De 18 a 20 de agosto, a Faculdade Cásper Líbero foi sede do 3º PRATICOM – Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação, evento que celebrou o centenário das relações públicas no Brasil.
Realizado em parceria com a Abracom e apoiado pelo Conferp e pela Aberje, o encontro teve a participação de grandes agências brasileiras, que apresentaram estudos de casos e puderam debater com o público e outros convidados suas práticas e métodos.
Na manhã da segunda-feira, 18 de agosto, Sergio Andreucci, coordenador do curso de relações públicas na Cásper Líbero, e Carlos Carvalho, presidente-executivo da Abracom, fizeram a abertura do evento, que trouxe a mesa “Macrotendências das relações públicas no Brasil”, mediada por Carvalho, com a participação de executivos de cinco agências.
Juliano Nóbrega, coordenador de imprensa do Governo de São Paulo, começou o debate apresentando as
diretrizes da imprensa com que lida. Em seguida, Renata Santiago (In Press Porter Novelli) falou sobre como unir esforços para trabalhar o diálogo com transparência na era digital. Dando continuidade, Andrew Greenlees (CDN) sobre a comunicação no setor público, explicou o que é preciso para criar estratégias e usar bem as informações.
Depois foi a vez do Casperiano Márcio Cavalieri (RMA), que abordou comunicação corporativa e economia digital. Ele foi seguido por Ciro Dias Reis (Imagem Corporativa), que mostrou como o Brasil se apresenta no contexto global de comunicação. Por último, da agência Ketchum, Rosana Monteiro mostrou o olhar de um relações públicas no festival Cannes Lions, “a Meca da criação para as agências”, que em 2009 abriu a categoria RP.
À noite aconteceu a segunda mesa do primeiro dia, que fez um resgate histórico das relações públicas com Carlos Kendi Fukuhara (Consultor) falando sobre como RP pode contribuir com o governo e Flávio Schmidt (Pró Imagem) contando a história da “Dama de Ferro” das relações Públicas: Vera Giangrande. Para encerrar, Gisele Lorenzetti (LVBA) trouxe o pioneirismo das agências de RP para discussão.
Também contribuindo para o resgate histórico, alunos do 3º ano de relações públicas da Faculdade Cásper Líbero, coordenados pelos professores José Augusto Dias e Valéria Castro, fizeram uma série de entrevistas com casperianos formados nas últimas décadas: o projeto Casperianos, contem suas histórias.
O segundo e o terceiro dia do 3º PRATICOM, 19 e 20 de agosto, apresentaram práticas de comunicação atuais de doze grandes agências, mostrando cases de sucesso de seus clientes nos períodos da manhã e noite. Eles apresentaram suas agências e modelos de atuação, e depois debateram quais estratégias usaram para superar os desafios indicados pelos clientes, atingindo os objetivos deles – às vezes, até superando-os.
Todas as mesas do evento foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Faculdade Cásper Líbero e podem ser assistidas aqui: