A 17ª edição do Fórum de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero é #PesquisanaCásper, uma intervenção digital para promover nas redes sociais a circulação de materiais multimídia e multiplataforma relacionados aos estudos desenvolvidos por alunos de iniciação científica e professores da Cásper.
O evento tem como objetivos divulgar as pesquisas discentes e docentes, promover o diálogo entre os pesquisadores e apresentar para a comunidade casperiana os estudos desenvolvidos na faculdade.
Buscando inovar na forma como o Fórum será organizado, em razão dos cuidados que a pandemia ainda exige, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa coordenou a criação desta página, onde as produções estão reunidas. A “intervenção digital” por meio das redes sociais da faculdade acontece no dia 21 de outubro.
A ideia é que, durante o dia, as mídias digitais da Cásper tenham como tema principal as 30 pesquisas realizadas sob a supervisão do CIP.
Além da ação de divulgação nas redes, a 17ª edição do Fórum de Pesquisa irá proporcionar a tão necessária troca entre os grupos de pesquisa, por meio de rodas de conversa em modalidade remota e aberta à participação de toda a comunidade.
Confira a programação das rodas de conversa
A seguir, você confere as 30 pesquisas, com título e uma breve descrição. Clique no botão de + para ver os materiais multimídia sobre as pesquisas, como resumos, artigos, vídeos, imagens, infográficos e o link de acesso para o Podcast PesquisAR (o programa de divulgação científica realizado em parceria com a Rádio Gazeta Online).
O (en)canto que vem das ruas
A profa Mei Hua Soares analisa as crônicas de João do Rio e Luiz Antonio Simas.
Comunicação Social: formação e mercado de trabalho
O prof. Jefferson Mariano analisa a empregabilidade de jornalistas entre 2015 e 2018. Contratação aumentou em áreas típicas da Comunicação.
A nostalgia como estratégia de apelo ao consumo
A aluna Maria Antônia Anacleto analisa o vintage, o retrô e o comportamento de consumo dos jovens.
Explicando: jornalismo explicativo no streaming
A aluna Letícia Brito analisa tendências de formato, plataforma e gênero com base na série “Explicando”, produzida pelo portal Vox e disponibilizada na plataforma de streaming Netflix.
Jornalismo sobre alimentação, culinária e gastronomia
A profa Helena Jacob faz um estudo de caso dos TCCs do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero no período de 2010/2019.
Marketing e promoção política em ambientes digitais
O aluno Arthur Guimarães de Oliveira analisa estratégias algorítmicas de direcionamento de conteúdos.
Aspectos Poéticos e Performáticos em documentários sobre o golpe de 2016
O prof. Marcelo Soler tece considerações sobre possíveis relações entre política e estética.
Evolução do jornalismo newsgames
O prof. Gilberto Faria analisa o que as notícias podem aprender com os jogos.
Cultura do cancelamento
A aluna Isabella Vilchez analisa o fenômeno à luz das teorias da sociedade do espetáculo.
O imaginário ocidental sobre o continente africano
A aluna Marina Lourenço analisa o poder da fotografia na construção do que pensamos sobre a África.
A importância da filosofia nos processos comunicacionais
O aluno Gabriel Fagundes analisa a influência da disciplina na formação crítica do jornalista.
Videogames, indústria e (des)politização
O aluno Bruno Galvão desenvolve trabalho que problematiza os posicionamentos políticos dos gamers.
A comunicação e o Diário de Anne Frank
A aluna Fatime Ghandour analisa os dispositivos comunicacionais contidos na obra.
Negros no cinema
O aluno Clovis de Souza Filho analisa a representação de negros a partir da perspectiva de autores e produções brancas.
Credibilidade jornalística com o avanço da desinformação
O aluno Boris Bellini analisa a confiança na imprensa em tempos de excesso informativo.
Comunicação e inovações em repertórios de protestos em movimentos sociais
O prof. João Alexandre Peschanski analisa a política de gênero e a inovação tática em movimentos sociais rurais brasileiros a partir do episódio conhecido como “O grito das mudas”.
A representação dos estereótipos femininos
A aluna Bianca Mathias Barbosa analisa a imagem da mulher nas campanhas publicitárias da DOVE.
O negligenciado potencial da Comunicação Estratégica no ecossistema de inovação
O aluno João Giacon realiza estudo exploratório com 10 Incubadoras brasileiras e analisa a Comunicação nas incubadoras de startups.
Nietzsche e os valores do Insta
A aluna Renata Koraicho analisa valores veiculados nas 10 maiores contas de Instagram do Brasil a partir das ideias do filósofo Nietzsche.
#20centavos e #vemprarua
A aluna Beatriz Salvia analisa os circuitos de circulação das hashtags durante as manifestações de 2013.
“Mulher de preso”: histórias narradas por familiares de detentos em uma página de Facebook
A aluna Tiemi Osato analisa as narrativas identitárias, biográficas, humorísticas, informativas e de denúncia compartilhadas por mulheres que visitam pessoas na prisão.
A reinvenção do mito econômico
O prof. Tiago da Mota e Silva desenvolve estudo sobre a noção de sustentabilidade no stakeholder capitalismdo Fórum Econômico Mundial de 2020.
O comportamento da mídia na era da pós-verdade
A aluna Ivana Fontes analisa o posicionamento dos veículos de comunicação diante da CPMI das fakenews.
Notícias caça-cliques e engajamento na política
A aluna Giovanna Bicalho analisa o impacto para a editoria de política do portal R7 dos conteúdos clickbait veiculados em redes sociais.
Comunicação e Instagram
A aluna Karolyne Oliveira analisa o storytelling criado por Manu Gavassi em seu Instagram durante o BBB20.
A trajetória artística de Beyoncé e a luta contra o racismo
O aluno Pedro Figueiredo analisa a carreira da cantora à luz das teorias da sociedade do espetáculo e da espiral do silêncio.
Representação de pessoas com autismo
O aluno João Malafaia analisa a imagem de pessoas com autismo manifestada no seriado Atypical.
Bjork Digital
A aluna Laura Navarro analisa a tecnologia VR como o futuro do videoclipe.
A sobrecarga informativa no contexto hipermidiático atual
A aluna Helena Figueroa analisa práticas como o media literacy e outras estratégias para atenuar o fenômeno da desinformação.
Pixels e Voxels
O prof. Marcos Ryo desenvolve um estudo exploratório sobre os vídeos imersivos e potenciais aplicações de relevância social.