INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

festup

A 27ª edição do FEST’UP – Festival Universitário de Propaganda aconteveu nos dias 19 e 20 de setembro. As Casperianas do 2º ano de PP Camila Reis, Mayara de Souza e Tamires Tavares participaram do evento e compartilham suas impressões:

Camila Reis

Nos dias 19 e 20 de setembro de 2015 aconteceu o 27º Fest’UP (Festival Universitário de Publicidade), realizado pela APP (Associação dos Profissionais de Publicidade). Estar no mesmo ambiente e poder assistir às palestras de grandes ícones da publicidade, foi uma experiência incrível.

No primeiro dia, chegamos bem cedo à FAAP (Faculdade Armando Álvares Penteado) – que foi sede do evento, para fazermos o credenciamento e escolhermos em qual auditório iríamos ficar. Funciona mais ou menos assim: no primeiro dia, tivemos duas palestras de 1h e um “speed’up” com três palestras de 20 minutos cada. Após o almoço, todas as palestras duraram 1h. Já no domingo, a primeira palestra teve 1h30min, e o “speed’up”, com três palestras de 20 minutos cada, e, após o almoço, duas palestras de 1h hora e o tão esperado Festival de Jingles.

Confesso que foi uma decisão difícil escolher o auditório, pois tínhamos quatro opções, e todas, inexplicavelmente, boas. Depois de olharmos o cronograma e os palestrantes, optamos pelo auditório azul, que estava recheado de profissionais excelentes, como: Paulo Ilha (África), Bob Vieira da Costa (Nova/SB), Fabiane Veiga (Loducca), Victor Marx (F/Nazca), André Porto Alegre (APP), Albert Klinke (Malabar Filmes), entre outros grandes nomes.

Todos os palestrantes foram atenciosos com os estudantes e estavam prontos para tirar as nossas dúvidas e compartilharem suas experiências, desde a escolha da publicidade, até a trajetória e como formaram seus nomes no mercado. Vimos cases premiados, entendemos como foram criados e até mesmo, como foram premiados em Cannes.

Passar um final de semana no meio de tantos estudantes publicitários e grandes nomes do mercado me fez ter ainda mais certeza de que a publicidade é uma das – se não a maior – criadora de tendências e ditadora de costumes. Foi mágico estar no meio de tantos criativos, de forma geral, e poder adquirir um pouco mais de experiência e conhecimento, e é claro, firmar a certeza de que estou na profissão, faculdade e caminho certos.

Mayara de Souza

O FEST’ UP (Festival Universitário de Propaganda), é um evento que reúne profissionais da comunicação para realizar palestras, passando conhecimento sobre a área e falando um pouco sobre sua experiência no mercado.

O evento é realizado na FAAP de SP e é dividido em quatro auditórios (amarelo, vermelho, azul e laranja), onde o universitário deve fazer a escolha de um, que não poderá ser alterado posteriormente, assistindo assim, todas as palestras dos dois dias no auditório escolhido.

As palestras se iniciam de manhã, em torno de 9 horas e vão até 12h30, quando há intervalo para horário de almoço, e logo por volta de 13h30 novas palestras iniciam, uma seguida da outra, durando a tarde toda.

Além das palestras também há desafios, sorteios, revistas e muita informação, tudo muito bem organizado. Além disso, o FEST’ UP é muito bem conceituado, pois é grande aliado de quem busca informação com quem realmente sabe do assunto.

Em minha experiência, optei pelo auditório amarelo, pois estava ansiosa por ver a palestra de Marco Antonio Ruiz Farah da Agência Leo Burnett, e realmente não me decepcionei com a decisão, pois a palestra foi bem interativa e conseguiu passar grandes informações sobre o que é atuar em Planejamento.

Além desta, também gostei muito da palestra de Bruno Bernardo, da Agência Peppery, que contou sua trajetória desde quando foi aluno da Cásper, até conquistar tudo o que é hoje.

Joanna Monteiro da FCB Brasil, também não deixou a desejar, contou um pouco sobre o processo de criação e mostrou Campanhas importantes que realizou.

Com tudo, pode-se dizer que o FEST’ UP é uma experiência única para os universitários, pois passa não apenas conteúdo sobre a área, mas também mostra experiências que servem de base para a escolha do caminho que o futuro profissional irá seguir.

Tamires Tavares

O Fest’Up foi muito além de um final de semana recheado de publicidade. Foi um momento onde conheci pessoas incríveis e absorvi conteúdos que, com certeza, farão parte da minha vida daqui pra frente.