INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

A noite do dia 1º de setembro foi reservada para um dos temas mais importantes do jornalismo hoje, “Jornalismo em Ambientes Digitais”, que contou com a participação de grandes profissionais da área como Carla Jimenez, editora executiva do El País Brasil; Tatiana Dias, editora de blogs do Brasil Post; Fred Di Giácomo, do Gluck Project e Rodrigo Flores, gerente de conteúdo da Uol, que compartilharam com alunos um pouco das experiências deles nessa área.

Quem começou foi Carla Jimenez, formada pela Cásper Líbero, que contou da sua experiência no mercado jornalístico desde os 18 anos e no El País desde 2013, quando surgiu a versão brasileira do jornal que conta com aproximadamente 3 milhões de leitores em todo mundo. Segundo ela, “o jornalismo digital veio para bagunçar o cotidiano do jornalismo. E isso é bom”. Além disso, ela pontuou ainda que o maior desafio do digital é a técnica do “caça-clique”, ou seja, a busca pelo clique a qualquer custo, mesmo que a informação seja sacrificada.

Em seguida, Fred Di Giácomo contou a experiência dele na área. Formado pela Unesp, Fred começou sua carreira na Rádio Bandeirantes AM e passou pelo Grupo Abril, em revistas como Quatro Rodas, Mundo Estranho e Capricho, sendo responsável nesta última, pela versão digital da publicação. Posteriormente, criou alguns newsgames no site da revista Superinteressante, como por exemplo, o Filosofighters que ficou famoso entre os internautas e teve repercussão internacional. Atualmente, segue no Bruck Projet, que afirma ser “um site para buscar uma vida mais plena”.

Rodrigo Flores, no grupo Uol desde 1999, deu sequência à discussão. Dentre suas afirmações, afirmou que os “alunos da Cásper compõem hoje a elite nacional do jornalismo”. Ele contou um pouco de sua trajetória dentro do grupo midiático e acrescentou que “estamos na adolescência do jornalismo digital, passamos ainda por um período de amadurecimento deste meio”. Rodrigo afirmou que os desafios do digital são grandes, mas que a área oferece muitas oportunidades de se fazer um bom conteúdo jornalístico.

Por fim, Tatiana Dias, também ex-aluna da Cásper Líbero, tomou a palavra e contou sobre suas experiências e aprendizados no grupo Estadão, especialmente no Link, o primeiro caderno online de notícias que juntou as redações on e off-line no Brasil. Tatiana, marcada, segundo palavras dela, por uma “relação de amor e ódio com o jornalismo”, deixou o grupo e para assumir a edição do site da revista Galileu, e depois foi para o Brasil Post, versão brasileira do norte-americano Huffintgon Post, um site colaborativo formado por uma rede de blogueiros. “O universo digital tem muitas oportunidades; os alunos precisam batalhar cursos, estágios, oportunidades desde muito cedo. Enfim, colocar a mão na massa”, pontuou, colocando uma questão importante para os estudantes de qualquer área.