INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Alunos da disciplina de Telejornalismo, disciplina do 3º e 4º ano do curso de Jornalismo da Cásper Líbero, realizaram reportagens para colocar o aprendizado em prática. Em alguns casos, foi o primeiro contato dos discentes com equipamentos, geração de imagens, filmagem, ilha de edição.

Orientados por uma das professoras da disciplina, Regina Soler, eles mostram aqui alguns de seus trabalhos. Confira.

Viagem gastronômica pela América Latina

Autointitulada “capital mundial da gastronomia”, São Paulo tem restaurantes de cozinha típica de diversos países latino-americanos. Com um destaque: as paletas, sorvete mexicano que virou moda na cidade

Por Luíza Fazio, Mariana Marinho, Paola Perroti e Rafaela Malvezi, alunas do 4º ano de Jornalismo

Jornalismo gastronômico não é apenas comer e beber, como muitos pensam. Exige muitos telefonemas, correria, portas na cara e uma baita dedicação. Apesar de todas as dificuldades, encontramos pessoas dispostas a nos receber e contar sobre a vasta culinária de nossos países vizinhos.

Em São Paulo, há diversas opções de restaurantes de cozinha latinoamericana. Na reportagem, a aluna Paola Perroti mostra os pratos típicos de algumas regiões e também uma novidade: as paletas – sorvete mexicano que virou moda na cidade.

Novos Autores

Jovens autores ganharam a cena na Bienal do Livro de São Paulo deste ano. O evento, que serve como termômetro do mercado editorial, mostrou que as apostas para o futuro têm, hoje, menos de trinta anos

Por Lucas Besseler, Mariana Janjacomo, Nilo Vieira e Victor Bonini, alunos do 4º ano de Jornalismo

Proposta: mostrar a relevância de novos e jovens escritores no mercado editorial.

Produzir uma reportagem em um grande evento, como a Bienal do Livro de São Paulo, nos aproximou das realizações da grande mídia. Tivemos que saber lidar com assessorias de imprensa e aprender a confeccionar a matéria do começo ao fim, sem erro – até porque, dadas as proporções de uma bienal, tudo teria dado errado se não tivéssemos marcado os horários com os autores e explicado nosso foco de abordagem.

A Bienal do Livro de São Paulo, que aconteceu em agosto na capital, foi o pano de fundo para que jovens autores mostrassem seu trabalho. O evento, que serve como termômetro do mercado editorial, mostrou que as apostas para o futuro estão, hoje, entre os escritores com menos de trinta anos.

Cochilo

Um espaço localizado na região central da cidade oferece aos usuários a possibilidade de alguns minutos de descanso em meio à rotina cansativa e estressante da capital paulista

Por Juliana Ortega, Letícia Dias, Mariana Moreira e Priscila Kesselring, alunos do 3º ano de Jornalismo

Esse grupo de alunas escolheu o Cochilo, primeiro cochilódromo de São Paulo, como tema para a reportagem proposta como trabalho para a disciplina de Telejornalismo I. Sob a orientação da professora Regina Soler, elas participaram de todos os processos que envolvem a elaboração de uma reportagem em vídeo, como a escolha e a elaboração da pauta, a gravação das entrevistas e geração de imagens, o desenvolvimento do roteiro e a edição final do material.

Na reportagem, que pode ser conferida aqui, a repórter Mariana Moreira conta detalhes do espaço, localizado na região central da cidade, que oferece aos clientes a possibilidade de alguns minutos de descanso em meio à rotina cansativa e estressante da capital paulista.

Grupos de dança cover de K-Pop

A música é pop, mas a língua é o coreano. O K-Pop é um gênero musical que vem conquistando fãs no Brasil. Os clipes têm coreografias marcantes e quem gosta costuma se dedicar para aprendê-las

Por Laura Gallotti, Mariana Diello, Nathalie Provoste e Thaís Helena Reis, alunas 3º ano de Jornalismo

Proposta do trabalho: Mostrar a existência e relevância cultural de grupos de dança cover de K Pop que ensaiam no Centro Cultural Vergueiro.

Sobre a experiência pedagógica: “A matéria sobre os grupos de dança cover de K-Pop foi nosso primeiro trabalho de telejornalismo fora dos perímetros da Faculdade Cásper Líbero. Foi uma experiência bastante trabalhosa, mas muito gratificante quando vimos o resultado final. Fomos até o Centro Cultural Vergueiro em um domingo pela manhã, por volta das 10 horas, e passamos o dia acompanhando os ensaios do grupo Beautiful Strangers, que faz o cover de uma banda chamada Girls Generation. Depois, entrevistamos Julio, que também faz parte de uma banda cover. Nesse dia, aprendemos a usar os equipamentos disponíveis e a editar uma pequena reportagem do início ao fim. Voltamos ao local mais uma vez para regravar uma passagem, sob orientação da professora. Aprendemos muito sobre o Centro Cultural São Paulo e também a respeito dos grupos que ensaiam no local. Uma experiência bastante proveitosa.

EXPO – SP

Por Luísa Massa, Luciana Faria, Maria Beatriz Gonçalves, Raquel Bertani e Victoria Duarte, alunas do 4º ano de Jornalismo

A chegada de grandes exposições à cidade de São Paulo despertou o interesse das alunas do 4º ano de jornalismo sobre outros museus e exposições de menor porte desconhecidos por parte dos paulistanos.

Com horas de fila, horários agendados ou portas abertas, os museus de São Paulo chamam a atenção não apenas pelos ricos acervos, mas também pela história que os visitantes ainda não conhecem.

O trabalho foi desenvolvido por alunas do quarto ano de Jornalismo sob a supervisão da professora Regina Soler para a disciplina de Telejornalismo II.