Informações Gerais
Local: Faculdade Cásper Líbero
<strong>11 de abril de 2019</strong> - Sala Aloysio Biondi
<strong>12 e 13 de abril de 2019</strong> - Salas de Aula (5º andar)
11 de abril de 2019 - <strong>19h às 22h30</strong>
12 e 13 de abril de 2019 - <strong>9h às 12h</strong> / <strong>14h30 às 17h30</strong>
Descrição
O 13º Interprogramas Cásper Pesquisa, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade Cásper Líbero, dá continuidade às doze edições do Interprogramas de Mestrado em Comunicação, ampliando, contudo, o seu alcance em termos de participação de pós-graduandos.
Os objetivos são proporcionar espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisadores de iniciação científica da Cásper Líbero, mestrandos, mestres, doutorandos e recém doutores de todo Brasil, incentivar o exercício de produção e discussão acadêmicas e ampliar as possibilidades de diálogo entre discentes e docentes da Cásper Líbero com seus colegas de outros programas.
A Conferência de Abertura que dará início à programação do evento será realizada na noite do dia 11 de Abril, quinta – feira, e terá a presença de Ana Carolina Rocha Temer, professora doutora da Universidade Federal de Goiás, que irá conduzir um diálogo a respeito do tema “"Liberdade de imprensa e democracia no país da Lava-jato".
Para participar é necessário enviar um e-mail com seus dados (nome completo, telefone, RG e mesa de interesse) para [email protected].
Confira, abaixo, a programação completa do evento!
13° INTERPROGRAMAS CÁSPER PESQUISA
AULA MAGNA - QUINTA-FEIRA À NOITE
"Liberdade de imprensa e democracia no país da Lava-jato"
Aula Magna da prof. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, da Universidade Federal de Goiás.
GT1 – Jornalismo Contemporâneo: Práticas para a Emancipação Social na Cultura Tecnológica
Coordenadora: Marli dos Santos
MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Mônica Caprino
Jornalismo literário em sala de aula: ferramenta didática para o ensino médio
Bruno Ravanelli Pessa
Entre a identificação profissional e o desalento: os sentidos do ser jornalista para egressos da Universidade Federal do Ceará
Naiana Rodrigues da Silva
Política migratória no Brasil: uma análise sobre enquadramento na mídia
Rachel de Rosso Buzzoni
“Meu nome não é mãe”: Um estudo dos discursos sobre maternidade no jornalismo feminista da Revista AzMina
Martha Alvarez Lopes Makita
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
Debatedor: Francisco de Assis
O papel das TICs na organização do trabalho de arranjos alternativos de mídia
João Augusto Moliani, Ana Flávia Marques e Jamir Kinoshita
Imprensa Alternativa: conceito e práticas jornalística
Ana Flávia Marques da Silva
As estatísticas na Comunicação: possibilidades e etapas da constituição do acontecimento
Kelly De Conti Rodrigues
A influência do público nas práticas jornalísticas das mídias digitais independentes
Matheus Cestari Cunha e Marcelo Hoefling Padula
Jornalismo líquido: as teorias de Bauman aplicadas às narrativas jornalísticas especializadas
Sergio Robinson Quintanilha
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Carlos Ferreira Junior
O jornalismo literário nas pesquisas científicas: uma análise das publicações no Portal Capes e no Google Acadêmico em 2018
Bruna Emy Camargo
Espírito do tempo, o jornalista e o cinema: uma estudo sobre Cidadão Kane sob a ótica do Zeitgeist
Antonio Luigi Guercio Martini
Teoria da Informação, crack, usuários e Cracolândia. Contribuições do jornal Folha de S. Paulo para construção de significações a partir do caso Marion Barry
Cristiano Rodrigues da Mota
A produção de conteúdo midiático no jornalismo: construindo narrativas
Julia de Andrade Longo
Séries jornalísticas da TV aberta Brasileira
Sonia Regina Soares da Cunha
GT2 – Comunicação e Sociedade do Espetáculo
Coordenador: Cláudio Novaes Pinto Coelho
MESA 1 – (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Carla Montuori
Bela, recatada e do lar: uma análise da representação feminina através de discursos sobre Marcela Temer
Carina Borges Rufino
