A Faculdade Cásper Líbero receberá, de 20 de dezembro de 2019 a 9 de janeiro de 2020, currículos de candidatos a vagas de professor para os cursos da Graduação.
A exigência mínima é o curso de mestrado concluído. Vivência de mercado e experiência docente condizente com o curso e a disciplina são requisitos fundamentais. O título de doutor é desejável.
Responsabilidade Social e Cidadania (Publicidade e Propaganda)
Nesta disciplina estudaremos os princípios e problemas em torno das concepções de responsabilidade social, cidadania e direitos humanos. Num primeiro momento, trata-se de: (1) apresentar os principais conceitos e práticas envolvendo a responsabilidade social; (2) entender quais questões estão colocadas pelo conceito de cidadania e quais foram suas modificações histórias e sociais e (3) problematizar o alcance, os limites e discutir as potencialidades da noção de direitos humanos. Num segundo momento, trataremos de tópicos nos quais estas discussões são acionadas para articular problemas sociais concretos nas sociedades contemporâneas.
Antropologia (Relações Públicas)
A disciplina pretende apresentar ao (à) aluno (a) conceitos, discussões, teorias e paradigmas fundamentais da Antropologia. Estudo de conceitos-chave da Antropologia como: etnocentrismo, alteridade, relativismo e diversidade cultural, cultura, identidade étnica. A disciplina enfatiza a reflexão sobre os métodos de pesquisa etnográficos, apontando para relações entre estes métodos e a atividade do RP. Fornece um panorama amplo da teoria antropológica, abarcando a Antropologia clássica (moderna) e a pós-moderna. O segundo módulo da disciplina introduz o (a) aluno (a) a temas da Antropologia das Sociedades Complexas e da Antropologia Urbana, enfatizando discussões da Antropologia contemporânea. No segundo módulo se dá destaque às reflexões sobre a produção cultural nas sociedades complexas contemporâneas, e sobre movimentos identitários (étnicos, geracionais, etc.).
Metodologia de Pesquisa em Comunicação (Jornalismo)
Níveis de conhecimento. Construção do conhecimento científico. Método científico. Diferenças entre métodos e técnicas. Fases de uma pesquisa científica.
O projeto de pesquisa: formulação do problema, revisão da literatura, levantamento de hipóteses, referencial teórico, método, cronograma e referências bibliográficas. Técnicas de análise de conteúdo. Normas técnicas da ABNT para elaboração de trabalhos científicos.
O planejamento do TCC (trabalho de conclusão de curso e sua importância.
Como desenvolver um trabalho cientifico/prático. As etapas de pesquisa e de realização.
Psicologia (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas)
Psicologia em PP
Esta disciplina destaca os seguintes conteúdos: histórico da Psicologia enquanto ciência e os conceitos básicos sobre o comportamento humano, o homem do ponto de vista psicológico. Comportamento de Consumo, o que é, conceitos. Fatores internos e externos que influenciam no comportamento de consumo e o surgimento da psicologia do consumidor: contextualização histórica e objeto de estudo. Modelos de comportamento do consumidor.
Psicologia em RP
Conceito de Psicologia. Como pode ser aplicada às Relações Públicas. Origem e processo histórico do conhecimento psicológico. Principais teorias de psicologia. O estudo do ser humano quanto ao seu desenvolvimento; Estruturação de personalidade, vida afetiva, percepção e motivação; Comportamento adaptativo; Fatores psicológicos básicos do ser social; Grupos e organizações, liderança, papéis grupais e o indivíduo frente às dinâmicas organizacionais; Fatores internos e externos que determinam o comportamento de consumo.
12h/aula:
Legislação (Jornalismo)
Nesta disciplina serão apresentados ao estudante conceitos jurídicos básicos, aspectos gerais da organização do Estado brasileiro, o funcionamento de seus três poderes, bem como um panorama sobre os direitos humanos no Brasil. Além disso, se pretende sensibilizar os alunos para o importante papel da comunicação social: impedir que violações a esses direitos ocorram ou que passem despercebidas. O estudante se tornará capaz de compreender o referencial normativo que orienta sua profissão, e também os debates contemporâneos sobre a política de comunicação social.
