Ementa

Contexto histórico, campo de atuação, funções, objetivos e princípios das relações públicas. Os conceitos de imagem, identidade e reputação por meio da apresentação de cases. O planejamento estratégico: histórico, briefing, análise de tendências, estudo de mercado e de públicos, modelos de planejamento BSC, PNQ e outros para a elaboração do diagnóstico empresarial. O plano de ações e suas respectivas linhas de produção. O uso de modelo de avaliação e mensuração de resultados: a régua da efetividade.

Descrição

Planejamento Estratégico de Comunicação e Relações Públicas é uma disciplina fundamental para quem tem o objetivo de melhorar sua habilidade em construir estratégias de comunicação e relações públicas que respondam às necessidades de negócio de diferentes tipos de organização. Também é oportuna para quem pretende entregar um plano de comunicação, em vez de uma monografia, como projeto de conclusão de curso da pós-graduação.

Os encontros permitem que o estudante da pós-graduação aprofunde seu conhecimento em cada um dos passos de um planejamento, que inclui, entre outros temas, construção de cenários, entendimento de mercado e das forças e fraquezas da organização, formulação de diagnóstico, desenvolvimento de objetivos, estratégias e táticas, além de medição de resultados.

Para tal, a disciplina aborda diferentes modelos de planejamento e estratégias de negócios, pois parte do princípio que o bom planejamento de comunicação “conversa” com o planejamento da própria organização.

Os pós-graduandos que optarem por essa disciplina terão oportunidade de avaliar diferentes cases e de construir seu próprio planejamento aplicado a uma situação real ou compartilhada pelo professor. Será incentivado que eles busquem os formatos que mais lhes agradem e que respondam melhor à cultura de diferentes empresas. Não se busca um “produto pronto” e, sim, um espaço para que se debata diferentes modelos, que ajudem organizações a prosperarem, entendendo comunicação como uma matéria indispensável para essa tarefa.

Docente: Pedro Arthur Nogueira

Formado em Comunicação com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou em processos e implementou modelos de excelência em gestão, por meio da ISO 9001 e do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Após a especialização em estratégia de negócios assumiu a gestão do  Planejamento Estratégico anual e utilizou  ferramentas como: BSC, Estratégia do Oceano Azul, Análise das 5 Forças da Indústria, dentre outras. Desde 2009 gerencia a área de Marketing Digital, sendo responsável pela reputação digital de duas marcas globais, o BB Seguros e a MAPFRE. Desde 2009 é professor da Faculdade Cásper Líbero e ministra aulas de estratégia, marketing e administração.

Ver Currículo | Ver Perfil