A imprensa como ferramenta de poder na América Latina
Luciana Pelaes Rossetto e Franco Alejandro López
Vistas sobre a imagem de representação da justiça
Patrícia Midőes de Matos
A interposição da lógica do espetáculo na ambiência religiosa
Sandra Penkal
O processo: a presidenta está ausente - uma análise da representação do impeachment de Dilma Rousseff no audiovisual brasileiro
Vivyane Garbelini Cardoso
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
Debatedor: Tarcyanie Cajueiro Santos
Reflexões sobre um “pop mestiço”: articulações entre o pop e questões raciais na obra de Mariah Carey
Marco Aurélio Oliveira Giachetto
Consumir até morrer: relações entre o objeto e a imagem a partir do programa acumuladores compulsivos
Elcio Cassola Padovez
Seria possível uma sociedade do espetáculo musical? Notas iniciais sobre o desenvolvimento de um conceito
Fernando Gonzalez
No astral da TV para o Youtube: a migração dos produtos midiáticos entre plataformas
Júnia Teixeira Nogueira Lima
A cultura do espetáculo na Revista do Rádio entre 1953 e 1955
Lucia Carvalho Moreira Dias
Dreamworks. Cultura e sociedade do espetáculo: a imagem organizacional da Disney
Ana Luiza Andrade Ferreira de Moura
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Juliana Doretto
Existe complementaridade de opostos no jornalismo contemporâneo?
Carolina Klautau
Poder midiático: a carnavalização eleitoral de 2018 a partir de representações discursivas das revistas Veja e IstoÉ
Cristiane Furlan e Anderson Benalia
Futebol ao vivo e twitter: segunda tela e as relações entre televisão e rede social digital
Dario da Silva Leite
Jornalismo e Redes Sociais: como se comporta a audiência do JN no Facebook
Ellen Cristiane Nogueira
Infotenimento na interface jornalismo/entretenimento: um estudo com o Jornal Super Notícia
Jennifer Silva Lucchesi
GT3 – Estudos Culturais na Comunicação Contemporânea
Coordenadora: Ana Luiza Coiro Moraes
MESA 1 – (MANHÃ - 9h)
Coordenadora: Profa. Ana Luiza Coiro Moraes
Debatedor: Marcelo Farina
Canclini e os estudos culturais latino-americanos: Comunicação, cultura e produção de sentidos
Karina de França Silva Valle
A construção da figura do louco no Piauí nas matérias do jornal I Dia: um panorama de 1970 até os dias atuais
Camila Fortes Monte Franklin
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC): uma análise à luz do circuito da cultura
Ana Luiza Fleck Saibro
Solidão digital: o passado não revelado como espírito do tempo
Gina Viviane Mardones Loncomilla
A cultura comunica o recalque: como o audiovisual transmite o Zeitgeist de nossa cultura num momento de crise de identidade ocidental
Leonardo de Souza Moura
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
Coordenadora: Else Lemos
Debatedor: Fábio di Paula Assis Júnior
A verdade vos libertará: um estudo semiótico do tema da verdade na campanha de Jair Bolsonaro
Antonio Roberto Rossi
Misoginia e sexismo na mídia impressa: uma análise da construção da imagem e estereótipos relacionados às candidatas à Presidência da República de 1989 a 2018
Janete Monteiro Garcia
O feminismo à luz dos estudos culturais: o corpo como arma política e simbólica
Amanda Zanco e Andressa Monteiro
A mulher na mídia: uma reflexão sobre as construções discursivas em torno do corpo da mulher esportista no portal da revista Glamour
Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha e Irina Vianna Glindmeier Didier
A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina
A cultura do esporte: a recepção aos comentários esportivos da Rádio Gaúcha
Marcelo Bernardes Farina
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Coordenadora: Ana Luiza Coiro Moraes
Blogs literários e consumo de literatura:a formação da identidade de um leitor-protagonista
Dorama de Miranda Carvalho
Melodrama infanto-juvenil na televisão brasileira
João Paulo Lopes de Meira Hergesel
Estratégias de aparição na cena pública: a potencialidade crítica e ética na denúncia contra o racismo
Lucas Afonso Sepulveda e Maria Lúcia de Almeida Afonso
A “escolha” ao consumir: (bens materiais, culturais ou simbólicos) é livre ou outorgada?