Ética, Legislação e Sustentabilidade (Rádio, TV e Internet)
A proposta da disciplina é apresentar, a importância de estudar e conhecer os fundamentos da Ética e o conjunto de leis existentes no País, em especial a Constituição Federal e seus capítulos, que destacam os direitos e deveres, individuais e coletivos. Entender a importância da legislação específica que rege os meios de comunicação, bem como a legislação que regula a atividade profissional do radialista. Desenvolver o espírito crítico, a capacidade de reflexão sobre a sociedade e o país, enfatizando sempre o direito à informação, à liberdade de expressão e o respeito à diversidade e à cidadania. Entender como funcionam as principais estruturas de financiamento à produção de obras audiovisuais em vigor no país, bem como o funcionamento de órgãos públicos que desenvolvem ações específicas de apoio e regulação da atividade do audiovisual.
Gestão de Negócios: Produtos e Marcas (Publicidade e Propaganda)
A disciplina busca envolver os alunos com o ambiente dos negócios, apresentando na atual economia de mercado, as oportunidades de empreender e os sistemas de gestão. Serão abordados temas como: Empreendedorismo, globalização, mercados emergentes, tendências, criação e análises das culturas corporativas locais e gestão de marcas, produtos e serviços, mapeamento de negócios e escolas de administração visando também discutir o negócio da comunicação/publicidade, bem como os modelos de planos de negócios existentes e praticados no mercado.
Marketing II (Publicidade e Propaganda)
Complementar os princípios básicos de marketing, abordando temáticas importantes para a formação do profissional de comunicação atualizado com o perfil competitivo do mercado atual. Para isso, além de reforçar os conceitos básicos – com forte influência do Mix de Marketing – serão tratados assuntos mais avançados e contemporâneos como Evolução do Marketing, Marketing Criativo e Marketing Digital. Com isso deseja formar um perfil de profissional habilitado a analisar as ferramentas de marketing, e também desenvolver estratégias inovadoras em marketing e negócios. Quanto à metodologia didática, será desenvolvida com aplicação de diversas dinâmicas e recursos multimídias.
Pesquisa e Análise de Dados Quantitativos (Publicidade e Propaganda)
A disciplina introduz os alunos no universo da pesquisa de mercado no contexto de globalização, destacando seu papel de redução do risco das decisões a partir do conhecimento do consumidor. São apresentadas as etapas de um projeto de pesquisa com destaque para os elementos básicos de um briefing de pesquisa de mercado. Trabalha com tendências de consumo no Brasil, em conexão com as disciplinas de Cultura Geral através do projeto interdisciplinar “Mix Trends”. São apresentadas as metodologias qualitativa e quantitativa com suas respectivas técnicas e aprofundados conceitos de estruturação de dados secundários, classe social, planejamento de pesquisa quantitativa, universo populacional, amostragem, ponderação, erro e filtro de seleção de público alvo. É exercitado o trabalho lógico de construção de um questionário quantitativo e de sua aplicação prática em entrevistas presenciais e conceitos de banco de dados e de ferramentas de análise de dados quantitativos.
Pesquisa e Análise de Dados Qualitativos (Publicidade e Propaganda)
As aplicações da pesquisa qualitativa e as etapas no processo mercadológico. As principais técnicas de pesquisa qualitativa – discussão de grupo e entrevistas em profundidade. A preparação dos roteiros e dos questionários em profundidade. A condução dos grupos de discussão em grupo – a seleção, a moderação, a coleta de informações, a análise de resultados. Análise qualitativa dos resultados de uma pesquisa de mercado em relação aos objetivos propostos.
