Nos dias 31 de março e 01 de abril, a Cásper, em parceria com a CartaCapital, sediará o evento Jornalismo e Democracia: como fica a informação em tempos da nova ordem mundial. O papel da informação na sociedade digital é o tema comum às quatro mesas previstas para os dois dias do evento, abordando questões como:
- Dia 31/03/2026
Mesa 1: O novo jornalismo digital ética, credibilidade e engajamento.
Horário: 9h às 10h30
Mediadora: Thais Reis (CartaCapital)
Convidados: Carla Jimenez (UOL), Ellen Nogueira (Cásper) e Flavio Moreira (jornalista e consultor)
Redes Sociais e jornalismo: entre o engajamento e a desinformação.
Horário: 11h às 12h30
Mediador: Rodrigo Martins (CartaCapital)
Convidados: Eliana Loureiro (FAAP), Regina Bucco (ANER) e Eduardo Nunomura (Cásper)
- Dia 01/04/2026
Mesa 3: IA, desinformação e futuro da verdade pública.
Horário: 9h às 10h30
Mediadora: Léo Miazzo (CartaCapital)
Convidados: Maia Gonçalves Fortes (Ajor), Sérgio Amadeu (Fed. ABC) e Duílio Fabbri (Cásper)
Mesa 4: A hora de defender o jornalismo: confiança e democracia em reconstrução.
Horário: 11h às 12h30
Mediadora: Sérgio Lirio (CartaCapital)
Convidados: Luis Nassif (GGN), Lorena Motta Vieira (Cásper) e Beth Saad (ECA/USP)
Tais profissionais de destaque no meio jornalístico abordarão o papel da informação na sociedade digital, fomentando conversas qualificadas em torno de centrais da comunicação, do jornalismo e da democracia dentro do espaço legítimo de reflexão, debate e produção de conhecimento crítico proposto pela faculdade.
“Este evento é fundamental para recolocar no centro do debate a relação indissociável entre jornalismo e democracia, especialmente em um cenário de desinformação e transformação digital. Ao discutir ética, plataformas e inteligência artificial com profissionais do mercado e com a contribuição histórica da revista CartaCapital, aproximamos os alunos dos desafios reais da profissão e reforçamos um ponto inegociável: não há democracia sem informação de qualidade.”, explica a professora Tânia Teixeira Pinto, coordenadora do curso de Jornalismo.
Para a editora executiva da CartaCapital, Thais Reis, “Em um momento em que tanto o jornalismo quanto a democracia atravessam tantas crises — o avanço da inteligência artificial, os conflitos globais, o recrudescimento do radicalismo e da extrema-direita —, é muito gratificante que instituições reconhecidas pela defesa de ambos, como a Cásper e a Cátedra CartaCapital, se unam para refletir e propor caminhos para o futuro.”
Esta é uma oportunidade de acompanhar discussões atuais e estratégicas sobre jornalismo e democracia, com a presença de profissionais reconhecidos pelo mercado jornalístico e docentes renomados, num esforço para a promoção de um ambiente de ensino qualificado e participativo que visa a formação crítica dos estudantes de comunicação, fortalecendo o diálogo entre academia, mercado e sociedade e reforçando a importância do jornalismo ético e responsável.
“É muito significativo receber na Cásper um evento como Jornalismo e Democracia, em parceria com a CartaCapital. Iniciativas como essa refletem o momento que a instituição vive hoje: uma Cásper aberta ao diálogo, conectada aos debates do nosso tempo e comprometida em construir parcerias que façam sentido tanto para a formação dos nossos alunos quanto para o fortalecimento institucional da faculdade.”, diz Larissa Santos, da área de Desenvolvimento Institucional.
Voltado para alunos da faculdade, os encontros também poderão ser assistidos por demais interessados nos temas a partir das transmissões online nos canais da revista CartaCapital e da própria faculdade no YouTube, às 9h.
Acontece na Cásper
Ver todas as notícias
Cásper oferece oficinas de comunicação para apoiar estudantes do 3º ano do ensino médio na escolha profissional
CBN exibe reportagem produzida por Casperianos sobre inteligência artificial na música