A Faculdade Cásper Líbero convida todos os interessados a participarem do evento “Mulheres e Imagens”, uma parceria entre as coordenadorias de Cultura Geral, da Pós-Graduação e do curso de Rádio, TV e Internet. A atividade é um colóquio interdisciplinar que irá tratar das mulheres no eixo produtivo dos processos e produtos de comunicação, na elaboração de imagens e imagens em movimento. O diálogo terá as seguintes presenças femininas:
Moderação:
Simonetta Persichetti
Jornalista, pesquisadora e docente do Mestrado e da Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação Cultura e Visualidade (2018, CNPQ). É responsável pelo projeto de Pesquisa Política das Imagens (2019). É Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP e Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Mackenzie e, jornalista formada pela Cásper Líbero. É coautora do livro Encontros com a Fotografia (Fortaleza/São Paulo: Tempos d’ Imagem/FNAC, 2009). É autora dos livros Imagens da Fotografia Brasileira (vols. 1 e 2: São Paulo: Estação Liberdade Senac 1997/2000). De 2004 a 2009 foi coorganizadora da Coleção Senac de Fotografia, composta por 18 volumes. É coorganizadora do livro Conversando com a Imagem (São Paulo: Selo Cásper Líbero 2019). Em 1999 recebeu o prêmio Jabuti de Reportagem e, em 2009, recebeu o prêmio Clix de Melhor Crítica de Fotografia Brasileira. É consultora do Mulheres Luz, projeto de pesquisa e conteúdo online cujo objetivo é criar um banco de imagens sobre a atuação de mulheres na fotografia. É crítica de fotografia do jornal Estado de S. Paulo desde 1996.
Convidadas:
Carla Gallo
Diretora, produtora e roteirista dos documentários de longa-metragem "O Aborto dos Outros" e "Assim é, se lhe Parece", este último sobre a vida e obra do artista plástico Nelson Leirner. Fez graduação em RTV na ECA/USP, onde também fez mestrado em Meios e Processos Audiovisuais. Atualmente desenvolve o documentário, também em longa-metragem, "Para o meu Vizinho de Sonhos".
Daniela Moura
Fotógrafa e pesquisadora. Graduou-se no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na Universidade Federal da Bahia - UFBA (2017), e é mestra em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2020). Dedica-se a pesquisar a política das imagens na contemporaneidade e a relação entre a fotografia e o território, principalmente a partir da produção de fotógrafas brasileiras, tema da sua dissertação. Atualmente trabalha na Base de Dados de Livros de Fotografia, plataforma digital de referências bibliográficas e de reflexão crítica, em que publicou o artigo "Memória e Visibilidade das Mulheres nos Livros de Fotografia".
Luiza Lusvarghi
Jornalista, pesquisadora e doutora pela ECA USP com estudos sobre novos formatos da produção de cinema e audiovisual no Brasil. Foi diretora da Abraccine, e integra os grupos Elviras e +Mais Mulheres e Genecine (Unicamp). Autora de "O Crime como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina" (2018), e coorganizadora de “Mulheres Atrás das Câmeras - Cronologia das Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018” (2019), finalista do Jabuti 2020. Atualmente, finaliza pesquisa sobre a Netflix na América Latina. É vice-Coordenadora do GP Cinema da Intercom.
Mônica Maia
Editora, curadora e produtora. Idealizadora e curadora da plataforma Mulheres Luz, lançado em 2021, projeto de pesquisa e publicação de conteúdos produzidos por fotógrafas. Sócia da DOC Galeria, inaugurada em 2012, e produtora executiva da Mostra SP de Fotografia, desde 2011. Foi fotógrafa e editora da Agência Estado [1987/2007] e Folha de S.Paulo, onde mantém colaboração em projetos especiais. Em 1999 foi a primeira brasileira a ser jurada do World Press Photo, desde então é membro do Joop Swart Masterclass. Foi curadora do 3º Encontro de Coletivos Fotográficos Íbero-Americano, que aconteceu na cidade de Santos, São Paulo [2014]. É jurada e curadora do Programa Nova Fotografia do MIS-SP [2019/2021]. Foi curadora dos projetos “Por dentro de um tempo suspenso”, em 2020, chamada sobre a produção fotográfica durante a pandemia, e “Testemunhos para o não esquecimento”, imagens da tragédia de Brumadinho, ambos apresentados em forma de vídeos no Festival de Fotografia de Tiradentes. Com a DOC foi gestora da Galeria Nikon [2014/2016] e em 2015 lançou a Foto Feira Cavalete. Atua em leituras de portfólios e acompanhamento de projetos. Desde 2012 produziu ou fez a curadoria de mais 30 exposições. Em 2021 foi curadora e produtora dos festivais Everyday Brasil e Imagens Periféricas, ambos contemplados pela Lei Aldir Blanc.
Todos os participantes que preencherem o formulário disponível ao longo das atividades da programação terão direito à certificação de presença.
Usamos cookies para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.