INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Precisamos falar seriamente sobre memes. Você está atento para as palestras diferentonas, barrocas e destruidoras mesmo? Os memes circulam nos mais diversos processos comunicacionais, desde gatinhos fofíneos até discursos de ódio. Como podemos compreender os memes a partir das teorias da comunicação? Quais relações podemos estabelecer entre memes, política e cultura no cenário comunicacional contemporâneo? É isso que você quer, @? Então, toma!

No dia 26 de maio de 2018, das 9h às 17h, vamos conversar sobre tudo isso. Para se inscrever, envie previamente um e-mail com seu nome completo, RG e a mesa de interesse (no período vespertino) para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.

 

Programação:

Teatro Cásper Líbero

9h – Mesa de abertura e Lançamento do Site “Nomes da Pesquisa em Comunicação”

Prof. Dr. Luís Mauro Sá Martino (Cásper Líbero)

Prof. Dr. Rafael Grohmann (Cásper Líbero)

Profa. Dra. Claudiane Oliveira (UFBA)

 

10h – Memes e… Teorias da Comunicação? (ou: precisamos falar seriamente sobre memes)

Profa. Dra. Adriana Amaral (UNISINOS)

Prof. Dr. Viktor Chagas (UFF)

Profa. Dra. Monica Rebecca Ferrari Nunes (ESPM)

 

13h – Almoço

 

14h – Apresentação de trabalhos

 

Sala 15 Sessão 01: Memes e Questões Identitárias

Guilherme Martins Batista – Identidade e memes: comunidades emocionais em rede

Thais Godinho – Amo/Sou: trabalho, identidade e internet

Vanessa Puerta e Vinicius Riqueto – Do meme à vida real. Identidade, comunicação e cultura organizacional: estudo de caso da festa de confraternização da empresa Salesforce

Fernando Gonzalez – BLBLBLBLBL HA-HA-HA: o cantor Vitas e o potencial identitário dos memes

Fernanda Alcântara – O humor, meme e sarcasmo: um perfil de André Dahmer

 

Sala 16 Sessão 02: Memes, Comunicação e Relações de Poder

Roberta Brandalise – Memes, circulação de sentidos e relações de poder

Nina Ratti – Meme mia! Imitação e viralização nas eleições políticas italianas 2018

Maria Luisa Rodrigues – Como acontece a interação entre veículos jornalísticos e leitores no Facebook?

Rachel de Rosso Buzzoni – A prática de advocacy no seriado Homeland

Mireia Figueiredo – Como memes podem ser usados como método de ensino?

 

Sala 17 Sessão 03: Comunicação, Mídias e Gênero

Érica Azzellini – Ciberfeminismo

Gabriela Colicigno – Memes e a figura da fake geek girl

Camille Carboni – Como o desfile da estilista Maria Grazi Chiuri para a grife Dior se apropria do conceito ‘feminismo’ e o usa para se comunicar?

Julia Tiê –  Circulação dos sentidos de “menina” nos canais Bel para Meninas e Canal da Lelê

Larissa Bomfim – De que forma a mídia norte-americana constrói os discursos dos casos de assédio e violência contra a mulher em Hollywood?

 

17h – Encerramento