INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

No dia 1º de setembro, os jornalistas Monica Bergamo, colunista da Folha de S. Paulo, e Matheus Pichonelli, colunista da CartaCapital e do portal Yahoo!, debateram com os alunos da Cásper Libero sobre política, economia, crise do jornalismo, novas mídias e mercado de trabalho na 23ª Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero.

Tanto Bergamo quanto Pichonelli são bem sucedidos ex-alunos da Faculdade Cásper Líbero, “estou mais acostumado a me sentar onde vocês estão do que aqui no palco”, disse Pichonelli no início de sua fala. Partindo do início de carreira em estágio no jornal Gazeta Esportiva aos dias atuais, Pichonelli falou sobre o panorama atual do jornalismo. Ele afirma que hoje a informação saiu das mãos do jornalista, e não existe mais um monopólio; como exemplo ele citou as manifestações de 2013, as quais foram massivamente divulgadas por pessoas comuns, e então mostradas de diversos pontos de vista.

Da mesma forma, Bergamo apresentou sua trajetória na profissão contando sobre seu primeiro emprego na Gazeta de Pinheiros, trabalhando sob o comando do jornalista Antonio Roberto Espinosa. Respondendo à perguntas de alunos ela contou que, além de ter uma equipe que a ajuda na coluna Rede Social, da Folha de S.Paulo, o cotidiano é puxado, pois ela precisa ler vários jornais e plataformas para decidir em qual canal a informação será publicada. “Mas a forma como eu apuro as notícias não mudou”, ponderou a experiente jornalista. Ela também deu a dica: entrevistar pessoalmente é a melhor opção, pois o contato com a fonte é muito importante no trabalho jornalístico.

Ao serem perguntados sobre o mercado de trabalho, os dois palestrantes acalmaram seus aflitos futuros colegas de profissão dizendo que existem, sim, oportunidades na carreira, e ainda deram os seguintes conselhos: é importante conhecer vários temas, fazer cursos diferenciados, cultivar uma boa agenda de contatos e saber que nada cai do céu, e portanto, é preciso correr atrás.