INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

No dia 19 de fevereiro de 2022, o Prof. Me. Julio César Fernandes ministrou a oficina Narrativa Audiovisual Transmídia, atividade que faz parte do curso de especialização em Audiovisual Transmídia, oferecido pela Faculdade. O docente, que atua como produtor de tecnologia de jornalismo na TV Globo, orientou participantes na produção de vídeos no estúdio de TV 4K da Caspér e comentou sobre a narrativa transmídia e a gamificação em diversas plataformas.

• Como foi a experiência na oficina?

A experiência foi incrível e marcou a minha volta presencial à sala de aula e ao estúdio de TV da Faculdade. Como houve a recente modernização dos equipamentos, o estúdio está todo com tecnologia 4K, compatível com a realidade do mercado audiovisual. Com esses recursos, os trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso terão ainda maior qualidade técnica, além de proporcionar uma experiência de imersão mais completa.

• Quais competências os alunos puderam desenvolver?

No início da oficina, eu expus conceitos teóricos relacionados à narrativa transmídia, gamificação e alguns estudos de caso. Depois, as alunas e alunos conseguiram desenvolver competências relacionadas à atividade ao vivo, como improviso e comunicação assertiva, utilizando todos os recursos do estúdio de televisão, inclusive um link ao vivo na parte de fora do estúdio.

• Na sua visão, qual é a importância de investir no desenvolvimento de conhecimentos e práticas/técnicas na área de transmídia, pensando na demanda atual do mercado e dos próximos anos?

O mercado de mídia está sempre se transformando, essas mudanças são cada vez mais aceleradas, em especial nos últimos anos. É importante que o profissional dessa área esteja preparado para se adaptar às novas formas de se contar uma história e às novas tecnologias disponíveis, conseguindo extrair o que cada plataforma tem de melhor, com foco no público-alvo. Uma história contada para televisão não necessariamente será a mesma que está em um livro, por exemplo. É necessário que pensemos em expandir o universo dessa história, fazendo com que em todos os desdobramentos dessa história façam sentido individualmente, mas que, ao serem todos consumidos, proporcionem uma experiência maior e mais completa ao usuário-espectador. Outro ponto importante é levar em conta o orçamento do projeto também.
Além das habilidades técnicas, que o aluno pratica por meio de trabalhos nos estúdios de rádio e TV, na sala de aula também incentivamos o aluno a desenvolver suas habilidades comportamentais, chamadas de soft skills, já que um profissional multitarefa também é uma demanda cada vez mais presente no mercado atual.

Os registros da oficina poderão ser acessados abaixo.

OficinaTransmidia7
OficinaTransmidia20
OficinaTransmidia39
next arrow

Conheça o curso de especialização em Audiovisual Transmídia e faça sua matrícula.