INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Via Microsoft Teams

Dias 9, 16, 23 e 30 de agosto (terças-feiras), das 19h às 22h.

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/minicurso-metodologias-de-pesquisa-com-jornalistas__1609143

Descrição

O programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero convida todos os interessados a participarem do minicurso Metodologia(s) de Pesquisa com Jornalistas. Serão quatro encontros às terças-feiras com o objetivo de aprofundar aspectos epistemológicos e metodológicos das pesquisas que se voltam ao(à)s jornalistas, discutir possibilidades de análise do grupo em questão a partir de diferentes matrizes teóricas e compartilhar experiências de pesquisas.

Confira a ementa do minicurso:

• O grupo social e o mundo do trabalho do(a)s jornalistas;
• Tensões entre objetos e sujeitos de pesquisa;
• Abordagens quantitativas e qualitativas;
• Perspectivas teóricas e modos de interpretar a(s) comunidade(s) do(a)s jornalistas;
• Métodos e técnicas apropriados para pesquisas com jornalistas.

Francisco de Assis

Os encontros serão ministrados pelo Prof. Dr. Francisco de Assis, doutor e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), instituição na qual também concluiu a pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural. É jornalista formado pela Universidade de Taubaté (Unitau). Desde 2020, realiza estágio de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, com bolsa PNPD/Capes. Pertenceu ao núcleo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM - Centro Universitário (2015-2019), do qual também foi coordenador (2018). Foi vice-coordenador do grupo de pesquisa Gêneros Jornalísticos (2011-2012), no âmbito da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e do grupo temático Estudios sobre Periodismo (2012-2016), na Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic). Diretor científico da Coleção Ciências da Comunicação, mantida pela Editora Appris, desde 2014.

Todos com presença mínima de 75% nas aulas receberão certificado de participação.

Pesquisadores de Mestrado e Doutorado e demais interessados.