Resumo: Este trabalho traz reflexões que partem dos resultados iniciais da investigação realizada nas pesquisas de pós-doutorado junto ao grupo de Comunicação e Sociedade do Espetáculo. Ele trata da interdisciplinaridade e das interseções entre educação, museologia e comunicação presentes nas trajetórias das grandes exposições do MIS-SP (Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo), que tem fomentado grandes públicos desde 2013. O foco se dá na megaexposição internacional sobre a vida e a obra do astro pop David Bowie, que atraiu, em Londres, No Victoria e Albert, museu responsável pela produção original da exposição, 312 mil visitantes, e em São Paulo, no MIS, cerca de 80 mil pessoas, o que catapultou, ao menos temporariamente, o museu à condição de novo polo cultural da cidade, a partir de sua espetacularização, conceito fundamental na obra do pensador francês Guy Debord. O trabalho traz também, de forma comparativa, o estudo da cobertura dos eventos nos dois países através dos jornais The Guardian e Folha de S. Paulo.

Palavras-chave: Exposição; MIS-SP; Sociedade do Espetáculo; David Bowie, Museus.

 

Márcia Rosa é Pós-doutoranda junto ao grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo, do programa de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Professora e Pesquisadora do Centro de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). E-mail: [email protected].