INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Local: YouTube da Cásper

Dia 26 de outubro (quinta-feira), das 11h às 13h

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/roda-de-conversa-comunicacao-e-educacao--olhares-e-praticas-em-construcao__2215648

Descrição

Roda de Conversa Comunicação e Educação – Olhares e práticas em construção_1240x550

Em ocasião da 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática, motivada pela Secom (Secretaria de Educação Social) em parceria com o MEC (Ministério da Educação), e buscando promover a discussão sobre novas perspectivas em relação à pesquisa e práticas de comunicação e educação midiática, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero realizará a roda de conversa "Comunicação e Educação – Olhares e práticas em construção".

A roda de conversa acontecerá no formato online, via YouTube da Cásper, no dia 26 de outubro, das 11h às 13h, para estudantes, pesquisadores e profissionais de comunicação. Os participantes receberão certificado.

O evento contará com os convidados Monica Pegurer Caprino, Matheus Cestari Cunha, Maria Elisabete Antonioli e mediação conduzida pelas professoras Ana Claudia Braun Endo e Marli dos Santos.

Convidados

Monica Pegurer Caprino

Monica Pegurer Caprino é doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, fez estágio pós-doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha), na área de Comunicação e Educação, onde também cursou o Máster de Comunicación y Educación. Fez pós-doutorado na Universidade Metodista de São Paulo, pelo programa PNPD/Capes, com pesquisa sobre educação midiática e organizações da sociedade civil. Participou como pesquisadora do estudo EMEDUS- Media Education Literacy Study, subvencionado pela Comissão europeia, para estudar a mídia-educação no âmbito dos estados membros da EU.

Matheus Cestari Cunha

Matheus Cestari Cunha é jornalista, mestre pela Faculdade Cásper Líbero, doutorando na Universidade do Minho, Portugal. Desenvolve pesquisas no campo da Comunicação e Educação. Participou do Projeto de Educomunicação do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. Discute como a Teoria das Mediações, de Martín-Barbero, pode ser fundamental na compreensão da Educação Midiática, propondo uma abordagem que vai além das competências midiáticas. Lançou recentemente o livro "Das competências às mediações: o presente e o futuro da Educação Midiática".

Maria Elisabete Antonioli

Maria Elisabete Antonioli é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo, com pós-doutorado na mesma Universidade. Coordena o projeto Escola Mídia, uma parceria da ESPM com a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que oferece cursos de capacitação em educação midiática para professores do ensino médio e fundamental. É coordenadora e professora do curso de Jornalismo da ESPM. Faz parte do Comitê de Iniciação Científica da ESPM e do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo – ABEJ.

Mediadoras

Ana Claudia Braun Endo

Ana Claudia Braun Endo é mestre em Comunicação pela UMESP e doutoranda pela Universidade Nova de Lisboa/USP. Consultora na área da Educação e de Comunicação. É Multiplicadora em Educação Midiática pelo Instituto Palavra Aberta. Atua como diretora editorial na W4 Editora. É docente de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero.

Marli dos Santos

Marli dos Santos é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Coordenadora da Pós-Graduação, sendo responsável pelo Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero. Líder do grupo de pesquisa Emancipajor - Jornalismo contemporâneo: práticas para a emancipação social na cultura tecnológica, na mesma instituição. Coordenadora dos grupos de pesquisa Gêneros Jornalísticos - INTERCOM e Estudos de Jornalismo - ALAIC.

As inscrições serão pelo link: www.sympla.com.br/roda-de-conversa-comunicacao-e-educacao--olhares-e-praticas-em-construcao__2215648

Participe!

Estudantes, pesquisadores e profissionais da educação e da comunicação.