O Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.
O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.
O Edição Extra de abril apresenta: “Participações de Filmes Brasileiros no Oscar, Divulgação Científica e A Importância de Trilhas Sonoras para Produções Audiovisuais
O primeiro bloco do Edição Extra apresenta a matéria “Participação de Filmes Brasileiros no Oscar” rebusca os filmes brasileiros que participaram do Oscar, analisando o contexto histórico e os critérios da premiação. Conta com a participação de: Donny Correia, crítico de cinema; Marco Vale, diretor da Faculdade Cásper Líbero; Joaquim Castro, editor do documentário “Democracia em Vertigem”; Isa Faria, jornalista e crítica de cinema e Marcos Bernstein, roteirista de Central do Brasil.
Ainda no primeiro bloco, o Edição Extra apresenta a matéria “Divulgação Científica: Como Aproximar a Ciência da Sociedade” traz a importância da divulgação científica e como ela se adaptou às redes sociais. Além de falar sobre o PesquisAR, podcast da Rádio Gazeta Online que promove a ciência. E conta com a participação de: Pedro Mel Bardini, estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero; Wilson Bueno, jornalista e professor senior; Marli dos Santos, coordenadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero; Roberto Vilela, supervisor de operações Rádio Gazeta Online e Edição Extra; Pedro Loos, criador e diretor do “Ciência Todo Dia” e Alex Dalabona, criador de conteúdo do “Ovelha Sideral”.
Para finalizar o programa Edição Extra de março, o segundo bloco é composto pela matéria “A Importância de Trilhas Sonoras para Produções Audiovisuais e Publicitárias” traz o impacto das trilhas sonoras para o cinema e para a publicidade, e como essas trilhas são produzidas. Com a participação de: Alexandre Marcondes, produtor executivo do Shuffle Audio; Otavio de Moraes, músico compositor; Fábio Ramos, dono de agência publicitária Agência Arpejo e Uirá Moreno, professor da Faculdade Cásper Líbero.