INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Um estudo sobre a convergência de tecnologias e mídias na evolução do cinema sonoro: do advento do som ao sound design
Fabiano Pereira de Souza – UAM

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar quais circunstâncias tecnológicas permitiram que o cinema sonoro existisse e evoluísse. Considerando-se as condições técnicas disponíveis ao longo da história do som de cinema, o intuito é aproximar as inovações tecnológicas do conceito de convergência de mídias de Henry Jenkins, buscando sempre reconhecer o que de mais criativo se produziu em audiovisual fílmico com o aparecimento de cada uma dessas inovações. Dessa maneira pretende-se chegar ao trabalho de sound design que se caracterizou nos anos 1970, tornando prática recorrente na construção de uma identidade sonora para os filmes.

Palavras-chave: Sound design. Cinema sonoro. História. Tecnologia. Convergência de mídias.


A música nos documentários musicais brasileiros: uma análise do filme Nelson Freire
Guilherme Gustav Stolzel Amaral – UFSCar

Resumo
Esta comunicação analisará o documentário Nelson Freire (João Moreira Salles, 2003) visando explorar os principais aspectos que fazem com que o filme diferencie-se de grande parte dos documentários musicais brasileiros produzidos entre os anos de 2000 e 2010. A análise focará os aspectos temáticos e estruturais do filme, sobretudo naqueles relacionados ao uso da música, com o objetivo de compará-los com determinadas práticas que consideramos recorrentes em boa parte dos documentários sobre música do referido período.        

Palavras-chave: Documentário. Música. Nelson Freire. João Moreira Salles. Documentário Musical.


Corpo geográfico na contemporaneidade: reflexões sobre comunicação do corpo e dança afro peruana
Joana Claudia Prieto Fernandez

Resumo
O tema deste trabalho tem como intuito tecer reflexões sobre comunicação, corpo e dança mediante a geografia. Com isso, pensar acerca das interferências do corpo vinculadas às características da movimentação e sua transitoriedade constante que resvala para a dança afro peruana, el festejo. Assim, o objeto de estudo está no corpo cotidiano, na dança do habitante do Estado de Ica-Peru e, imbrica com a geografia física/humana desse local na época dos escravos em contraste com a contemporaneidade. Portanto, a metodologia foca a observação, a descrição e a discussao e, considera alguns aspectos economicos, políticos, identitários e socioculturais.

Palavras-chave: Comunicação. Corpo. Geografia. Dança Afro Peruana. El Festejo.

 


As transformações na escuta radiofônica: o rádio muito além do eletrodoméstico
Filomena Salemme – Cásper Líbero

Resumo
O texto analisa a atuação do rádio no cotidiano das pessoas e, a partir dos tipos de escuta propostos por Roland Barthes e do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, considera as transformações no hábito da escuta do ouvinte influenciado pelos campos sociais e pela evolução tecnológica. Destaca especialmente o período da chamada Era de Ouro do rádio que, no Brasil, compreende dos anos 30 até final dos anos 50 e nos Estados Unidos desde o início dos anos 20. Épocas em que o rádio passou a se popularizar e se tornou a principal fonte de informação e de entretenimento das famílias.

Palavras-chave: Rádio. Habitus. Era de ouro do rádio. Entretenimento.