Lara Cristina Vollmer
MESA 4 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Coordenadora: Marta Pongidor
Debatedor: Fábio di Paula Assis Júnior
Hibridismos na música feita por cristãos
Deivison Brito Nogueira
Forró ostentação e vaqueiro de luxo: a construção de um novo perfil identitário do sertanejo na música
Sanny Ravanne Da Cunha Rêgo
Representação da celebridade midiática no Brasil: o conceito instituído pela Revista Caras
Wardi Awada
O modo de ser bem sucedido: Comunicação, Consumo e Memória na Você S/A
Flavia de Vasconcellos Protta Sado
Claro enigma: reportagem de valor na representação de crianças com deficiência
Giselle Freire
GT 4 – Cultura do Ouvir e Ecologia da Comunicação
Coordenador: José Eugenio de O. Menezes
MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Michelle Prazeres
Comida, um(a) self em frame
Fernanda de Araújo Patrocinio
Da construção da percepção ao usuário contemporâneo: uma introdução
Claudia Erthal
As fake news e o fluxo de refugiados venezuelanos no Brasil
Edna Fátima Pereira da Silva
Corpo e cidadania na São Paulo Fashion Week: subvertendo a iconofagia vigente
Marianna de Freitas Guimarães
Nara Almeida: e a transmissão ao vivo da sua morte
Ariana Nascimento da Silva
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
Debatedor: Julia Lucia de Oliveira Albano da Silva
Redes de rádios populares Na América Latina: A Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica e a aposta pelo Bem Viver
Vivian de Oliveira Neves Fernandes
Memórias radiofônicas: um estudo sobre as rádios livres sorocabanas das décadas de 1970 e 1980
Felipe Parra Alves de Oliveira
A dança dos mitos: a representação mítica na dança krump
Camilla Millan Coelho de Magalhães
Ritos e mitos da última favela do centro de SP: As narrativas que não são divulgadas na mídia
Natália de Campos Tamura
Marcas e música: investigação e análise sobre o programa de patrocínio Natura Musical
Regis Salvarani dos Santos
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Roberto D’Ugo Junior
Relações trabalhistas e vínculos nos ambientes corporativos: desafios para a comunicação no futuro do trabalho
Vinícius Riqueto de Oliveira
Midiatização, organização e mundo do trabalho: Como o Biopoder e a Biopolítica podem interferir na Reputação das Organizações
Cristiane Malfatti
O humor e os vínculos no radiojornalismo: o quadro Buemba!, Buemba!, da BandNews FM
Christiano Fontes Blota
“Lamento, amigo. Escolha errada”. Uma crítica de Black Mirror: Bandersnatch a partir da Ecologia da Comunicação
Gislene Pereira e Tadeu Iuama
Ecologia da comunicação: genealogia de um conceito
Renan Tetsuo Omura e Leonardo de Souza Aloi Torres
GT 5 – Comunicação e Cultura de Visualidade
Coordenadora: Simonetta Persichetti
Debatedora (todas as mesas): Deysi Cioccari
MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)
CORPUS ALIENUM: a influência do discurso midiático das dietas na formatação da imagem do corpo feminino
Rodrigo Daniel Sanches
#Semfiltro: a autorrepresentação fotográfica nas redes sociais
Elis Marina da Silva Souza
O que dizem os corpos negros? A inscrição das relações raciais no cinema brasileiro contemporâneo
Breno Henrique de Almeida Rocha
Estudo da cobertura da greve geral de 30 de junho de 2017, realizada por jornalistas livres e mídia ninja no Instagram
Bárbara Fcamidu
A linha vermelha: Therese Frare e a Representação Fotojornalística da AIDS na década de 1990
Miguel Perez Orrico Groisman
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
Imagem, discurso e comunicação: O ethos retórico-discursivo no telejornalismo popular(esco) das décadas de 1980 e 1990
Carlos Alberto Garcia Biernath
Sustentabilidade social no filme El Sistema. Representações a partir do pensamento de Vanda Bellard Freire
Felipe Aragão Campos Salles
Jogos sem fim: o jornalismo esportivo e os filmes produzidos pela plataforma Olympic Channel
Gustavo de Araujo Longo
