curso Estado de Jornalismo Econômico
O Curso Estado de Jornalismo Econômico tem três meses de intenso treinamento sobre jornalismo econômico e é realizado em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas. Ao final, os alunos recebem um certificado de extensão universitária em macroeconomia e finanças.
Fabio Calderon, formado em 2012 pela Cásper, foi um dos 25 aprovados para participar da 4ª edição do curso. Um dos motivos que o levou a querer participar foi por perceber que economia se relaciona a diversos assuntos. “Eu trabalhei com turismo durante muito tempo, e qualquer decisão do governo relativa ao IOF, ou então a oscilação do real frente ao dólar, tinham impacto direto naquilo que eu fazia, mesmo sem eu lidar diretamente com economia. Aliás, pegando carona nos assuntos do momento, eventos como a Copa do Mundo estão diretamente relacionados à economia. Quem consegue enxergar esta interligação com certeza sairá na frente de outros candidatos”.
Fabio também falou sobre sua motivação em fazer o curso: “aprofundar meus conhecimentos em jornalismo econômico é também uma maneira de entender melhor o contexto dos fatos e ter uma visão mais interligada dos acontecimentos nacionais e internacionais”.

Curso Estado de Jornalismo Esportivo
O Grupo Estado também promoverá em abril a segunda edição do Curso Estado de Jornalismo Esportivo com duração de uma semana. Destinado a alunos do 4º ano ou formados em 2013, o curso terá enfoque na Copa do Mundo. Os alunos participarão de aulas, palestras, entrevistas coletivas e atividades monitoradas na editoria de esportes do Grupo Estado. Os alunos com melhor avaliação poderão integrar a Seleção Universitária Estadão, ajudando na cobertura da Copa entre maio e julho.