A 7ª Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero teve início hoje, 20 de maio, com a palestra de Felipe Delphorno e Ana Kawata, Digital Thinkers na Media Contacts, agência do grupo Havas.
Sob o tema “Tendências Digitais”, Ana e Felipe abordaram questões como maneiras com que as marcas podem agregar valor aos consumidores utilizando os novos meios digitais, acesso à informação, social shopping e tendências de mercado, apresentando cases de empresas como Coca-Cola, Waze, Heineken e Nike.
Ana e Felipe acreditam que atualmente há nos consumidores uma busca maior pela realização de conexões – vontade de agregar pessoas a uma rede própria. Para eles, a publicidade se beneficia dessa tendência no momento em que perfis em redes sociais passam a obter grandes números de seguidores, tornando-se meios rápidos de comunicação em massa – o que lhes atribui certo valor comercial. Com base nessa ideia, apresentaram um perfil do consumidor brasileiro em diversas áreas, como tecnologia e internet.
Ao longo da palestra, Ana destacou a relação entre a psicologia e a economia existente no marketing e a busca por interação, a realização de conexões sociais – explorada também, segundo os palestrantes, em plataformas colaborativas como o aplicativo Waze, um GPS que funciona com as atualizações feitas pelos próprios usuários enquanto dirigem, em que o consumidor torna-se ator a autor da experiência com o produto. Felipe abordou a atual demanda por respostas automáticas provenientes das redes sociais; os Brand Movements – ações em que marcas criam movimentos a partir de valores compartilhados dos consumidores, e tendências de mercado, como a economia cash less – pagamentos feitos diretamente pelo celular. “Tendências precisam ser colocadas em prática. Se vocês não fizerem nada, elas não se concretizam, por isso o futuro é composto também pelas ideias dos novos publicitários”, finalizou.
Ana Kawata acredita que o segredo para quem deseja prosperar na área de Publicidade e Propaganda é a coragem para arriscar. “A minha dica para os estudantes é de que sejam curiosos. No Brasil, estamos cheios de criativos. Arrisquem-se, tentem outros segmentos da área e procurem inovar!”, comentou. Já Felipe acredita que o segredo é a constante atualização em relação à área, aos conhecimentos, mudanças e novas descobertas de comunicação. “O mundo do marketing vive mudando, é necessário manter uma constante atualização quanto às novas tecnologias, novas formas de pensar, por meio de eventos, palestras, boas leituras e conversas. Isso faz um bom profissional de comunicação.”
Não perca as próximas palestras programadas ao longo da semana. Hoje, 20, a partir das 19h, acompanhe João Riva com o tema “Marketing promocional pros dias atuais”.
Para saber mais sobre a 7ª SEMARK, acesse: http://www.casperlibero.edu.br/noticias/index.php/,n=9247.html
Felipe Delphorno: @DKFELIPE
Ana Kawata: @Ana_Kawata