INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar
baril-holanda

Participantes do Intercâmbio Brasil-Holanda 2016 | Crédito: Henk Nieman (fotógrafo profissional)

Em 2011 o curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero iniciou uma relação de intercâmbio com a Christelijke Hogeschool Ede (CHE), na Holanda. Essa colaboração se deu a partir do projeto “Beyond (y)our World”, da empresa holandesa Lokaalmondiaal, que organizava a ida de estudantes holandeses a outros países e recebia estudantes dos países participantes a fim de conhecerem a realidade local e elaborarem produtos jornalísticos.

Em 2016, 12 Casperianos (alunos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet) estão prestes a entrar em uma “Expedição Jornalística”, após três meses de preparação. Durante duas semanas (de 24 de abril a 8 de maio) os alunos serão correspondentes internacionais e produzirão uma série de reportagens na Holanda, com a ajuda de seus parceiros (buddies) holandeses.

Eles também visitarão a emissora de Rádio&TV holandesa, VPRO, e a Casa Anne Frank. A estadia dos alunos será na casa dos buddies e em um hostel em Amsterdam. Em junho, a proposta se inverte e alunos holandeses virão para cá.

Antes da viagem, os estudantes tiveram aulas sobre a cultura e a sociedade holandesa, além de encontros com holandeses no Brasil. A preparação também contou com um workshop de crowdfunding da Catarse e uma conversa com a revista Carta Capital e correspondentes holandeses sobre como vender suas pautas.

“Além de ser uma experiência jornalística inesquecível (como testemunharam os alunos da Cásper Líbero que foram para Holanda em 2012) a oportunidade também gera uma troca profunda entre os participantes. O estudante recebe apoio e também apoia o buddie durante a viagem. No projeto, você olha para o seu país através dos olhos do outro, o que sempre prova ser muito enriquecedor”, conta Stijntje Blankendaal, Presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros.

Para viabilizar suas viagens, os alunos desenvolveram três projetos de crowdfunding: um grupo se dedica ao dilema dos refugiados e as tradições de (in)tolerância na Holanda, outro grupo pesquisará o comportamento (in)sustentável de duas multinacionais (Philips e Unilever) de origem holandesa, e por fim, um grupo de alunas está se dedicando à salvação do projeto social de futebol de Johan Cruyff (recém falecido), no Brasil.

Conheça os projetos no site da Catarse e apoie nossos Casperianos para voar mais longe!