INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
Ícone do título

Corpo Docente

Jornalismo em plataformas digitais

Foto do Professor

Cido Coelho - Professor convidado

Especialista em mídias digitais e web. Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorando em Biotecnociência na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Editor e curadoria de conteúdo multiplataforma para SBT e SBT News - o canal de notícias do SBT na internet. É líder de Projeto/Editor Digital do Projeto Comprova São Paulo e Região. Coordenou a segunda e terceira edição do Projeto Comprova no SBT, focado na redução da desinformação e na promoção da educação para a mídia com o público. O projeto é formado por 28 empresas brasileiras de mídia, com apoio da Abraji, orientado pela ONG First Draft e apoio técnico da Google News Initiative, Facebook Journalism Project e Twitter. Foi chefe de reportagem da Rede Globo São Paulo. É pesquisador, cientista social e fez mestrado em tecnologia e comunicações. Trabalhou em diversos grandes veículos jornalísticos, como portal Terra Networks Brasil, portais Estadão.com e JT.com.br. É docente de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero.

Foto do Professor

Edson Rossi - Professor convidado

Jornalista especializado em gestão, criação e reposicionamento de veículos editoriais e conteúdos digitais. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

É redator-chefe da revista semanal de economia IstoÉ Dinheiro. Jornalista com 38 anos de experiência em veículos digitais e impressos, sendo a maior parte em cargos de direção e gestão. Atuou nos mais diversos segmentos (economia, tecnologia, esportes, games, política internacional, moda, variedades e jornalismo feminino). Professor há 27 anos. Mestre em Micronarrativas e Plataformas Urbanas pela Cásper Líbero (São Paulo).

Foto do Professor

Eduardo Nunomura

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Atua como jornalista profissional desde 1992, com passagem pelos principais veículos impressos do País (Folha de S.Paulo, Veja, Estadão e CartaCapital) e colaboração para as principais editoras do país. Atualmente, é editor de especiais da agência Amazônia Real. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), professor de graduação e pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero. É ainda membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do Instituto de Estudos Avançados e da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Ver Currículo Lattes
Foto do Professor

Ellen Nogueira

Formada pela Faculdade Cásper Líbero, MBA em economia pela FIA, especializada em liderança pelo Insper e com mestrado em comunicação também pela Cásper Líbero.

Ellen Nogueira é jornalista com 25 anos de experiência, formada pela Faculdade Cásper Líbero, MBA em economia pela FIA, especializada em liderança pelo Insper e com mestrado em comunicação também pela Cásper Líbero. Começou no grupo Folha, onde foi repórter e editora de Economia. Na TV Globo por 10 anos, foi coordenadora de produção do Jornal Nacional em São Paulo e chefe de produção do Fantástico. Foi uma das responsáveis pela implantação da CNN no Brasil, onde é diretora de jornalismo e projetos especiais.

Foto do Professor

José Antonio Lima

Doutor e mestre pelo Instituto de Relações Internacionais da USP.

José Antonio Lima é jornalista, com 19 anos de atuação no mercado e passagens por veículos como Época, CartaCapital e Projeto Comprova, nos quais participou de inúmeras coberturas da política nacional, incluindo as últimas cinco eleições presidenciais. Como enviado especial, cobriu parte da Primavera Árabe e a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. É doutor e mestre em Relações Internacionais e, atualmente, é professor da pós-graduação da Cásper, lecionando no curso sobre jornalismo em plataformas digitais.

Foto do Professor

Julio Cesar Fernandes - Professor convidado

Mestre em Comunicação Social. MBA em liderança e gestão pela FGV.

É executivo na área de produção de tecnologia para Jornalismo na Rede Globo de Televisão, onde está desde 2009. Atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes. É pesquisador, consultor e profissional com mais de 18 anos de experiência na área de Comunicação, com projetos para TV, áudio (rádio/podcast), streaming e mídia out of home. Foi supervisor executivo de operações, coordenador e produtor de reportagem. Mestre em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo) e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas - Desenvolvimento Humano de Gestores (FGV-SP). Há 10 anos, atua como professor universitário, com passagem pelos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Mackenzie, Universidade Metodista de São Paulo, Anhembi Morumbi e Centro Universitário Belas Artes.Autor do livro “A memória televisiva como produto cultural”, com prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Foto do Professor

Luis Mauro Sá Martino

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, mestre e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP

Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor da Faculdade Cásper Líbero. É professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, e também da Casa do Saber e cursos de pós-graduação Latu Sensu na PUC-RS e SEPAC. Foi coordenador do GT Epistemologia da Comunicação, da Compós (2015-2016; 2022-2023), e é membro do corpo de pareceristas das revistas Galáxia (PUC-SP) e Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM), entre outras. No PPG onde atuou, foi editor das revistas Líbero (2012-2-15; 2018-2022) e Communicare (2022-2023). Autor, entre outros, dos livros “Sem tempo para nada” (Vozes, 2022), “Política, Cultura Pop e Entretenimento” (Sulina, 2022), “10 Lições sobre Goffman” (Vozes, 2021), “Ética, Mídia e Comunicação” (Summus, 2018), “Métodos de Pesquisa em Comunicação” (Vozes, 2018), “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2016), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009) e “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010).

Foto do Professor

Mirian Meliani - Professora convidada

Pós-doutoranda em Comunicação Digital na ECA/USP. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

Sócia-fundadora da empresa Folie Comunicação, especializada em conteúdo e publicações direcionadas a universidades, organizações não-governamentais e grandes corporações, com foco em educação, sustentabilidade, biodiversidade e excelência da gestão. É presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), biênio 2023-2025. Pós-doutoranda em Comunicação Digital na Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP. Ministra disciplina no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP (PPGCOM-ECA/USP). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com pesquisas sobre redes sociais digitais. Professora no curso de Jornalismo do Centro Universitário Belas Artes. Professora convidada no curso de Jornalismo em Plataformas Digitais, na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Foi colaboradora das empresas Folha da Manhã e Abril. Pesquisadora do Com+/ECA-USP e do Interlab 21-Comunicação e Criação nas Mídias - CCM/CNPq-PUCSP.