Revista Comtempo

Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero – ISSN 2176-6231
Volume 7, nº 1 – jan./abr. 2015

Resumo
Este artigo visa uma análise semiológica de algumas imagens do fotógrafo  brasileiro Sebastião Salgado saídas da exposição “Exodes” [Êxodo] . Para tal leitura, debruçaremos, notadamente, sobre A câmara clara, sua derradeira obra em vida e que corroa suas reflexões a respeito da imagem fotográfica e também sobre alguns fragmentos de Mitologias dedicados à crítica da fotografia. Trabalhamos com a hipótese de que os significados fortes em Sebastião Salgado o aproximam da vacuidade do studium.

Palavras-chave
Roland Barthes, Sebastião Salgado, fotografia, mito, studium

Leia o artigo completo

 

Artigos

[mini cat=”artigos-comtempo” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Editoriais

[mini cat=”editorial-comtempo” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]

Relacionados

[mini cat=”revistas” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]