O cenário de constantes transformações tecnológicas e comunicacionais legitima ainda mais o papel do jornalista na sociedade, agente fundamental no monitoramento público, combate à desinformação e curadoria da informação. Nesse sentido, o mercado apresenta a demanda por profissionais aptos em lidar com questões sociais. Assim, a Faculdade Cásper Líbero oferece a graduação em Jornalismo, que integra tradição e inovação como elementos essenciais na formação de novos comunicadores.
Com o curso de Jornalismo, a Cásper se consagra no mercado educacional há quase 80 anos. Considerada uma das melhores instituições de ensino de Jornalismo do Brasil, a pioneira reúne professores qualificados e laboratórios e estúdios com tecnologia de ponta. Logo, o aprendizado dos estudantes é aprimorado na teoria e na prática, fazendo com que ocupem, desde cedo, cargos de destaque no mundo do trabalho.
Devido a diferenciação entre as demais graduações, o curso de Jornalismo garante aos casperianos uma formação humanística que estimula continuamente o senso crítico dos futuros profissionais de comunicação, por meio de diferentes debates acadêmicos. Disciplinas como Sociologia, Filosofia, Antropologia e Ética contribuem com a formação de jornalistas engajados em causas sociais. Além disso, a instituição incentiva a realização de atividades extracurriculares e projetos extensionistas para que aperfeiçoem o portfólio e continuem a desenvolver o aprendizado para além dos muros da instituição.
A princípio, a infraestrutura da Cásper permite a realização de trabalhos que unem múltiplas frentes comunicacionais. Dessa forma, com os laboratórios de redação, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar as suas habilidades de escrita, além de aprofundar os conhecimentos acerca do formato das produções jornalísticas. Ademais, outro diferencial é a existência dos estúdios Full HD, 4K e de Fotografia, que permitem aos casperianos explorar as técnicas de captação e edição, garantindo uma graduação plural, que integra aprendizados dos cursos de Audiovisual, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
Com efeito, vale destacar que os índices de empregabilidade dos estudantes e profissionais formados pela Cásper estão entre os mais notáveis do país. Em 2024, mais de 89% dos casperianos tinham contrato de estágio, evidenciando o impacto da qualidade do ensino na capacitação dos alunos.
Nesse sentido, as competências podem ser adquiridas para a atuação no mercado de trabalho na própria Cásper. Os casperianos estudantes de Jornalismo também podem expandir seus conhecimentos atuando nos órgãos laboratoriais da faculdade. Desta forma, os alunos podem participar das revistas Cásper e Esquinas, da Produtora Experimental Audiovisual e da Rádio Gazeta Online.
Além disso, os estudantes de Jornalismo podem estagiar no complexo de comunicação da própria Fundação Cásper Líbero e na Faculdade. Desta forma, os casperianos podem trabalhar no(a): Núcleo de Mídias Digitais, Centro de Eventos, TV Gazeta, Rádio Gazeta FM e site Gazeta Esportiva, uma oportunidade de vivenciar na prática a rotina dos comunicadores.
Sem dúvida, a experiência acadêmica resulta na formação de profissionais versáteis, competentes, inovadores, capazes de praticar o jornalismo com base no diálogo e na escuta ativa e aptos a atuar em mídias e empresas de comunicação com as mais diferentes propostas, nas esferas públicas privadas.
Assim, no decorrer da graduação, aprende-se sobre apuração de fatos para a produção de matérias jornalísticas e também sobre o domínio das ferramentas de Inteligência Artificial, produção de conteúdos para as redes sociais e estratégias de gerenciamento de crise e reputação de marcas e pessoas.
Os jornalistas formados pela Cásper podem atuar em:
Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre o curso de Jornalismo da Cásper? Acesse o site e saiba mais.