Produção Executiva, Gestão e Empreendedorismo (Rádio, TV e Internet)
A disciplina proporciona ao aluno conhecimentos fundamentais para compreender o empreendedorismo empresarial, social, corporativo e o empreendedorismo no contexto das novas mídias. O aluno obterá conhecimentos básicos de gestão, por meio de estudos de caso e aplicações de experiências no planejamento e direção de empresas de comunicação através de exercícios práticos; será capaz de reconhecer as estruturas organizacionais em emissoras e produtoras de rádio e de televisão: organogramas e fluxogramas. Conhecerá técnicas de planejamento aplicadas à produção, distribuição e divulgação. Será capaz de entender aspectos da economia do mercado (índices de audiência, estratégias comerciais, segmentação, marketing). Estará apto também a compreender as mudanças no setor da informação e reconhecer as potencialidades criativas e comerciais das novas tecnologias e mídias. O veículo de comunicação como unidade de negócio. Por meio de aulas expositivas, atividades em sala, debates e palestras, o aluno conhecerá o perfil do empreendedor e a atividade empreendedora como opção de carreira no campo da comunicação, com foco nas atividades ligadas ao audiovisual, e entenderá a dinâmica de um plano de negócios. A disciplina despertará ainda no aluno a percepção do potencial dos radialistas no exercício de atividades de gestão.
4h/aula:
Fundamentos de Propaganda e Marketing (Publicidade e Propaganda)
Conceitos da Publicidade e Marketing: Departamentos da agência de propaganda; Funções e atribuições; Técnicas de publicidade e propaganda; Relacionamento com agência/ clientes/veículos/fornecedores e mercado; Introdução ao Marketing: ambientes e composto; Construção de marcas; Publicidade e cidadania.
8h/aula:
Tópicos Avançados em Jornalismo (Jornalismo)
Esta disciplina levará o aluno a discutir e refletir sobre os temas da agenda pública durante o seu período de formação. Por meio de leituras, debates, estudo de casos em aulas expositivas e em encontros ao estilo “mesa redonda”, com os discentes previamente preparados e informados sobre o fato a ser discutido, os temas da “agenda setting” serão analisados do ponto de vista crítico da cobertura pelos meios de comunicação. Fatos do noticiário, serão tema de reflexão crítica pelos formandos, reforçando valores pétreos, como o direito ao contraditório, ampla defesa, e ganhos históricos como a abolição da pena de morte, entre outros temas candentes.
8h/aula:
Direção de Arte (Publicidade e Propaganda)
Esta disciplina destaca os seguintes conteúdos: estética na publicidade, técnicas e tecnologias aplicadas à comunicação visual, conceitos e análise da criação publicitária. Por meio de aulas teóricas e práticas desenvolvidas na sala de computação gráfica e na sala de criação para estimular o trabalho e o pensamento criativo em equipe, de maneira que as aulas se alternem em atividades práticas e apresentação teórica, possibilitando a aplicação do conhecimento adquirido.
6h/aula:
História Contemporânea (Relações Públicas e Jornalismo)
Estudar realidades históricas representativas dentro do processo de formação do mundo contemporâneo. Isso inclui tanto a discussão de aspectos teóricos e metodológicos da área de História (como os conceitos de documento e anacronismo) quanto das principais linhas de transformação sociais, econômicas e culturais que conduzem à contemporaneidade. Cabe também colocar em destaque o desenvolvimento dos modernos meios de comunicação social e o papel da área de Jornalismo e da Relações Públicas dentro da História Contemporânea.
14h/aula:
O processo seletivo será conduzido durante o mês de janeiro de 2020 e é composto pelos seguintes passos: os docentes com currículo selecionado passarão por uma entrevista e por uma prova didática, que compreende a apresentação de uma aula de 20 minutos de duração sobre tema indicado com 24 horas de antecedência.
Os candidatos selecionados passarão pelo processo de contratação e iniciarão suas atividades no dia 03/02/2020.