INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Por Lucas Gama, estagiário do Núcleo de Mídias Digitais

Você considera que sabe falar bem? Em diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, a boa expressão oral é fundamental para resolver situações adversas, alcançar resultados, representar a empresa e outras situações. Inclusive, um cliente ou empregador pode considerar o nível de comunicação oral antes de contratar o profissional. Mas para adquirir esse conhecimento, são necessários estudos, técnicas e muita prática.

Nesse sentido, a Professora Ethel Pereira, que ministra a disciplina “Laboratório de Expressão Oral” para os alunos dos 4ºs anos de Relações Públicas, relata a importância de uma boa expressão oral no mercado de trabalho.

Expressão oral em diversas situações

A Professora Ethel explica: “Quando se trata de comunicação interna, a oratória é vital para motivar e envolver equipes. Em situações de crise, ela permite transmitir informações de forma clara e confiante. Além disso, ao atuar como porta-voz ou ao preparar executivos para desempenhar esse papel, a habilidade em oratória auxilia os profissionais a se comunicarem de forma eficaz e estratégica”.

Isso porque, segundo a professora, a capacidade de falar com clareza, confiança e persuasão é um diferencial valioso na busca pelo sucesso na construção e manutenção de reputações organizacionais positivas.

Mas ainda assim muitas pessoas sentem dificuldade em exercer essa habilidade. Uma pesquisa realizada pela Conquer In Company com 300 respondentes de mais de 250 empresas brasileiras mostrou que os profissionais de RH, incluindo os líderes, não se sentem seguros quando o assunto é falar em público. Dos profissionais ouvidos, apenas 14% acreditam que são bons oradores.

Jean Emmanuel, graduado em Marketing e especialista em Comunicação Pública e Empresarial, é autor do livro “Pare de Vacilar em suas apresentações”, no qual oferece um tripé para caprichar ao falar em público:

  • Conhecimento do que está falando, seja por estudo, pesquisa ou sua experiência. O recomendado é estar com o assunto na ponta da língua, isso traz segurança no processo;
  • A técnica de oratória, uso da voz ou para contar histórias. Saber desenvolver o discurso do começo ao fim é essencial para convencer o seu público;
  • E a empolgação. É comum encontrar bons oradores, que dominam aquilo que está falando, mas o tom de voz acaba sendo inimigo do discurso.

Oratória para profissionais de Relações Públicas

Direcionando o assunto para relações-públicas, a Professora Ethel exemplifica alguns cenários onde a expressão oral pode ser um diferencial para o profissional da área.

“Falar bem em público é uma habilidade essencial para que o profissional de Relações Públicas se destaque e assuma posições de liderança. Para além do crescimento do profissional, a oratória desempenha um papel multifacetado e fundamental nas atividades dos relações-públicas. É uma ferramenta poderosa para construir relacionamentos, influenciar percepções, gerenciar crises e alcançar objetivos organizacionais”.

A oratória é a chave para compartilhar estratégias e ações de projetos de maneira convincente, seja entre colegas, diante de clientes ou em eventos. Mas então o que pode ser feito para melhorar sua expressão oral?

Durante a graduação em Relações Públicas, o estudante participa semestralmente de aulas teóricas e práticas, trabalhos, palestras com convidados, entre outras atividades para qualificar a comunicação. Inscreva-se para o Vestibular 2024 clicando aqui. Além da graduação, a Faculdade Cásper Líbero oferece diversos cursos livres relacionados a expressão oral. Saiba mais!