INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Professor Silvio Barbosa e Nilton Travesso na abertura da 8ª Semana do Audiovisual Crédito: Yuri Andreoli

A 8ª Semana do Audiovisual, que aconteceu entre os dias 11 e 15 de agosto, trouxe palestras, mostras de trabalhos e workshops, para proporcionar aos alunos – e demais interessados no assunto – uma aproximação com profissionais do mercado.

Organizada pela comissão Casperito, formada por alunos de rádio, TV e internet, com a ajuda da coordenadoria do curso, a Semana contou com a presença do veterano diretor e produtor Nilton Travesso, comemorando seus 50 anos de produção audiovisual em sua primeira mesa, realizada na manhã da segunda-feira, 11 de agosto. Nilton compartilhou suas experiências na área e todas as funções que teve ao longo da carreira, até se encontrar trabalhando em três frentes diferentes: o rádio, como diretor do programa Morning Show, da Jovem Pan de São Paulo; a TV, com o Saia Justa, do canal GNT; e formando novas gerações de atores na Oficina Nilton Travesso, com cursos profissionalizantes. No mesmo dia, à noite, os locutores de rádio Gavião, Rodrigo Vessoni e Marco Bello comentaram os bastidores das transmissões radiofônicas dos mundiais de futebol.

O segundo dia do evento, 12 de agosto, teve Fabiano Beraldo, da Agência Ogilvy, e Fred Ouro Preto, da

Fabiano Beraldo, Fred Ouro Preto e Ninho Moraes na 3ª mesa da Semana do Audiovisual Crédito: Roberto D'Ugo

Crédito: Roberto D’Ugo

Conspiração, no período da manhã, falando sobre produções audiovisuais na publicidade. Os dois convidados frisaram a importância da observação do que é considerado “politicamente correto” para não “sensibilizar o público”, de acordo com Fabiano. No período da noite, as experiências e oportunidades da TV Paga, com Marcello Leão Braga, Felipe Ferrari Ferreira e Carlos Queiroz, executivos dos Canais FOX, foi tema da mesa apresentada.

“Das Garagens para os Grandes Estúdios: O sucesso das web rádios” abriu a 8ª Semana do Audiovisual na quarta-feira, 13 , com a presença dos radialistas Robertinho, da Rede Blitz e David Jill, da BestRadio Brasil. Já à noite, Paulo Cuenca e Danielle Noce, do blog Cozinha Bossa e Malagueta/I Could Kill For Desert, Otávio Albuquerque, do site Tastemade e Caio Novaes, do Ana Maria Brogui se reuniram para comentar o sucesso dos canais de culinária na Internet e concluíram que um ingrediente essencial é a interatividade.

David Jill, Robertinho e o coordenador de RTVI, Roberto D'Ugo

David Jill, Robertinho e o coordenador de RTVI, Roberto D’Ugo

Quem assistiu ao penúltimo dia do evento, na quinta-feira, 14, pode, na parte da manhã, ter um contato mais próximo com a realidade do mercado de RTVI, por meio das experiências de Casperianos veteranos, que contaram sobre os primeiros passos nas respectivas carreiras e a opção pelo empreendedorismo. Uma das mesas mais esperadas da 8ª edição levou os presentes a voltarem no tempo, relembrando os grandes sucessos infantis da TV Cultura nos anos 1990, no período da noite. Para falar sobre o assunto, foram chamados os intérpretes da dupla Tíbio e Perônio (Castelo Rá-Tim-Bum), Flavio de Souza e Henrique Stroeter, e Fernando Gomes, diretor, criador e manipulador de bonecos (inclusive o Júlio, do programa Cocoricó).

No encerramento da semana, na sexta-feira, 15 de agosto, a mesa da manhã teve como assunto principal a importância da direção de arte, com Daniel Barros e a diretora Vera Hamburguer, que trabalhou em filmes premiados como o Carandiru. À noite, a diretora Julia Pacheco Jordão, uma das responsáveis pela série O Negócio, comentou o sucesso das séries nacionais na TV paga, mostrando que isso representa uma boa oportunidade para quem deseja atuar na área.

Todas as mesas do evento foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Faculdade Cásper Líbero e podem ser assistidas aqui:

Veja outras fotos do evento.