A construção das figuras femininas na narrativa cinematográica Chega de Saudade de Laís Bodanzky
Maria Fernanda Cavassani
A remidiação da performance no cinema: The Space in Between - Marina Abramović e o Brazil
Huli Balász
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Olhando anônimos sem roubar seu anonimato: uma análise do Ensaio Fotográfico Heroés del Brillo
Caio Dayrell Santos
Fotojornalismo sob tensão: do spot news às narrativas humanitárias
Wagner Ribeiro da Silva
Vídeo comunitário estudantil: a autorrepresentação de moradias estudantis universitárias
Eduardo de Souza de Oliveira
O novo fotojornalismo na contemporaneidade
Laura Duarte Uliana
Fotografia documental de mulheres no brasil contemporâneo: Pensando modos de ver o território
Daniela Fonseca Moura
GT6 – Mídia, Poder e Organizações
Coordenador: Luís Mauro de Sá Martino
MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)
Debatedor: José Augusto Lobato
Representações da ideologia do terceiro setor em ONGs de comunicação
Camila Acosta Camargo
Identidades plurais, visão singular: a articulação da comunicação em organizações no contexto global
Vanessa Rodrigues Puerta de Souza
Tensões na relação entre gestante e obstetra: O medo da dor, a violência obstétrica e a escolha entre uma cesariana e um parto
Julia Ester de Paula
Ciências das merendinhas: comunicação, mídia e poder
Fabiola Ballarti Chechetto
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
Debatedor: Dorama Miranda Carvalho
Discurso midiático sobre incêndio do Largo do Paissandú: uma análise do consumo do discurso da judicialização para explicar as ocupações urbanas no contexto de tragédias midiatizadas
Sheila Mihailenko Chaves Magri
Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedo Totoykids no YouTube
Everaldo Pereira
Nostalgia para consumo: passado, memória e inspiração no âmbito da comunicação de marcas
Ingrid Pfützenreuter Castanho Bizan
Modernização ou reforma trabalhista. Disputa de enquadramento e na comunicação do Ministério do Trabalho
Enise de Castro Silva e Túlio Cesar Salvan Pagnan
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Helena Jacob
Fontes de informação na cobertura da Operação Lava Jato: uma análise dos jornais franceses Le Monde, Le Figaro e Libératio
Anita Hoffman
O Tribunal Superior Eleitoral e as redes sociais digitais: os desafios da suprema corte eleitoral na era da comunicação digital
Victor Dias Grinberg
O poder legislativo municipal como espaço midiático de transparência, participação social e educação cidadã
Paulo Antônio de Sousa Marquêz
Wikileaks e os vazamentos diplomáticos de guerra dos EUA: uma análise do processo colaborativo jornalístico das publicações com a mídia de massa
Marina Nossa Neto
MESA 4 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Debatedor: Roberta Brandalise
Relação de fundadoras de startups com públicos de interesse
Juliana Aparecida Galdino Gomes Wruck
Dispositivos interacionais acionados na mudança do modelo de gestão de uma organização: estudo de caso da câmara de comercialização de energia elétrica
Ana Paula Rodrigues dos Santos
Comunicação, prescrições e renormatizações:os impactos da transformação digital no ambiente de trabalho e o papel da comunicação como mecanismo de poder
Daniela Biondo
Autocrítica jornalística na teoria da crítica de imprensa
Juliana de Amorim Rosas
GT7 – Comunicação e Algoritmos
Coordenador: Marcelo Santos
MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)
Deliberação dos atores sociais em protestos no Brasil: análise da comunicação pela rede social Tuíter nos movimentos de 2013, 2015 e 2016
Anelisa Maradei
Significados culturais e tecnologias algoritimas: como decisões automatizadas podem subverter ou intensificar regulações sociais
Victor Varcelly Medeiros Faria
Construção de identidades de comunidades digitais: o caso do Grupo LDRV
Rodrigo Duarte Bueno de Godoi
