Leandro Sobral, de 37 anos, começou sua trajetória profissional aos 18, atuando com vendas. Mas apenas aos 26 ele passou a trabalhar na assessoria de imprensa da empresa Comunique-se. Ao se apaixonar pela área da comunicação, Leandro passou a cursar Marketing na Anhanguera e foi idealizador da maior comunidade de assessores de imprensa do Brasil.
O empresário se tornou sócio CCO da Press Manager, plataforma de gestão online, e já participou de diversas palestras, como na Rede AIF (Assessoria de Imprensa Freedom), uma rede de apoio e networking para profissionais de assessoria de imprensa. Recentemente, Leandro resolveu fazer pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em Jornalismo em Plataformas Digitais.
Em entrevista exclusiva concedida à Newsletter Pós Na Cásper, Leandro Sobral conta como foi e estão sendo as suas experiências dentro e fora da faculdade. Leia abaixo:
Eu já tinha experiência na área comercial, mas senti ali a necessidade de explorar mais, e o marketing foi uma opção bacana naquele momento onde consegui aprimorar o conhecimento dentro do trabalho de comunicação.
Quando eu estava no Comunique-se, comecei a me envolver muito com grupos de assessores de imprensa, até que em 2016, depois da experiência, eu montei uma comunidade de Assessores de Imprensa que hoje tem mais de 25 mil pessoas integradas e o marketing acabou ajudando bastante nesse momento.
Eu vi a oportunidade porque não tinha nada nas redes sociais onde pudesse unir os profissionais [jornalistas e imprensa] de alguma forma. E fui muito na linha de conectá-los. A rede social era a melhor forma, já naquele momento, há sete anos, onde conseguia, de fato, unir todo o mercado dentro de um grupo. [A Assessores de Imprensa] não só me ajudou no trabalho de relacionamento, que é o que faz parte não só da minha área comercial, mas do próprio mercado jornalístico. Consegui, de fato, ser mais participativo dentro da área. Ao longo do tempo, vi que essa rede tinha oportunidade maior de explorar, por ter oportunidades de encontros, eventos, ao longo do tempo vagas surgiram dentro dos grupos e isso vem crescendo bastante.
E tem uma novidade. Vou lançar o portal de notícias do assessor de imprensa logo mais. Esse portal nasce por conta dos grupos, com uma rede com mais de 25 mil pessoas integradas, e a gente vendo que tem muita oportunidade ali de informação. O portal nasce com a ideia, primeiro, de ser um canal de notícias. A ideia é justamente trazer informações, conteúdo jornalístico, teremos colunistas e também teremos algumas ações para contribuir com o mercado. Por exemplo, vagas de emprego vão poder ser acessadas dentro do portal. E também você vai ter a oportunidade de acessar quem são os assessores de imprensa, as agências, até pensando como contratante. Você quer contratar uma assessoria de imprensa? Quais são as assessorias de imprensa? É como se fosse uma vitrine que as empresas vão poder acessar.
A assessoria de imprensa, basicamente, cuida da reputação e ela transforma histórias em notícias, é uma área crescente e faz parte do ecossistema do jornalismo, que é bom até para quem estuda, por exemplo, jornalismo, saber que a assessoria de imprensa é também uma oportunidade de trabalho. O assessor é fundamental hoje dentro do ecossistema jornalístico como um parceiro realmente das redações. A gente vê que as redações estão mais enxutas e esse movimento reforça que a assessoria de imprensa pode ser um apoio estratégico para as redações porque são jornalistas em sua maioria. E eles acabam sendo a ponte entre a empresa, que é o cliente, e os veículos de comunicação para trazer notícias relevantes.
A assessoria de imprensa sempre viveu esse dilema de desafio na comunicação com o jornalista.
Eu brinco que é muito falado na nossa área como outro lado do balcão. Então é colocado que assessor de imprensa é um lado, jornalista de redação é outro, não acredito muito nisso, porque no final, um precisa do outro. Se você não conseguir falar com o assessor de imprensa para fazer a ponte com o cliente, também o assessor de imprensa não consegue falar com o veículo de comunicação para emplacar uma pauta, virar uma notícia.
Acredito que intensificou muito essa dificuldade na comunicação, porque partindo do ponto que os veículos de imprensa estão menores, os assessores de imprensa estão crescendo, chega uma hora que a balança fica pendendo para um lado.
A Press Manager é uma plataforma de gestão online. Então ela tem vários recursos integrados dentro da plataforma. Os principais acabam sendo o mailing de imprensa, o serviço para envio de releases, que você faz por meio da tecnologia, e monitoramento de notícias.
O meu início? Eu atuava na área de vendas, tinha já experiência dentro do mercado de assessoria de imprensa, então, quando chega o convite para ser sócio da empresa, acabei vendo isso realmente como uma oportunidade nova de me desafiar, trazendo não só esse conhecimento comercial, mas de fato colocando todas as ideias que acabei ganhando dentro do mercado.
A Press Manager foi a oportunidade de fato de eu conseguir concretizar as ideias realmente em inovações usando a tecnologia. A gente acabou de atingir a liderança no mercado com 700 clientes. Claro, isso é todo um trabalho envolvendo várias pessoas da empresa, meu sócio, mas liderando a equipe comercial, consegui de fato fazer a empresa ser vista pelo mercado e ela acabou se tornando líder.
Primeiro ela nasceu, com certeza, por conta da Press Manager. Eu vejo a necessidade de inovação e o conhecimento é fundamental porque o digital está aí, está crescendo. Então, por exemplo, em 2025, nós vamos, de fato, reforçar o monitoramento de rede social, que é algo que não se tem hoje em nenhuma plataforma de nossos concorrentes. Isso foi possível por conta, justamente, de enxergar dentro da pós em Jornalismo em Plataformas Digitais como uma tendência.
Então, quando eu pensei na pós foi de fato a Press Manager e, claro, ela vai ajudando nesses outros projetos como o portal de assessores de imprensa.
A Cásper Líbero para mim é um sonho que eu quis realizar lá atrás. Infelizmente não consegui por questões de oportunidade financeira. E quando pensei em, de fato, investir na pós-graduação, foi algo que veio, na hora, em mente.
Estou particularmente muito feliz. Tenho vivenciado isso de forma muito especial, porque está sendo muito bacana o contato com as pessoas, com os meus colegas de aula, com os professores… Eu tenho aprendido muito dentro da disciplina.
Assim que eu coloquei que estava estudando pós-graduação em jornalismo no LinkedIn, todo mundo já veio elogiando, então isso só reforçou que de fato é algo que está valendo a pena, não só porque eu queria ter feito isso lá atrás e agora tenho a oportunidade de fazer, mas isso também é visto de forma positiva pelas pessoas do mercado. Estou bem feliz e quero que, quem sabe um dia, eu volte e faça a graduação dentro da Cásper Líbero.
Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.
Para sugerir pautas para a newsletter, envie um e-mail para [email protected]. Para receber o boletim mensal, inscreva-se pelo formulário abaixo: