A publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero, Karla Ikeda, sempre se sentiu atraída pelo universo das celebridades e percebeu como os conceitos aprendidos na vida acadêmica poderiam ser aplicados ao gerenciamento de carreiras artísticas. Incentivada pela descoberta de estratégias de comunicação feitas durante a graduação em publicidade e propaganda e na pós-graduação em marketing, também concluída na Cásper Líbero, dedicou-se ao estudo da construção de imagens de artistas.
Em 2012, a publicitária concluiu sua pós-graduação com o TCC “Artistas, subcelebridades, marcas e branding – Construção e manutenção de uma relação eficiente e duradoura”. O estudo deu origem ao livro Profissão Famoso – Como gerenciar imagens de sucesso, lançado esse ano pela Editora E-Papers.
A obra relaciona a forma como os famosos gerenciam suas carreiras e as técnicas de marketing e branding de grandes empresas. A autora defende que ser famoso também é uma profissão. “Tendo o artista sua própria imagem como instrumento de trabalho, suas atividades, relações e postura tornam-se também responsabilidades profissionais”, explica.
No livro, Karla ressalta ainda a importância da construção de uma identidade compatível com a essência do individuo para que ele conquiste simultaneamente espaço na mídia e o carisma do público. Além de investigar referências teóricas na área, a autora teve a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da carreira do grupo de pagode Jeito Moleque, como assessora de imprensa, e fez diversas entrevistas com profissionais da indústria de entretenimento, unindo assim seus estudos e sua experiência profissional.
“Em um ambiente online de constante vigilância como ao que estamos expostos por meio das redes sociais e outras ferramentas de comunicação, o gerenciamento de imagem torna-se fundamental para fortalecer as marcas”, opina a autora que vem sendo requisitada para ministrar palestras sobre gerenciamento de marcas para empresas e profissionais liberais.