“isso a Globo não mostra”: a democratização da comunicação, a perda de legitimidade da mídia tradicional e a relação com as fake news e os discursos de ódio
Eliana Regina Lopes Loureiro
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
A publicidade e o politicamente correto: narrativas publicitárias na construção de valores simbólicos
Thiago Garcia Martins
Advergames. Proposta de alargamento do conceito
Fernando Gualberto
A viralização midiática no Youtube: o caso da Falta que a Falta Faz no canal Jout Jout Prazer
Marcela Aparecida de Marcos
Felicidade performática: uma discussão teórica acerca do papel dos influenciadores digitais
Nathalie de Almeida Hornhardt
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
BBC News e o processo de produção de notícias no Facebook
Jenifer Neves Costa
A cobertura de eventos terroristas na sociedade em rede: os atentados em Mogadíscio e Paris na perspectiva de cinco veículos jornalísticos
Lilian Ribeiro Sanches
A fanpage da Câmara de Cubatão (SP): comunicação institucional e letramento político digital
Michel Carvalho da Silva
Leitura e algoritmos: condições de acesso a livros digitais em telefones celulares
Taynée Mendes Vieira
GT8 – Comunicação na Contemporaneidade
Coordenador: Carlos Costa
Debatedor: José Geraldo de Oliveira
MESA 1 – SEXTA (MANHÃ - 9h)
São Paulo quer ser smart city. Comunicação estratégica ou tendência do mercado tecnológico?
Regiane Maria da Silva Bianchini
Cultura, rituais e práticas consumeristas: a alimentação enquanto dimensão comunicativa
João Eudes Portela de Sousa
Existe match entre a comunicação e o comprometimento? Estudo em empresas com áreas estruturadas de comunicação organizacional sobre a influência da comunicação no comprometimento de vínculo afetivo
Denise Pragana Videira
O transporte medieval que vai parar na mesa das pessoas: o papel da comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP
Jamir Osvaldo Kinoshita
A Comunicação no direito digital
Ciro Ferreira da Silva Junior
MESA 2 – SEXTA (TARDE - 14h)
A umbanda como manifestação cultural no ambiente escolar: análise de comentários de usuários da rede social Facebook
Cristina Vieira Barbosa
Skeumorphismo: vínculos e identidade em ambientes digitais
Giovanni Malavasi
O problema é não ver o problema: uma visão semiótica da campanha “o machismo mata”
Kátia Bizan
Viralizando nas fronteiras abertas do Linkedin
Adriana Cristina Alves do Amaral
Fanpage do SINDJOR/PI como estratégia de comunicação: os desafios das organizações nas relações com os públicos nas mídias digitais
Márcia Gabriele Araújo de Sousa
MESA 3 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
Reorganização de redações no Brasil: Análise dos processos de produção do Estadão e do Huffpost
Jonas Gonçalves da Silva
Drummond, a poesia social e o jornal
Heitor Ferraz Mello
Herança midiática familiar e a ritualização do consumo: um estudo de caso do consumo midiático do rádio
Leonardo Bars Humes
Fake News: Um conceito em disputa
Fernando Figueiredo Strongren
Produção de sentido em o dia e o estado sobre as Diretas Já: a campanha pelas eleições diretas nos impressos em Teresina (PI)
Márcia Gabriele Araújo de Sousa
MESA 4 – SÁBADO (MANHÃ - 9h)
O vídeo documentário, as grandes corporações e os impactos
Antonio César Ramos Ribeiro
Imagens bélicas: A máquina de guerra Hija de Perra
Thiago Henrique Ribeiro dos Santos
A representação do robô, androide e inteligência artificial: Análise da representação imagética de personagens artificiais de filmes de ficção científica e comparação com tecnologias existentes
Pamella Regina D’Ornellas
Vai garota: o protagonismo feminino como retórica para a convocação do modo de ser empreendedor
Bruno Vasconcelos Lima e Carolina Fabris Ferreira
Memória, comunicação e consumo: sobre espaços biográficos no Day1 Endeavor
Kátia Martis Valente
Público
Alunos da graduação, pós – graduação, mestrandos, pesquisadores e interessados.