INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Canal do YouTube da Faculdade Cásper Líbero

Dia 28 de abril (quinta-feira), das 14h às 15h30.

Descrição

A Faculdade Cásper Libero convida a todos os interessados para participar do evento WikiLAI: Como um jornalista iniciante pode cavar pautas exclusivas usando a Lei de Acesso à Informação. A oficina irá apresentar a Lei de Acesso à Informação (LAI) como um recurso de apuração para jornalistas iniciantes descobrirem histórias exclusivas e produzirem reportagens de impacto social.

Serão apresentados exemplos práticos e referências inspiradoras, a partir da WikiLAI, o guia com tudo o que o cidadão precisa saber para acessar dados públicos no Brasil, desenvolvido pela Fiquem Sabendo com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. O objetivo é disseminar as ferramentas de transparência pública e mostrar como estudantes de jornalismo, jornalistas iniciantes, professores de jornalismo e interessados no tema, podem adotar esses recursos para aprimorar processos de apuração jornalística.

Taís Seibt é jornalista, gerente do projeto WikiLAI na agência de dados Fiquem Sabendo, especializada em Lei de Acesso à Informação (LAI). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também é professora da Unisinos (RS) e do MBA em Jornalismo de Dados do IDP (Brasília), coordenadora do Desafio Nuvem de Educação Midiática (Unisinos) e do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional - DataJor (CNPq/IDP).

Taís Seibt

Não é necessária realizar inscrição prévia para participação, a oficina ocorrerá de forma online, com transmissão direta pelo canal oficial da Faculdade no Youtube.

Realização: Fiquem Sabendo e Cásper Líbero
Apoio: Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Alunos, jornalistas iniciantes, professores e demais interessados no tema.