Influência, comunicação e dados são temas do relatório de tendências produzido pelo grupo de pesquisa InfluCom (Comunicação, Influência e Visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais), da Faculdade Cásper Líbero, liderado e organizado pela Profa. Dra. Carolina Terra.

O report 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom) é fruto do exercício de pesquisa e debate do grupo, durante os encontros mensais realizado ao longo de 2021, e está dividido em três grandes blocos: influência, conteúdos e apostas e dados.

Direcionado ao campo da Comunicação Organizacional, sobretudo aplicado ao digital e à influência, o grupo de pesquisa InfluCom está integrado ao Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, que segue com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2022.

Nosso intuito ao produzir o material foi mapear tendências nas áreas de comunicação, influência e dados; fazer uma curadoria de informações e conteúdos por meio de olhares teóricos e práticos e servir como base para estudos e pesquisas futuras.”

Carolina Terra, organizadora do material e líder do grupo

Cada temática ficou sob a responsabilidade de um ou mais pesquisadores que, por meio de pesquisas autorais e dados de mercado, realizaram a construção dos seus textos.

No primeiro bloco, a discussão gira sobre as possiblidades de influência digital; o público interno como oportunidade de influência; as lideranças e suas exposições no ambiente das mídias digitais; terminando com um exercício sobre o futuro de um assunto que há tempos domina interesses do mercado e da academia: o que será dos influenciadores digitais.

Influência

• Ecossistema da influência digital (Carolina Terra)
• Funcionários influenciadores digitais (Lidiane Faria)
• Lideranças influenciadoras digitais (Ricardo Nóbrega e Érica Aragão)
• Futuro dos influenciadores digitais (José Rodinei Fernandes)

O segundo bloco traz inovações na área de produção de conteúdo, como o que faz com que seja engajador; o fenômeno da TikTokização; a ascensão dos podcasts corporativos; e como o metaverso impacta na área de comunicação e relações públicas.

Conteúdos e apostas

• Conteúdos engajadores (Adriano Batista Rodrigues)
• Tiktokização (Pedro Arthur Nogueira)
• Branded podcasts (Eric de Carvalho e Guilherme A. S. de Moraes)
• Metaverso (Otávio Francesconi)

No último bloco, os dados vêm à tona e o debate gira em torno da vida guiada por eles, alfabetização e letramento digitais e, por fim, a questão da privacidade envolvendo todo esse contexto.

Dados

• Vida data-driven (Margareth Boarini)
• Privacidade e dados (Eduardo Paschoa)

O InfluCom disponibilizou o report gratuitamente. Clique aqui para baixar o relatório de 10 tendências de comunicação, influência e dados (InfluCom).

Serviço

10 tendências de comunicação, influência e dados – relatório do grupo de pesquisa InfluCom, Comunicação, Influência e Visibilidade em tempos de plataformas sociais digitais, da Faculdade Cásper Líbero.
ISBN: 978-65-00-35788-2
Acesso: gratuito