O Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise acaba de lançar o e-book “Glossário de Crise: uma perspectiva comunicacional 

Fruto da construção coletiva e colaborativa de dezenas de pesquisadores, professores e profissionais de mercado, este e-book tem como objetivo tornar mais acessíveis conceitos, termos técnicos e expressões relacionadas a risco e crise no contexto das organizações e da sociedade.

Da Cásper Líbero, contribuíram para obra as professoras Tânia Teixeira Pinto e Ágatha Camargo Paraventi, além do professor da Pós-Graduação, Ricardo Nóbrega.

A perspectiva desta obra é a comunicacional, contribuindo para uma maior familiaridade com os conceitos, para a popularização da ciência e para o fortalecimento do pensamento da área sobre o tema.

“A obra vai ao encontro da sociedade atual, que vive em alerta permanente, sobretudo pela complexidade dos espaços comunicacionais. Os riscos pressionam indivíduos e organizações. Por isso, ter uma guia é fundamental.”, afirma Ricardo Nóbrega.

Com prefácio de João José Forni – um dos primeiros consultores na área de gestão de crises e comunicação no Brasil – a obra é composta por 60 verbetes, a exemplo dos termos matriz de risco, hora de ouro, percepção de risco, policrises e prontidão. Para sua elaboração contribuíram 47 convidados de seis países (Brasil, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Portugal), incluindo W. Timothy Coombs, referência mundial em comunicação de crise. 

Confira a lista de verbetes e autores convidados: 

Ameaça – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam) 

Assessoria de imprensa – Laura Maria Glüer (Senac/LaSalle) 

Auditoria de mídia – Daiane Scheid (UFSM) 

Auditoria de vulnerabilidades – João José Forni (Comunicação&Crise) 

Código de ética – Andréia Silveira Athaydes (UFSM) 

Comitê de integridade – Ágatha Camargo Paraventi (Cásper) 

Comunicação de crise – Jones Machado (UFSM) 

Comunicação de risco – Patrícia Milano Pérsigo (UFSM) 

Comunicação de risco de desastres – Cora Catalina Quinteros (UTFPR) 

Continuidade do negócio – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group) 

Controvérsia pública – Andréia Silveira Athaydes (UFSM) 

Crise – Jones Machado (UFSM) 

Desastre – Eloisa Beling Loose (UFRGS) 

Desinformação – Gustavo Buss (Fiocruz) 

Emergência – Abner Willian Quintino de Freitas (Hopeful/UFRGS) 

Evento crítico – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS) 

Gabinete de crise – João José Forni (Comunicação&Crise) 

Gerenciamento de crise – Lana D’Ávila Campanella (UFSM) 

Gestão de crise – Tânia Teixeira Pinto (Cásper) 

Gestão de crises digitais – Carolina Frazon Terra (USP) 

Gestão de riscos – Leonardo Siqueira Alves dos Passos (CBMRS) 

Governança – Ana Paula Sartor (Edelman) 

Hora de ouro – Andrea Oliveira (UMA) 

Identidade – Sergio Andreucci (USP) 

Imagem – Jean Felipe Rossato (UFRGS) 

Issues management – Eduardo Prestes (Crisis Solutions) 

Mapa de risco – Lana D’Ávila Campanella (UFSM) 

Manual de crise – Wilson Costa Bueno (USP) 

Matriz de risco – Marlene Marchiori (MMarchiori) 

Media training – Wilson Costa Bueno (USP) 

Mensagem chave – Érica Ruiz (Crisis Solutions) 

Mitigação – Aline Ramos Barros Shimoda (UFRGS) 

Paracrise – Elsa Lemos (Elsa Lemos Crisis Communication) 

Percepção de risco – Bianca Persici Toniolo (UBI/UC) 

Permacrise – Gisela Gonçalves (UBI) 

Plano de contingência – Luiz Alberto de Farias (USP) 

Policrise – José Gabriel Andrade (UMinho) 

Política de conduta – Carolina Frazon Terra (USP) 

Porta-voz – Carolina Frazon Terra (USP) 

Posicionamento – Daiane Scheid (UFSM) 

Post mortem – Giovanni Nobile (Aberje/BB) 

Preparação – Valdeci Verdelho (Verdelho Comunicação) 

Prevenção – Diego Wander Montagner (UFRGS) 

Prontidão (Readiness) – Timothy Coombs (Centre for Crisis and Risk Communications) 

Pronunciamento – Márcio Simeone Henriques (UFMG) 

Protocolo – Heloisa Diniz (Gol Linhas Aéreas) 

Rastro digital – Ricardo Nóbrega (Cásper) 

Reparação – Isaura Mourão Generoso (UFV) 

Reputação – Elisa Prado (Elisa Prado Comunicação Corporativa) 

Resposta – Fabiane Madeira (Éfe Reputação) 

Resiliência – Patrícia Brito Teixeira (TWPB Group) 

Risco – Ana Karin Nunes (UFRGS) 

Riscos inerentes – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação) 

Riscos residuais – Simone Ludwig (Simone Ludwig Consultoria em Comunicação) 

Sala de crise – Julia Machado (PUCRS) 

Sala de situação – João Fortunato (JF Gestão de Crise & Media Training) 

Sentiment analysis – Fabiana Gondim Mariutti (UNAERP/USP) 

Simulação de crise – Ana Flávia de Bello (Cosafe Latam) 

Social media training – Ricardo Nóbrega (Cásper) 

Sociedade de risco – Rosângela Florczak de Oliveira (PUCRS) 

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp