Ícone do título

Corpo Docente

Jornalismo Esportivo

Bruno Almeida

Chefe de reportagem de Esportes da Globo/SP, com mais de 20 anos de experiência em jornalismo esportivo.

É chefe de reportagem de Esporte da Globo/SP. Possui 20 anos de experiência como jornalista esportivo, sendo 12 anos na TV Globo. Foi gerente Sênior de Marketing/Relações Públicas da Adidas Brasil, atuando também como chefe de entretenimento e marketing de influência da Adidas América Latina. Criador da estratégia de influenciadores e celebridades latino-americanas. Possui sólido conhecimento da mídia esportiva mundial, com profundas conexões com profissionais da mídia esportiva e experiência com criação de conteúdo e execução de ativação. Ganhou o Prêmio de Jornalismo da Rede Globo. Professor do curso de pós-graduação em Jornalismo Esportivo da Faculdade Cásper Líbero.

Erich Beting

Fundador e diretor da Máquina do Esporte, primeiro veículo independente de mídia a falar sobre os negócios do esporte. Há 20 anos atua no mercado de marketing esportivo, tendo contato diário com os principais líderes e formadores de opinião da indústria. Foi jornalista esportivo na Folha de São Paulo, jornal Lance!, comentarista de negócios do esporte dos canais BandSports e Sportv e colunista do UOL e da ESPN.com.br. É professor do curso de pós-graduação em jornalismo esportivo da Faculdade Casper Líbero, em São Paulo, além de palestrante e consultor em marketing esportivo.

Foto do Professor

Erick Castelhero (Professor convidado)

Editor Executivo do site GazetaEsportiva.com e Presidente ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Editor executivo do site Gazeta Esportiva, presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB. É mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e professor da Pós-Graduação em Jornalismo esportivo na mesma Instituição.

Foto do Professor

Michelle Giannella (Professora convidada)

Jornalista, apresentadora dos programas Gazeta Esportiva e Mesa Redonda, gerente de esportes da TV Gazeta e advogada.

É jornalista, advogada, apresentadora do programa Gazeta Esportiva e gerente de esportes da TV Gazeta. Formada em Jornalismo pela Cásper Libero trabalhou em diversas áreas do jornalismo, o que contribui para sua visão global e criativa no dia a dia da profissão.

Foto do Professor

Ricardo Nóbrega (Professor convidado)

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e responsável pela equipe de PR da Fundação Cásper Líbero e suas unidades de negócio.

Coordenador de comunicação e eventos da Fundação Cásper Líbero. Também é Líder de Social & Training pela agência Truly, de São Paulo, onde atua em treinamentos midiáticos. Com mais de 15 anos de atuação em comunicação corporativa, coleciona experiências em empresas do setor da Construção Civil, Tecnologia, Seguros, Educação, Terceiro Setor, Entretenimento e Esportes.É graduado em jornalismo, tem pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e é mestre em Comunicação pela Cásper Líbero. Como professor faz parte do corpo docente da pós-graduação em jornalismo esportivo e dá aulas de Social Media Training.

Rodrigo França

É especializado em cobertura esportiva. Atua como repórter em diversos veículos, como Exame, Globo.com, IG, Gazeta do Povo, Quatro Rodas, iCarros, Racing, Auto Esporte, Speedway. Foi durante dois anos editor do jornal da Red Bull (“Red Bulletin”) na Stock Car e trabalha como editor do Anuário Automotor de Reginaldo Leme. Foi também por esta editora que o jornalista lançou, no final de 2010, seu primeiro livro, “Ayrton Senna e a Mídia Esportiva”. Em 2000, o jornalista recebeu convite para atender com exclusividade a comunicação esportiva de Luciano Burti, na época piloto de testes da Jaguar na F1. Para isso, Rodrigo fundou sua própria agência, a RF1 Jornalismo. Em 20 temporadas, cobriu mais de 60 GPs de F1 (em 15 países diferentes), sete provas das 24 Horas de Le Mans, oito provas em Monaco, 4 vezes na Indy-500 e 5 GPs da Formula E. Desde 2002, cobre Stock Car e Truck em todas as corridas, com 18 temporadas completas em 2020. Formado em jornalismo pela USP (Universidade de São Paulo) e mestre em jornalismo por esta mesma universidade.