INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Alunos dos segundos e terceiros anos de Publicidade e Propaganda produziram uma mostra fotográfica bastante diversificada, que está exposta no 6º andar da Faculdade Cásper Líbero.

O professor Toshio Yamasaki, docente responsável pela exposição, explicou um pouco sobre cada coleção de fotografias:

Cartaz de filmes
O desafio aqui foi reproduzir fotos dos cartazes de filmes. Neste caso, além do grupo selecionar pessoas parecidas, a produção precisou arrumar roupas e acessórios idênticos. E como reproduzir a mesma luz? De que lado vem a luz? Que tipo de luz e acessório? Neste trabalho os alunos perceberam que fazer uma luz artificial que parece natural muitas vezes precisamos usar a criatividade. Todas as fotos foram produzidas no estúdio da Faculdade.

Balet
O balet é uma dança onde misturam-se a beleza e a complexidade da música e da dança. A dedicação e o amor pela arte é visível em ambas. A busca da perfeição é eterna. Nestas fotos, a luz suave do flash de estúdio com o “haze-light” na frente ressaltou a beleza destas delicadas bailarinas. O fundo preto iluminado com um flash compacto e uma “panela” de acessório, cria um suave degradê para compor o quadro e produzir uma perfeita harmonia na foto. O preto e branco e o colorido quase monocromático retratam todas as nuances que a arte da dança requer.
As fotos foram produzidas para um cartaz de apresentação de um espetáculo de dança. Nesta mídia, a combinação foto x direção de arte faz toda a diferença.

A mitologia
“O poder da publicidade ligada aos mitos e a marca vai além de vender e persuadir, constrói e cria fantasias associando e dando identidade ao consumidor…” A mitologia está carregada de símbolos e características que encontramos nas pessoas no nosso dia-a-dia. Não nas vestimentas, mas nas atitudes e características. As marcas buscam arquétipos para construir sua personalidade e para definir seus consumidores. Na fotografia, a construção de personagens envolvem muitas pesquisas e produção. Como exercício de construção de personagens na aula de fotografia, começamos com a mitologia, onde as características de cada Deus é claro e evidente. As fotos foram realizadas no estúdio da faculdade, no fundo preto, ora iluminado com um flash direto para o fundo, criando um degradê suave ou voltado para o modelo criando um contra-luz poderoso. Nos modelos apenas um “hazy-light” e, em algumas situações, um rebatedor suaviza as sombras. A luz foi projetada para dar a dramaticidade que o tema exige.

I am a star
“O espírito do I am a star busca ser reconhecido como dono de uma personalidade especial, marcante, com charme, presença de espírito, descontraída e confiante. Procura fama e sucesso por meio de uma atividade visível. Quer estar “where the action is”: nos lugares transados da moda, entre pessoas bonitas, com muitas festas e namoros… “.
José Martins no livro “A Natureza Emocional das Marcas” mostra que cada marca está relacionada a uma emoção. David Ogilvy, na década de 60, descobriu através de pesquisas que o consumidor percebiam as marcas com traços de personalidade e identidade próprias. Os produtos fazem parte do imaginário das pessoas e a publicidade soube vesti-las e irá sempre apresentar a expressão máxima desta identidade, na melhor forma para se conectar com o desejo de ter e possuir do consumidor.
Uma das marcas que estão associadas ao espírito I am a star são os óculos escuros Ray-ban.
Foi com este briefing que os alunos do 2º ano de Publicidade e Propaganda se dividiram em tarefas, cada um cuidando de assuntos específicos na produção de uma fotografia publicitária, como produção, cabelo, maquiagem, iluminação, direção e lógico, a fotografia.
O resultado é surpreendente. Bom casting, iluminação, locação e as fotos conseguiram atingir seu objetivo.

Confira alguns dos resultados: